Justiça Portuguesa julga antiga Eurodeputada Ana Gomes por acusações a Isabel dos Santos

0

Caso remonta a outubro deste ano. Em causa, origem do dinheiro de Isabel dos Santos que Ana Gomes considera ter origem duvidosa

Um Tribunal de Sintra, em Portugal, começa hoje, terça-feira, 17, a julgar a antiga Eurodeputada Portuguesa, Ana Gomes, num processo crime movido pela empresária Angolana, Isabel dos Santos, a quem Ana Gomes acusa de lavagem de capitais, utilizando o Eurobic, de que a Angolana é acionista.

A origem da polémica está numa publicação da então Eurodeputada, datada de 14 de outubro, em que Ana Gomes reagia a uma entrevista de Isabel dos Santos, à Agência Lusa, acusando a empresária de se endividar “muito porque, ao liquidar as dívidas, ‘lava’ que se farta! E (…) o Banco de Portugal não quer ver…”.

Na referida entrevista, Isabel dos Santos disse que trabalha com vários bancos e que não foi favorecida por ser filha do ex- Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. Disse mesmo ter “muitas dívidas, tenho muito financiamento por pagar, as taxas de juros são elevadas, nem sempre é fácil também ter essa sustentabilidade do negócio”.

Ana Gomes acusou a empresária de usar o EuroBic, de que é acionista, para legalizar o seu dinheiro.

O EuroBic fez saber que iria mover uma ação contra a antiga Eurodeputada, pelas suas “afirmações e insinuações” que classificou de “falsas” e que lesavam o “bom-nome e a reputação” do banco.

Com Agência Lusa