Aventureiro Sul-africano faz escala na Praia

Gerhard Moolman que viaja numa canoa, tem como destino a Guiana Francesa

O aventureiro Sul-africano, Gerhard Moolman, está de passagem pelo Porto da Praia, em rota para a sua viagem de canoa com remos até a Guiana Francesa, cujo objetivo é bater um record Guiness.

Segundo uma publicação nas redes sociais da Enapor, esta passagem por Cabo Verde serviu para fazer alguns arranjos no pequeno barco, descansar e ganhar forças para seguir o resto da viagem, que durará 14 dias.

A mesma fonte avança que o pequeno barco é totalmente equipado com todas as telecomunicações, navegação e sistema de identificação automatizada, mas ainda assim “é impossível ficar indiferente à coragem deste viajante”.

Clássico entre Boavista e Sporting aquece 5.ª jornada do regional Santiago Sul

0

Jornada iniciou na quinta-feira com uma goleada de 4-1 do AD Relâmpago sobre o Benfica

O jogo entre Boavista, campeão em título e líder da prova, e Sporting da Praia é o destaque da 5.ª jornada do campeonato regional de futebol de Santiago Sul, agendado para sábado, 30.

A jornada, arrancou na quinta-feira, 28, com uma surpresa. AD Relâmpago goleou o Benfica por 4-1.

Na segunda partida da tarde, a Académica da Praia venceu o Bairro por 1-0.

Para hoje às 14:00, está agendado o jogo entre Grupo Desportivo São Filipe x Clube Desportivo Fiorentina e, às 16:00, o Ribeira Grande x Travadores.

No sábado, 30, prevê-se, às 14:00, Boavista x Sporting da Praia, e a 5.ª jornada é encerrada com a partida Celtic x Vitória, às 16:00.

Presidente do Senegal defende fim de bases militares Francesas no País

Bassirou Diomaye Faye afirmou que Senegal é um País soberano, e a soberania “não pode ser conciliada com a presença de bases militares”

O Presidente do Senegal afirmou hoje, em entrevista à AFP, que a presença de bases militares Francesas é incompatível com a soberania nacional. “O Senegal é um País soberano, e a soberania não pode ser conciliada com a presença de bases militares”, declarou, após encontro com Emmanuel Macron, em Paris.

Faye destacou que a decisão não representa uma “ruptura” nas relações com a França, defendendo uma parceria enriquecida e abrangente, como ocorre com países como China, Turquia e Estados Unidos, que não mantêm bases no Senegal.

O Presidente do Senegal anunciou uma revisão na doutrina de cooperação militar para eliminar bases estrangeiras no território, sem prejudicar colaborações estratégicas.

Na mesma entrevista, Faye revelou ter recebido uma carta de Macron reconhecendo o “massacre de Thiaroye”, ocorrido em 1944, como um ato colonial.

Macron pediu desculpas por não poder participar das comemorações do 80.º aniversário do evento e expressou a necessidade de reconhecimento e reparação histórica.

O massacre deixou, oficialmente, 35 mortos, mas historiadores estimam centenas de vítimas entre soldados senegaleses que exigiam salários atrasados.

Para a Praia, sempre o Melhor

Estamos na fase final da campanha para as eleições autárquicas do dia 1 de dezembro de 2024 e todos os dias temos ouvido falar sobre várias questões relacionadas com este processo eleitoral, com as campanhas e com a natureza dos órgãos cujos titulares vão ser agora escolhidos.

As atenções em todos os municípios são muito centradas na figura do candidato a presidente da câmara. É natural que assim seja, pois a CM é o órgão executivo e o seu presidente tem poderes próprios muito importantes, sendo o rosto do executivo.

Mas não podemos deixar de prestar toda a atenção à Assembleia Municipal. Este é o órgão que acompanha e fiscaliza a atividade da CM e, entre outras coisas, aprova o plano de atividades e o orçamento do Município. É, por isso, um órgão de extrema importância para que o programa eleitoral apresentado pelos candidatos à Câmara possa ser executado. Esta é uma das razões que muitos autores apresentam para justificar a inadmissibilidade de se apresentar uma candidatura só para um dos órgãos. Um tema a ser estudado , uma vez que temos visto nas várias eleições e nesta também, serem aceites candidaturas apenas para a Assembleia Municipal.

Como órgão que aprova o plano de atividades e o orçamento e assim permite a execução do programa camarário, à Assembleia Municipal também cabe fiscalizar a atuação da CM através da apreciação anual do relatório de atividades, o balanço e as contas de gerência.

Ora, se é fundamental ter na Assembleia Municipal uma maioria que apoia o programa da CM, é igualmente importante ter na Assembleia Municipal deputados conscientes do seu compromisso com as propostas de campanha e com os munícipes que os elegeram. O compromisso com a cidade tem de ser maior que a filiação partidária. Na presidência da Assembleia temos de ter uma pessoa que nos dê confiança que a assembleia municipal será sempre uma instância de controlo da legalidade e da participação democrática dos cidadãos. Uma pessoa com coragem política e de elevada ética capaz de estabelecer consensos e de dar voz a todas as forças representadas na assembleia.

No município da Praia, reconheço estas qualidades na candidata Manuela Brito, Nelinha para os amigos. Conheço-a há muitos anos e por diversas vezes pude constatar a sua firmeza na defesa dos ideais da democracia e a sua capacidade para trabalhar e dedicar-se plenamente aos projetos comunitários.

Manuela Brito é uma mulher com quem podemos contar para defender o desenvolvimento da nossa Praia, mas é também uma pessoa capaz de nos olhar olhos nos olhos e perceber como estamos e nos estender a mão ou dar um abraço para nos confortar. Porque acredito que a Praia tem direito aos melhores, não podemos perder esta oportunidade de eleger Manuel Brito, para a presidência da Assembleia Municipal da Praia. Ela tem a competência e capacidade para nos garantir que Abraão Vicente como Presidente da Câmara Municipal da Praia cumprirá os objetivos de excelência que nos apresenta para a nossa Praia Maria.

Cabo Verde sofre nova derrota na CAN de andebol

0

Seleção feminina perdeu por 37-22 diante do Senegal

A Seleção Cabo-verdiana de andebol averbou hoje mais uma derrota, desta vez por 37-22, frente a congénere do Senegal, na segunda jornada do Grupo A da CAN.

Cabo Verde volta a entrar em campo no dia 30, desta vez frente a equipa do Quénia.

1 de dezembro, nossa Seleção defronta o Congo e termina a fase de grupo no dia 3 frente ao Egipto.

Última hora. Morreu Nonô, empresário e saxofonista de Bulimundo

Morte, vítima de doença, ocorreu esta quinta-feira, 28, em Portugal

A cultura e o mundo empresarial Cabo-verdianos estão mais pobres, com a morte de Nonô, saxofonista do agrupamento Bulimundo.

A informação é confirmada pela UPRANIMAL, empresa por ele fundada.

António Inácio da Silveira, de seu nome próprio faleceu hoje, em Portugal, vítima de doença.

Ele foi um “visionário que dedicou a sua vida à construção e desenvolvimento da UPRANIMAL, deixando um legado de compromisso e muita dedicação”, refere a empresa, numa nota partilhada nas redes sociais.

Ainda não há data das exéquias.

António Cardoso prioriza ações concretas para São Filipe

Candidato do MpD quer devolver a confiança à população

António Cardoso, destacou o compromisso de devolver a confiança à população e promover ações que atendam às reais necessidades do Município de São Filipe, na Ilha do Fogo.

O candidato democrata enfatizou a importância de ouvir os moradores e apresentar propostas claras e viáveis.

“Quisemos falar com as pessoas, ouvir as suas preocupações, entender as reais necessidades de cada família e apresentar a nossa proposta de forma clara e comprometida”, afirmou.

António Cardoso apontou um sentimento de desilusão entre os Munícipes, especialmente no interior, causado pelo não cumprimento de promessas de gestões anteriores, e alertou que muitos cidadãos expressaram intenção de não votar como forma de protesto. “Estamos a trabalhar para mudar esse cenário, sensibilizando as pessoas sobre a importância do voto e a necessidade de participar na construção de um futuro melhor para todos”, reforçou.

O candidato do MpD reiterou o objetivo de aproximar a gestão municipal das reais necessidades da população, prometendo um trabalho focado em resultados e no bem-estar de São Filipe e seus cidadãos.

Governo garante serviços públicos essenciais no dia e na véspera das Eleições Autárquicas

Serviços em funcionamento no dia 1 de dezembro incluem os Registos, Notariado e Identificação, Casas do Cidadão, Delegacias de Saúde, todas as escolas públicas e Inspeção Geral das Atividades Económicas

O Governo anunciou hoje os serviços públicos que estarão em funcionamento no dia das Eleições Autárquicas.

Em comunicado, o Executivo informa que, durante o período de funcionamento das Mesas das Assembleias de Voto, estarão operacionais serviços essenciais como Registos, Notariado e Identificação, Casas do Cidadão, Delegacias de Saúde, com presença dos médicos responsáveis pelos Centros de Saúde, todas as escolas públicas e Inspeção Geral das Atividades Económicas

A mesma fonte adianta ainda que na véspera das eleições, os mesmos serviços estarão em funcionamento no horário habitual de modo a assegurar a entrega dos documentos de identificação emitidos cuja entrega esteja pendente, bem como a emissão de certificado comprovativo de deficiência física notória que impossibilita o eleitor efetuar, por si próprio as operações de votação.

Francisco Tavares compromete-se com mais avanços para Brava

Candidato democrata às eleições deste domingo, reafirmou compromisso de dar continuidade aos projetos iniciados com a sua gestão

Durante um comício em Furna, o candidato do MpD, reafirmou o seu compromisso de dar continuidade aos projetos iniciados em sua gestão.

Francisco Tavares destacou a importância de Furna como a porta de entrada da Ilha e mencionou a construção de uma rua pedonal, a requalificação de Cutelo e a escadaria para Cabo de Pele como algumas das realizações de seu mandato.

O candidato também falou sobre as obras em andamento na Achadinha e futuros projetos, como a intervenção na Praia de Peixe e a construção de uma praça em Cadjetinha.

Tavares criticou ainda a Oposição por copiar os projetos do MpD e ressaltou conquistas como a instalação de eletricidade 24 horas, a construção do primeiro cais e o primeiro liceu da Ilha, bem como a criação de uma dessalinizadora para resolver o problema da água.

O candidato do MpD, também abordou avanços na saúde e educação, destacando o lançamento do concurso para um novo centro de saúde e o financiamento de jovens para formação superior.

Francisco Tavares pediu o apoio dos Bravenses para continuar o progresso iniciado.

Júlio Lopes promete centros multiuso em todas as localidades da Ilha

Candidato a terceiro mandato, reafirma compromisso com os jovens do Sal

Júlio Lopes comprometeu-se em construir um centro multiuso em cada localidade, lembrando que a sua gestão está a construir um centro de juventude em Ribeira Funda, a par de outro na Pretoria, estando previsto iniciar “brevemente, um outro centro” em Hortelã.

Segundo o candidato, os investimentos não param, e garante que os jovens de Alto Santa Cruz e Chã de Matias, “a seu tempo, também vão ser contemplados”.

Lopes afirmou que tem estado a trabalhar para a juventude Salense, porque quer ver os jovens em “coisas boas”, destacando que todos os jovens do Sal que pretendam continuar os seus estudos e que não possuem capacidade financeira para pagar as propinas “tem apoio da Câmara Municipal” seja a nível do ensino secundário seja do ensino superior.

Para o candidato do MpD, a sua candidatura tem como prioridades definidas “continuar a requalificar as cidades, apostar na juventude e na infância e apoiar os mais carenciados”.