Olavo Correia em Washington para as reuniões anuais das Instituições de Bretton Woods

1

O evento foi realizado sob o lema “Construindo economias fortes e inclusivas e alcançando resultados bem-sucedidos nos países”

O Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, esteve na capital Norte-americana, Washington para as reuniões anuais das Instituições de Bretton Woods, promovido pelo Banco Mundial, BM, e Fundo Monetário Internacional, FMI, que decorreu de 14 a 20 corrente.

O Vice Primeiro-Ministrocumpriu uma intensa agenda de encontros, tendo se reunido com o Diretor do FMI para a Região Africana, Abebe Selassie, e respetiva equipa técnica, onde se fez o ponto de situação da implementação do Instrumento de Coordenação de Políticas — PCI.

A reunião serviu para se destacar a importância em se priorizar a implementação de programas de reforço de resiliências concernentes às mudanças climáticas e o reforço da capacitação dos recursos humanos em gestão macro e gestão da dívida-pública Cabo-verdiana.

Refira-se que Ovalo Correia teve outros importantes encontros, nomeadamente, reunião com o Country Team do FMI, reunião com o Diretor Departamento dos Assuntos Fiscais do FMI, Vitor Gaspar, reuniu também com o Vice-Presidente da IFC para o Oriente Médio e África, Sérgio Pimenta, um momento que serviu para reforçar o suporte técnico e financeiro ao setor privado nacional.

De realçar ainda que as reuniões anuais do BM e FMI reúnem governadores de Bancos Centrais, Ministros das Finanças, Parlamentares, executivos do setor privado, representantes de organizações da sociedade civil e académicos para discutir questões de interesse global, incluindo as perspetivas económicas mundiais, erradicação da pobreza, desenvolvimento económico.

 



1 COMENTÁRIO

  1. A construção de uma economia forte deve visar e sustentar-se na “auto suficiência alimentar! No entanto o acordo de décadas do Bretton Woods destruiu as capacidades agrícolas dos países do ACP! Que contradição!
    Afinal ! Qual é o nível dos interlocutores africanos na cena internacional!? (Vamos debater)?

Comentários estão fechados.