TCV investe 110 mil contos para evoluir para Full HD

0

Inauguração, presidida pelo Primeiro-Ministro, aconteceu ontem, na Cidade da Praia

A Televisão de Cabo Verde, TCV, aposta na modernização tecnológica e migra do sistema analógico para a alta definição, com emissão Full HD, doravante.

“Desde os tempos da Televisão Experimental de Cabo Verde (TVEC), passando pela TNCV e RTC, até à atualidade, foram quase 40 anos de uma jornada que reflete o percurso do nosso País resiliente – sempre superando desafios e mantendo a ambição de ir além”, observou Ulisses Correia e Silva que presidiu a inauguração na última noite, reportando ser um “momento especial” para a TV pública Cabo-verdiana, a caminho de completar 40 anos.

O Chefe do Governo elogia o “passo importante” da TV pública que chega à era digital. “A contribuição do Governo neste projeto com um aval de 110 mil contos, demonstra a nossa confiança no trabalho que tem sido desenvolvido na TCV”, enfatizou.

Desde ontem, uma nova plataforma entrou em funcionamento, permitindo a interligação da produção e emissão de conteúdos desde a chegada do jornalista no ‘ingest’, passando pela Redação, edição e envio para emissão.

A Administradora da RTC, Margarida Fontes, fala num projeto “estruturante” e ao mesmo tempo “emergencial”, pois no seu entender a TCV “já dependia desta plataforma”.

Por outro lado, assinalou “não podíamos deixar de investir ou voltar atrás”.

O investimento de 110 mil contos é via banca, graças a um aval do Estado, único acionista do canal público.