Exercícios NATO. 4 Norte-americanos morrem em queda de avião na Noruega

0

Quatro militares Norte-americanos morreram na queda de um avião na Noruega, na sexta-feira, quando participavam em exercícios da NATO, anunciou hoje o Primeiro-Ministro Norueguês

Jonas Gahr Store disse que os militares participavam no exercício “Cold Response 2022”, que visa testar a capacidade da Noruega de receber reforços externos em caso de agressão por um País terceiro.

“As nossas mais sinceras condolências vão para as famílias dos soldados, familiares e companheiros de unidade”, escreveu o Chefe do Governo de Oslo na rede social Twitter.

O avião do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA foi dado como desaparecido ao fim da tarde de sexta-feira, numa zona afetada por más condições climatéricas.

Trata-se de um Osprey MV-22B, um avião que pode fazer descolagens e aterragens verticais, e que é utilizado principalmente no transporte de tropas e equipamento de apoio a ataques anfíbios.

“O avião tinha uma tripulação de quatro pessoas e estava numa missão de treino no condado de Nordland”, no norte da Noruega, de acordo com uma declaração das forças armadas Norueguesas citadas pela agência norte-americana AP.

A polícia local disse que foi lançada imediatamente uma missão de busca e salvamento e que conseguiu chegar ao local durante a noite, confirmando a morte dos quatro militares Norte-americanos.