EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO: BM disponibiliza 10 milhões de dólares para Cabo Verde

0

O Banco Mundial, BM, acaba de confirmar 10 milhões de dólares americanos para apoiar as reformas no setor da educação e qualificações em Cabo Verde

A garantia foi dada pelo Governo, sublinhando que este valor visa incidir na esperança de vida escolar, tornando-a mais elevada no País. Mais de 1500 jovens irão beneficiar-se de intervenções orientadas para o emprego, incluindo 750 licenciadas de programas impulsionados pela procura e de formação certificada.

Cabo Verde mereceu esse montante graças aos “progressos significativos” que tem feito na expansão do acesso à educação, de acordo com Louise Cord, Diretora do Banco Mundial para Cabo Verde, reconhecendo que o Arquipélago tem “alcançado um acesso quase universal ao ensino primário ao longo da última década”.

O projeto irá apoiar a reforma governamental do ensino básico através de fatores de produção de melhor qualidade, incluindo um currículo mais adaptado e modernizado, um melhor alinhamento do currículo com as práticas pedagógicas e os resultados de aprendizagem esperados e maior autonomia aos intervenientes locais por forma a permitir-lhes ajustar os serviços da educação às necessidades específicas das comunidades e crianças que servem.

O projeto irá também apoiar a crescente relevância dos programas de formação que levam em consideração as prioridades estratégicas do País e as necessidades da economia Cabo-verdiana que contribuem, em particular, para o desenvolvimento do Turismo e Plataformas Digitais previstas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável.