Ministros da CPLP para Igualdade de Género reuniram-se na Praia

0

Encontro foi presidido pela Ministra da Família e Inclusão Social. Maritza Rosabal destacou os passos dados até agora por Cabo Verde, com destaque para a Lei da Paridade, que semana passada foi aprovada, por unanimidade, pela Assembleia Nacional

O encontro que reuniu os Ministros que tutelam a Igualdade de Género na CPLP decorreu ontem, na Capital Cabo-verdiana. Todos os Estados-membros se fizeram representar.

Ao abrir o encontro que decorreu sob o lema “Combate à VBG e ao feminicidio”, a Ministra da Educação, Família e Inclusão Social, destacou os passos dados até agora pelo nosso País e enalteceu a aprovação da Lei da Paridade, semana passada, na Assembleia Nacional.

Maritza Rosabal observou que a reunião serviria para, de uma forma pragmática, se tomarem medidas e ações concretas por forma a “erradicar” a violência de género e o feminicídio, a forma extrema de violência contra as mulheres e raparigas, relembrando que, a violência de género é um fato e uma realidade, e que apesar dos esforços existentes “ela existe e é preocupante”.

Rosabal deseja que meninas cresçam num mundo livre e de iguais direitos, para que as gerações vivam de forma livre e com todas as oportunidades.

Reconhecendo que quer Cabo Verde quer os demais Estados-membros vem conseguindo grandes objetivos, a Ministra advertiu, entretanto, que o caminho “é árduo” mas que há uma enorme vontade em percorrer este caminho. “O esforço de todos é uma mais-valia e espera-se esse envolvimento aos vários níveis”, disse.

A preceder a reunião dos Ministros da Igualdade de Género da CPLP, os pontos focais na matéria estiveram reunidos na Praia, permitindo que na reunião de ontem os governantes pudessem deliberar sobre um conjunto de assuntos.