Contexto pandémico é “oportunidade” para “transformar” finanças digitais

0

Posição é do Governador do Banco de Cabo Verde, que na ocasião deu conta do crescimento do uso de Internet bancking no Arquipélago

Óscar Santos que falava num fórum na Cidade da Praia, admitiu que a pandemia da Covid-19, que desde março de 2020 afeta o Arquipélago, representa uma “oportunidade sem precedentes” para impulsionar a bancarização da população e o seu acesso digital.

“O contexto pandémico representa, claramente, uma oportunidade sem precedentes para transformar o estado das finanças digitais em Cabo Verde, dando um novo impulso e poder aos cidadãos não bancarizados”, afirmou.

Na ocasião, ele pediu legislação para a nova realidade, constatando que face às oportunidades, aos riscos e aos desafios, “é importante” que os reguladores e supervisores tenham “ferramentas, capacidades e meios para responderem” aos novos serviços, aos novos canais de distribuição, às novas tecnologias e aos novos ‘players’.

Óscar Santos deu conta que o nível de bancarização da população Cabo-verdiana “continua a revelar uma tendência crescente”.

Internet bancking aumenta

O Governador do BCV deu conta que o Internet banking passou a ser mais utilizado, registando mesmo um aumento de crescimento na ordem dos 50,3%.

Pelo menos, mais de 18 mil contas foram criadas apenas em 2020, em contexto da Covid-19, fazendo crescer o número de utilizadores para cerca de 168 mil.

Os clientes realizaram 88 milhões de operações, o que representa um crescimento de 50,3% relativamente ao ano de 2019, precisou.