Augusto Neves renova mandato em São Vicente

Candidato do MpD foi reeleito com 41,3% dos votos

Augusto Neves, foi reeleito, este domingo, Presidente da Câmara Municipal de São Vicente.

O candidato do MpD garantiu 11.238 votos, correspondendo a 41,3% do total, assegurando a continuidade do seu projeto de governação.

O PAICV ficou em segundo lugar com 7.192 votos (26,4%), seguido da UCID, que obteve 6.688 votos (24,6%).

Na assembleia, o MpD 8 Deputados, o PAICV e a UCID obtiveram 5 cada.

MpD ganha Tarrafal de São Nicolau mas sem maioria

Neivo Araújo é o novo Presidente da Câmara Municipal

O MpD ganhou, sem maioria, as eleições Autárquicas deste domingo.

Com uma participação de 37,2%, Neivo Araújo é o novo Presidente mas terá que gerir uma Autarquia a 3, incluindo dois eleitos do PAICV e 1 do Movimento Independente.

Na Assembleia Municipal, o MpD elege 5 Deputados, tal como o PAICV e o Grupo Independente 3.

Júlio Lopes reelege-se com mais de 60%

Autarca do MpD vai cumprir terceiro mandato

O MpD mantém a liderança da Câmara Municipal do Sal, após vencer as eleições de hoje.

Numa disputa a 3, Júlio Lopes reelegeu-se pela terceira vez Presidente, com 67% dos votos, segundo dados da CNE.

Dos cerca de 20.908 cidadãos inscritos, o MpD conseguiu para a Câmara Municipal 5.932 votos, o PAICV apenas 1.926 e a UCID 613 votos.

Na Assembleia, o MoD vai contando com 12 eleitos

Surpresa eleitoral. MpD perde no Maio

Autarca cessante e candidato democrata já assumiu a derrota e felicitou o seu sucessor

O PAICV ganhou, pela primeira vez, na sua história, a Câmara Municipal do Maio, destronado Miguel Rosa que tentava um terceiro mandato.

A diferença de votos entre os dois Partidos é de 32 votos.

Miguel Rosa já admitiu a derrota e destacou a vontade dos eleitores.

“Na democracia, o povo é quem decide. Na escolha deste domingo, livre e democrática, entre a nossa proposta de continuar a transformação da nossa Ilha e a da candidatura adversária, os Maienses fizeram a sua escolha. Temos que respeitar”, reagiu Rosa, reconhecendo a legitimidade do processo eleitoral.

Miguel Rosa já felicitou o adversário e sua equipa, desejando-lhes “sucesso” na missão de liderar a Ilha nos próximos quatro anos.

Bispo do Mindelo realiza primeira visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Agenda de Dom Ildo Fortes na Ilha de Santo Antão inclui duas ordenações, diaconal e presbiteral

O Bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes, realiza entre 3 e 15 de dezembro a sua primeira visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Santo Antão.

Durante a visita, estão previstas ordenações diaconal e presbiteral de Éder Silva e Nelson Varela, no dia 8 de dezembro, na Ribeira Grande.

O Bispo vai ainda manter encontros com comunidades e visitas a instituições e capelas.

O pároco Bernardino Monteiro em declarações à inforpress destacou que destacou que a visita tem como objetivo aproximar o Bispo do povo e conhecer a realidade espiritual e estrutural da paróquia.

Abraão Vicente confiante na vitória

Candidato democrata lamentou atraso de cerca de duas horas na abertura da mesa onde votou, na Terra Branca

Abraão Vicente que concorre na Capital do País, apelou ao exercício do direito de voto com “serenidade e tranquilidade” e disse estar confiante na vitória.

Após votar na Terra Branca, Vicente considerou que os constrangimentos ocorridos na manhã de hoje, sobretudo em mesas cruciais, são “anormais” num País com mais de 30 anos de democracia.

“Dirigi-me aqui desde às 8 horas e só votei às 10h10, o que demonstra alguma anormalidade no arranque de algumas mesas que são cruciais e devo lembrar que eu já tinha avisado que iria haver tentativas de atrasar o processo de voto”, afirmou.

Para o candidato democrata, não é normal que a Comissão Nacional de Eleições, tantos anos depois da abertura democrática, continue a ter problemas de constituição de mesa e de urnas.

Abraão Vicente avançou que vai acompanhar o processo a partir da sede nacional do MpD “confiante na vitória”.

Júlio Lopes apela à participação cívica nas eleições

Democrata destacou que o voto é a “principal forma de decidir e mostrar a posição de cada cidadão”

O candidato do MpD à presidência da Câmara Municipal do Sal apelou, este domingo, aos cidadãos para exercerem o seu direito de voto, destacando a importância de participar na decisão sobre o futuro da Ilha para os próximos quatro anos.

Após votar em Santa Maria, Júlio Lopes afirmou que o ato de votar é tanto um direito como um dever cívico. “É uma decisão que todos deveriam participar, nunca deixando que seja tomada por outros”, sublinhou.

O candidato reforçou a relevância do voto como ferramenta para consolidar a democracia e contribuir para a formação dos órgãos municipais que irão gerir a Ilha.

Segundo Júlio Lopes, o voto é a “principal forma de decidir e mostrar a posição de cada cidadão no funcionamento da Autarquia”.

Augusto Neves apela ao voto consciente

Candidato do MpD destacou que é necessário combater a abstenção

Augusto Neves que procura a reeleição na Ilha de São Vicente, apelou à população para exercer o direito de voto em consciência.

Um apelo feito após exercer o seu direito ao voto, em Salamansa.

“Pedimos a todas as pessoas, a todos os Sanvicentinos que votem com consciência porque isto é um ato de cidadania”, sustentou.

O político vincou ser necessário combater a abstenção para o desenvolvimento da Ilha.

Quanto aos resultados, assegurou que os vai aguardar durante o resto do dia na zona piscatória e logo à noite se deslocará para a sede, na Rua de Lisboa, no centro da Cidade do Mindelo.

Ulisses Correia e Silva apela ao exercício do voto livre

Primeiro-Ministro e líder do MpD exerceu o seu direito de voto na manhã deste domingo  

Ulisses Correia e Silva destacou a importância do voto livre e da participação cidadã nas eleições Autárquicas que acontecem este domingo.

O governante lamentou os atrasos registados em várias mesas de votação, atribuídos a dificuldades organizacionais, mas destacou que o importante “é recuperar” os atrasos e garantir que todos “votem em liberdade, com o tempo necessário”.

O Primeiro-Ministro apelou à participação ativa dos cidadãos, lembrando que as mesas de voto “só fecham às 18 horas”, vincando que o essencial “é garantir que a democracia funcione e que cada pessoa escolha em liberdade”.

Sobre os resultados, afirmou que o objetivo do MpD que concorre em todos os 22 Municípios é vencer. “Cada candidatura é legítima e busca o triunfo”, sublinhou.

Comparando o processo eleitoral a um jogo de futebol, UCS evitou previsões e reforçou a necessidade de “jogar para vencer” em cada Município.

ARME atualiza preços dos combustíveis para dezembro

Combustíveis passam a ser vendidos a partir de hoje, com um acréscimo médio dos preços de 0,73%

De acordo com a tabela divulgado pela Agência Reguladora Multissectorial da Economia, a gasolina passa a ser vendida a 130,50 Escudos por litro, o gasóleo normal a 117,20 Escudos por litro e o petróleo a 135,20 Escudos por litro.

O gasóleo para eletricidade passa a ser vendido a 103,40 Escudos por litro, o gasóleo marinha, a 91,10 Escudos por litro, o fuel 380 passa a custar 83,30 Rscudos e o fuel 180 a 85,70 Escudos.

Já o gás butano, de acordo com a nova tabela, passa a custar a granel 150,10 Escudos, sendo que as garrafas de 12,5 Kg passam a ser vendidas a 1.877,00 Escudos, as de 6 Kg a 901,00 Escudos, as de 3 Kg a 428,00 Escudos e as de 55 Kg a 8.257,00 Escudos.

Os novos preços máximos de venda ao consumidor final devem vigorar de 1 a 31 de dezembro de 2024.