Neste processo considerado o maior escândalo da história, JMN demonstrou ser um político fraco, teimoso e super agarrado ao poder, atropelando a si próprio, atropelando a Constituição da República, as leis todas, e manchando com mentiras grosseiras e públicas a instituição Presidência da República!
Hoje, o que resta desta outrora prestigiada instituição? Hoje, com a demissão do Jorge Tolentino, tudo ficou um pouco mais claro!
Primeiro, JMN andou o tempo todo a omitir o seu estado civil, após ter enganado a Nação, impondo-lhe uma primeira-dama, que era apenas sua namorada!
Agora, confessa a mentira, e debaixo de um secretismo estonteante, regulariza a situação com a Débora, ficando por saber se foi um reconhecimento de união de facto ou um casamento! Tudo é secreto com esta Majestade!
Depois, descoberto e denunciado, manda suspender o milionário salário 310 e todas as mordomias! Confissão parcial da culpa!
Inspecionado pelas Finanças, manda pagar tudo o que ilegalmente pagara à Débora como salário! Confessa, portanto, uma parte da ilegalidade, actos que também são considerados crimes!
Todavia, continua a procurar desculpar-se e a forjar outros culpados: neste caso o governo é seu favorito!
Depois, sofre mais uma derrota dura e estrondosa: o Tribunal de Contas aprova o relatório da auditoria feita à Presidência da República.
E o Presidente da República, sempre na resistência, e pessimamente assessorado, com uma alegação miserável, arguiu a nulidade da aprovação do relatório!
Sofre o Presidente JMN mais uma dura e estrondosa derrota! O Tribunal de Contas indeferiu o recurso (reclamação) do Presidente da República! Uma derrota demasiado pesada! O que faz o Presidente da República? Arranja um outro culpado! Agora, o culpado está ao seu lado, dentro da casa. Demite o seu Chefe da Casa Civil, Jorge Tolentino! Transferiu toda a responsabilidade ao seu amigo de sempre, amado amigo Jorge Tolentino! Este ficou como o Judas do JMN! Mas, esquece o JMN que o único eleito na Presidência da República é ele próprio e sabe-se que Jorge Tolentino nada pode fazer sem o aval do seu chefe Presidente JMN! Então, o JMN, na resistência, não sabe que a sua responsabilidade é intransmissível! Assim JMN agravou a sua responsabilidade, em vez de desde início admitir a sua culpa e responsabilidade, procurando sempre um álibi para se desculpar, passando pelo governo e agora para o Jorge Tolentino, tendo passado tempo demais a resistir e atacar as instituições e passando tempo demais a defender a legalidade dos seus actos, procurando camuflar a verdade que todos sabemos, que a verdadeira natureza dos actos ilegais respeitam directa e pessoalmente ao Presidente da República, como sua companheira e seus antigos ministros. Note-se, pois, que são actos de favorecimento do Presidente da República! E neste caso, por mais que o Presidente da República dê a volta, sacrificando hoje o seu Chefe da Casa Civil, Jorge Tolentino, ele não consegue transmitir essa sua responsabilidade aos outros, nem ao governo, que foi a primeira tentativa, nem ao Jorge Tolentino, que agora ele sacrificou como JUDAS!
A responsabilidade é individual e pessoal do Presidente da República! Quem deve demitir-se é o culpado e responsável máximo pelos actos praticados: o Presidente JMN !