Cabo Verde e EUA reforçam capacidade de defesa contra ameaças

0

Os dois países continuam focados numa parceria militar de defesa contra ameaças e na promoção de segurança e estabilidade

Os EUA e Cabo Verde continuam comprometidos com uma parceria mutuamente benéfica para reforçar as capacidades militares de defesa contra ameaças e promover mais segurança e estabilidade regional.

É assim que imbuídos do espírito de partilha que se encontra em Cabo Verde, um pelotão das forças do Comando Especiais África destacado para o 3.º Grupo de Forças Especiais Aerotransportadas para o primeiro Treinamento Conjunto de Intercâmbio Combinado, JCET, na Cidade da Praia, em parceria com membros das Forças Armadas de Cabo Verde.

De acordo com informação remetida ao OPAÍS.cv pela Embaixada dos EUA, os compromissos militares conjuntos destinam-se a fortalecer a interoperabilidade e a partilha de técnicas militares avançadas para reforçar as competências e o profissionalismo de ambas as forças parceiras.

A fonte acrescenta ainda que o objetivo principal do programa JCET é fornecer treinamento específico às unidades de operações especiais das nações parceiras para promover a segurança e a estabilidade em África.

Embora este treinamento represente o primeiro JCET com as Forças de Cabo Verde, as forças de operações especiais dos EUA visam transformar este novo relacionamento numa parceria de longo prazo para colaborações futuras.

Os compromissos dos EUA com as forças parceiras Africanas oferecem oportunidades para que as unidades trabalhem juntas, aprendam umas com as outras, construam interoperabilidade e fortaleçam relacionamentos.

O Embaixador dos EUA em Cabo Verde, Jeff Daigle, observa que este primeiro Treinamento Conjunto de Intercâmbio é “mais um notável exemplo” do compromisso compartilhado de aprofundar a cooperação bilateral em segurança.