Número de mortos em incêndio num comboio no Paquistão sobe para 71

0

Pelo menos 71 pessoas, incluindo vários peregrinos, que se deslocavam para um encontro religioso anual, morreram num incêndio que deflagrou hoje num comboio de passageiros no Paquistão, após a explosão acidental de botijas de gás

Um novo balanço elevou de 62 para 71 o número de mortos no comboio, que se encontra atualmente parado numa zona rural do distrito de Rahim Yar Khan, na província de Punjab, centro do Paquistão.

O incêndio foi declarado extinto no final da manhã, enquanto socorristas e bombeiros lidavam com as carruagens carbonizadas. Algumas vítimas morreram ou ficaram feridas na cabeça ao saltar do comboio em chamas, enquanto ainda estava em andamento, explicou Muhammad Nadeem Zia, Diretor do hospital Liaquatpur, à AFP.

Nadeem Zia apontou para 71 mortos e 44 feridos.

Já Adnan Shabir, porta-voz dos serviços de socorro locais, referiu 73 mortos e mais de 40 feridos que foram levados para os hospitais de Rahim Yar Khan e de Bahawalpur.

Três carruagens, duas de classe económica e uma executiva, incendiaram-se na sequência de uma explosão de duas botijas de gás usadas pelos passageiros para cozinhar, explicou Ali Nawaz, um alto responsável das ferrovias do Paquistão, à AFP, salientando que o transporte de materiais inflamáveis é proibido nos comboios.

Cada carruagem pode acomodar cerca de 88 pessoas, explicou a mesma fonte.