Académica passa Natal na liderança do Soncent Superliga

0

Jogo grande entre “estudantes” e “águias” da Rua de Praia deu empate

A Académica do Mindelo passa o Natal na liderança do Soncent Superliga, com um total de 7 pontos, após o empate com o Mindelense no sábado passado.

Os “estudantes” e “águias” da Rua de Praia dividiram os pontos no jogo grande da 3.ª jornada, quedando o Mindelense para o 4.º lugar na tabela classificativa, agora com 5 pontos.

Na segunda e terceira posições do campeonato, com os mesmos 6 pontos, estão o FC Derby – que derrotou o Farense por 4-3 – e o Castilho que sobrepôs-se ao Batuque por 2-0.

Mundo está à beira de uma nova era nuclear

Alerta é do Chefe das Forças Armadas do Reino Unido, para quem o poder global “está a mudar” e uma terceira era nuclear “está a chegar”

O alerta do Almirante Tony Radakin, foi lançado no quadro de uma conferência no Royal United Services Institute do Reino Unido. Aquele militar observa que o mundo “mudou” e advertiu que esta mudança é “muito mais complexa” do que as que a precederam.

A primeira dessas eras foi a Guerra Fria, a segunda foi definida pelos esforços de desarmamento, disse Radakin, para quem a terceira era nuclear está “no alvorecer”, sendo definida por “dilemas múltiplos e simultâneos, proliferação de tecnologias nucleares e disruptivas e a ausência quase total das arquiteturas de segurança que a precederam”.

O Chefe das Forças Armadas do Reino Unido, pontua que a guerra que a Rússia vem travando em território Ucraniano e os múltiplos conflitos no Médio Oriente abalaram a estabilidade global.

O destacamento de tropas Norte-coreanas para a fronteira da Rússia com a Ucrânia foi o “acontecimento mais extraordinário” do ano, ajuntou, de seguida.

O militar vinca a ideia de que o mal-estar global está a dividir o mundo em 3 grupos, estando num os que ele define como “Estados autoritários”, como a Rússia, a China, a Coreia do Norte e o Irão, que na sua perspetiva “procuram desafiar” as regras globais.

Num segundo grupo estão o que ele considera de “nações responsáveis”, incluindo, maioritariamente, democracias e monarquias do Golfo e outras que estão “empenhadas na parceria e na manutenção da estabilidade e da segurança no mundo”, continuou.

O terceiro grupo é constituído por países que “se protegem e se esquivam entre os dois para obter o máximo de vantagens”, ajuntou.

Primeiro-Ministro apela à independência e pluralismo na Comunicação Social em Cabo Verde

Ulisses Correia e Silva fez o apelo aquando da sua participação na Gala RTC 2024

O Primeiro-Ministro destacou a importância de uma Comunicação Social pública independente, plural e imparcial, especialmente na era das redes sociais e das fake news.

Segundo o Chefe do Governo, a política quântica, onde “a realidade objetiva e os fatos não existem”, reforça a necessidade de órgãos como a RTC guiarem pelos princípios constitucionais e pela promoção de valores como tolerância, cidadania e respeito pela dignidade humana.

“Estimulo e incentivo a RTC e seus profissionais a posicionarem-se como órgãos de referência em Cabo Verde, ao serviço de todos os Cabo-verdianos, e contrários à política quântica”, afirmou.

O Primeiro-Ministro também anunciou “para breve” a assinatura do Contrato de Concessão do Serviço Público de Rádio e Televisão, documento que vai permitir à RTC “investir em inovação, desenvolvimento tecnológico e maior conexão com a Diáspora”.

O novo contrato trará ainda um aumento de cerca de 80% na indemnização compensatória, em relação ao valor vigente entre 1997 e 2023.

Santo Crucifixo mantém liderança em Santo Antão Norte

0

Segunda jornada foi concluída no domingo, com vitória do Santo Crucifixo sobre o Paulense, por margem mínima

Bastou 1-0, para a equipa do Santo Crucifixo recuperar a liderança do campeonato de futebol em Santo Antão Norte, no fecho da 2.ª jornada, iniciada no sábado.

Nesse dia, o Solpontense triunfou sobre o Torreense por 1-0, e Foguetões e Beira-mar empataram a uma bola.

Concluída a jornada, o Santo Crucifixo mantém a liderança agora com 6 pontos, o Solpontense, com menos 2 pontos, vem em segundo lugar, estando em 3.º, o Foguetões com 2 pontos, e com um único ponto estão o Torreense, o Beira-mar e o Paulense.

Avião cai no Brasil e provoca 10 mortos e 17 feridos

Acidente aconteceu no domingo, 22, na Cidade de Gramado, interior do Rio Grande do Sul

Pelo menos dez pessoas morreram após a queda de um avião de pequeno porte na Cidade de Gramado, interior do Rio Grande do Sul, no Brasil.

As vítimas são o empresário paulista Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, que também pilotava a aeronave, e nove familiares que viajavam a bordo, confirmou a Polícia Civil à AFP.

O acidente não deixou sobreviventes entre os ocupantes do avião. Outras 17 pessoas ficaram feridas em terra, duas delas com gravidade.

O avião, um turbo-hélice Piper Cheyenne 400, colidiu com uma “chaminé de um prédio, depois contra o segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis”, detalhou, em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

Obras do porto de pesca de Penedo de Janela começam em 2025

Anúncio feito pelo Ministro do Mar após um encontro com os pescadores da comunidade de Penedo de Janela

Jorge Santos, anunciou, no domingo, 22, que as obras do porto de pesca de Penedo de Janela, Paul, começam em 2025 para “modernizar e revitalizar a infraestrutura, essencial para a pesca e o turismo”.

“Este é um projeto de grande importância, que remonta ao período colonial, quando Janela era um porto de exportação de banana para Portugal. Há mais de 50 anos, tentativas foram feitas para criar um novo porto aqui e, finalmente, temos um projeto que está em curso”, afirmou.

O Governante esclareceu que o projeto se encontra, atualmente, em fase de concessão e elaboração, envolvendo uma parceria entre o Ministério do Mar e o Ministério do Turismo e Transportes, dentro de um pacote de financiamento do Banco Mundial.

Jorge Santos também recordou que a construção do porto de pesca em Pontinha é uma “necessidade urgente”, uma vez que as tentativas anteriores de criar a infraestrutura foram destruídas pelo mar.

Júlio Lopes promete governação participativa e transparente no Sal

Novos eleitos para a Câmara e Assembleia Municipais, aconteceu no sábado, 21, e foi testemunhado pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga

O Presidente reeleito da Câmara Municipal do Sal, pelo MpD, Júlio Lopes, comprometeu-se a conduzir este novo mandato, com “melhor modelo” para o bem da Ilha e das pessoas.

“Hoje estamos a criar um sistema que vai gerir e conduzir o Sal até 2028, e se é um sistema, significa que cada um de vós aqui tem o seu lugar e tem a sua importância e vai trabalhar para o bem da Ilha do Sal e pelas pessoas desta Ilha, e nós enquanto presidente e enquanto Câmara, prometemos trabalhar com método”, sublinhou.

Será, segundo o Autarca, uma governação de “humildade, proximidade das pessoas, participativa e transparente”, “uma gestão colegiada” em que cada vereador tem o seu pelouro para trabalhar em equipa.

“Queria aqui aproveitar para publicamente reiterar que é com base neste método que nós vamos executar as políticas, os programas, os projetos, trabalhando nos projetos prioritários, considerando o melhor para a população”, defendeu.

Sublinhou que algumas obras “relevantes” já estão em andamento, visando construir cidades modernas e limpas, com ordem, disciplina e organização.

Futebol/Fogo. Académica reforça liderança após goleada

Vulcânico marcou passo e atrasa-se na corrida ao líder do campeonato de futebol na Ilha

A Académica do Fogo aplicou, no sábado, um contundente 6-0 ao Juventude, e reforça a liderança do campeonato de futebol na Ilha, agora com 15 pontos.

A surpresa da 5.ª jornada foi a derrota do Vulcânico ante a União de São Lourenço, por 4-3, após estar a vencer por 3-0. A reviravolta foi operada na segunda metade do jogo.

Na outra partida de sábado, o Nô Pintcha perdeu com Cutelinho por 2-0, e a jornada fica concluída, este domingo, quando jogarem Botafogo x Luzabril e Juventus x Valência.

A Académica tem a perseguição do Cutelinho que soma 12 pontos.

Ciclone Chido agudiza crise em Cabo Delgado e ensombra Natal

Onda de sofrimento causada pelo ciclone devastou vários Distritos naquela Província de Moçambique. Cerca de 80% das famílias com casas de construção local “estão destruídas”

A dor e o sofrimento continuam presentes na região de Cabo Delgado, Moçambique. Aos problemas que vinham acontecendo, a situação agravou-se com as manifestações em decorrência das eleições geral e complicaram muito recentemente com a passagem do ciclone Chido, que agudizou a crise.

Dom António Juliasse, Bispo de Pemba, testemunhou o sofrimento das pessoas no terreno, e lamenta que no contexto específico de Cabo Delgado, a onda de sofrimento do Chido, “devastou vários Distritos na Província”, uma situação que segundo ele vai demorar a passar.

No terreno, o líder Católico testemunhou que nas zonas devastadas, cerca de 80% das famílias com casas de construção local, com material local, como paus e capim, “estão destruídas”, e vai dizendo que estas famílias vão passar o Natal “sem habitação, sem teto” pois perderam tudo o que tinham. “Do ponto de vista social não há razões para festejar o Natal”, advoga.

Em declarações reproduzidas pela Rádio Renascença de Portugal, o Bispo manifestou a sua desolação pelo cenário que encontrou e pelo fato de, por agora, ser praticamente nula a ajuda no terreno. “Por onde eu passei a única coisa que vi foi a eletricidade de Moçambique que está a tentar levantar os postes de energia caídos e não vi mais nada”, disse.

O número de vítimas mortais do Chido continue a subir e o Bispo relata duas grandes preocupações imediatas: dar teto a quem ficou sem e arranjar novas sementes que também foram destruídas pelas chuvas. Teme-se o agravar da situação com o aproximar da época da chuva no País.

“Há de ser um sofrimento muito grande”, estima o Prelado.

PCFR, à Classe Docente

É natural que talvez nunca foi levado ao Parlamento um diploma, 100% perfeito, que agrada a todos e que não tenha necessidades de ajustes, pois, estamos perante um processo de constante melhorias.

Votar contra qualquer aumento salarial de qualquer clásse, com objetivos únicos em tirar dividendos políticos, é no mínimo um erro grave, que não faz sentido, não se justifica e mostra claro o grau da insensibilidade que tem para com a classe, e a classe não deve esquecer dessas atitudes.

Votar contra qualquer diploma que propõe o aumento salarial é votar contra o aumento salarial, ou seja, é votar contra um dinheirinho a mais na vida das pessoas que precisam. Isso é correto, coerente? Claro que não e vai contra o essencial da política, que é criar as melhores condições às pessoas, algo que com o aumento salarial também se alcança.

Esse aumento não é suficiente? Devia ser mais? Concordo! Claro que os professores merecem muito mais do que um aumento salarial, assim como outras áreas profissionais.
Mas, imaginemos se em 2016, o atual governo tivesse encontrado esse aumento já estabelecido pela governação anterior, hoje, estaríamos perante um aumento muito maior, mas infelizmente não foi o caso.

Nessa conjutura de incerteza internacional, de aumento dos preços de tudo, de alto custo de vida, votar contra um aumento salarial dos professores é imaturidade política. Faça as suas recomendações, observações, mas, não bloqueia, é deselegante, é desrespeitoso, é irresponsável. “Kau sta mau, saláriu ka sta txiga pa kuida di familia y paga kontas di vida” Senhores deputados da oposição, então não curvem em demasiado aos interesses políticos do partido, sejam mentalmente capazes e estejam espiritualmente dispostos a dizer: Sim! Quando é do interesse das famílias, dos profissionais Cabo-verdianos, independentemente de onde nos encontrarmos, ou na oposição, ou na situação.

Não devemos querer que sejamos sempre nós, a levar as propostas e a decidi-las, porque a sede exacerbada de protagonismo, reduz a nossa visão do futuro e não podemos construir um país, com uma limitada visão do futuro.

À Classe Docente que amo, a minha admiração, a minha torcida e luta permanente e que essas tão merecidas melhorias das condições laborais continuem processando em todos os outros pontos, desde a questão de mobilidade, ao aumento salarial, à carga horária, às ferramentas de trabalho, às situações físicas dos estabelecimentos se ensino, até alcançar níveis melhores e mais justos, e aos Deputados da Nação, sensibilidade.

Cabo-verde e os Cabo-verdianos em primeiro lugar!

Texto publicado pelo autor na sua conta pessoal no Facebook.