PM destaca desafios e estratégias para segurança nacional em contexto de mudanças globais

0

Durante a abertura do “Fórum Defesa Nacional: as grandes opções e estratégias da defesa”, Ulisses Correia e Silva destacou os desafios e estratégias para a segurança nacional

Refletindo sobre os treze anos que se passaram desde a aprovação do Conceito Estratégico de Defesa e Segurança Nacional, o Primeiro-Ministro observou que o mundo mudou consideravelmente, apresentando novas e ampliadas ameaças.

“Enfrentamos ameaças ampliadas, incluindo o aumento das tensões geopolíticas e das mudanças climáticas, que exigem um novo ciclo de planeamento estratégico nacional”, disse.

Na abertura do Fórum o Chefe do Governo abordou sobre os desafios e estratégias vitais para a segurança nacional no contexto de mudanças globais profundas

“A nossa posição geográfica, sendo Cabo Verde muito mais mar do que terra, destaca a segurança marítima como uma prioridade incontornável”, afirmou, enfatizando que a vasta Zona Económica Exclusiva do País “expõe-nos a ameaças como o tráfico de drogas e a pirataria, e reforça a necessidade de proteger nossos recursos através da vigilância e da defesa da biodiversidade marinha”.

Ulisses Correia e Silva realçou que a ênfase recai sobre a abrangência e a globalidade da segurança, desde a proteção contra crimes transnacionais até a segurança sanitária em face a mudanças climáticas e pandemias.

Apontou ainda que o novo Conceito Estratégico da Defesa Nacional visa não só a defesa territorial, mas também a promoção da resiliência e da sustentabilidade, garantindo que Cabo Verde se mantenha firme, seguro e próspero no concerto das nações. “Estes são os pilares que guiarão nossa política de defesa nos próximos anos”, vincou.



COMENTE ESTA NOTÍCIA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui