Aprovado na Generalidade proposta de PCFR do Pessoal Docente. Média de aumento salarial na ordem dos 16%

O Parlamento Cabo-verdiano aprovou esta sexta-feira, 20, na Generalidade, a proposta do novo Plano Carreiras, Função e Remuneração, PCFR, da classe docente, uma iniciativa do Governo que quer melhorar as condições salariais, sobretudo, dos docentes

Após o impasse na aprovação da Ordem do Dia, na quarta-feira, hoje a agenda foi fixada com votos favoráveis da UCID, tendo o Parlamento aprovado com votos do MpD o novo PCFR. Os dois Deputados da UCID na sessão abstiveram-se e os 15 Deputados do PAICV votaram contra a melhoria das condições dos professores.

A bancada do MpD sustentou o seu apoio a esta iniciativa do Governo de Ulisses Correia e Silva, com o fato de este PCFR ser uma “solução sólida” que vai permitir regularizar vínculos precários, ao mesmo tempo que dá “dignidade e segurança” aos professores.

“A introdução de incentivos para mestres e doutores é um reconhecimento necessário da importância da formação contínua e da qualificação superior”, ajuntou Alberto (Beta) Melo, em nome do MpD.

Quanto ao aumento salarial, o Ministro da Educação indicou que o aumento médio é na ordem dos 16% “com oscilações que ultrapassam essa variação em muitos casos”.

O Orçamento de Estado para 2025 já incluiu cerca de 1,2 milhões de contos para os necessários ajustes, garantiu Amadeu Cruz, que introduziu o tema na sessão desta sexta-feira.

Este aumento, segundo Amadeu Cruz, abrange todos os professores em exercício de funções, independentemente do nível de formação, e está incluído no Orçamento do Estado para 2025, que prevê uma verba de aproximadamente 1,2 milhões de contos para acomodar os reajustes.

O novo PCFR contempla que os docentes sem licenciatura passam a receber 55.000$00, os docentes com formação superior vão auferir 91 contos.

A mesma proposta contempla as educadoras de infância, com o grau de licenciatura, o salário de 73.000$00, os sem licenciatura, 37.000$00.

Armindo Luz apela à união para consolidação do processo de desenvolvimento  

Novo Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande tomou posse na quinta-feira

Armindo Luz destacando a importância da união e da inclusão para consolidar o processo de desenvolvimento do Município de Ribeira Grande de Santo Antão.

Em seu discurso, o Edil reforçou o compromisso de trabalhar para todos os cidadãos, independentemente de suas cores políticas, crenças ou origens.

“Ribeira Grande só poderá atingir todo o seu potencial se estivermos unidos. Precisamos de um Município onde todos sintam que têm lugar. A diversidade é a nossa força, e a unidade será o nosso triunfo maior para superar os desafios”, declarou.

Armindo Luz também convidou partidos, grupos comunitários e cidadãos a colaborarem na construção de um futuro melhor. “Este é o momento de união e não de divisão. Governar para as pessoas significa ouvir, aprender e construir em conjunto”, afirmou.

O novo Presidente destacou ainda a juventude como prioridade em seu mandato, com foco na formação, desporto, cultura e empreendedorismo.

Reconheceu também o papel “fundamental” das mulheres no Município. “As mulheres são a base do nosso Concelho e terão sempre um lugar de destaque no nosso trabalho”, garantiu.

Ângelo Vaz anuncia “grandes projetos” para Achada Igreja

Presidente reeleito da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo pela lista do MpD, foi investido na última quinta-feira

A cerimónia de posse contou com a presença da Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves.

No seu discurso Ângelo Vaz definiu como prioridade transformar Achada Igreja em uma das “mais belas pequenas urbes” de Cabo Verde.

Entre os projetos destacados estão a reabilitação da igreja matriz e a construção de um novo centro de saúde, “com financiamento garantido pelo Banco Mundial”.

As intervenções para este mandato incluem asfaltagem, modernização da infraestrutura urbana e incentivo à pintura de fachadas.

Ângelo Vaz também prometeu universalizar o acesso à água, construir casas de banho para famílias carenciadas, além de novas placas desportivas e melhorias nas estradas locais.

O Edil reafirmou seu compromisso com a transparência e proximidade aos munícipes, destacando a importância da cooperação descentralizada e do Fundo do Ambiente para alcançar os objetivos traçados.

Papa Francisco e Joe Biden dialogam sobre paz e pena de morte nos EUA

Presidente dos Estados Unidos vai visitar Vaticano em janeiro, antes de deixar a presidência

Em uma conversa por telefone, realizado na noite de quinta-feira, 19, o Papa Francisco dialogou com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre temas de relevância global, incluindo esforços para promover a paz mundial durante as festas natalinas, escreve o Vatican News.

Casa Branca divulgou que Biden expressou gratidão ao Papa por seu trabalho em prol dos direitos humanos e das liberdades religiosas e aceitou o convite para visitar o Vaticano em janeiro, antes de deixar a presidência no dia 20.

O Papa também destacou sua preocupação com a situação dos condenados à morte nos EUA, um tema reiterado em seu apelo no Angelus de 8 de dezembro.

Francisco pediu que as sentenças fossem comutadas e enfatizou a inadmissibilidade da pena de morte, conforme as mudanças que fez no Catecismo da Igreja Católica em 2018.

Mega Operação da PN resulta na detenção 5 pessoas

Operação que abrangeu todos os bairros da Capital, resultou na apreensão de 12 armas brancas, três munições e um frasco de gás pimenta

A Polícia Nacional realizou no dia 10 de dezembro uma Mega Operação no âmbito do Plano Operacional “Natal e Fim do Ano em Segurança”.

Conforme um comunicado da PN, a ação resultou na apreensão de 12 armas brancas, três munições, um frasco de gás pimenta e 25 bebidas fora do prazo, além da detenção de cinco pessoas.

Durante a operação, realizada entre as 17h e 20h, 507 indivíduos foram revistados, 47 conduzidos às esquadras para identificação, e 150 viaturas fiscalizadas, das quais oito foram apreendidas.

Infrações de trânsito geraram coimas no valor total de 120.000 Escudos.

Participaram na operação, 122 agentes de várias unidades da PN.

MpD destaca urgência na eleição de Órgãos Externos ao Parlamento

Partido que sustenta o Governo, apela a todos os parlamentares, especialmente aos do PAICV, para que coloquem os interesses do povo acima de interesses partidários

A Deputada do MpD, Isa Miranda, destacou, nesta sexta-feira, 20, na abertura da segunda sessão plenária de dezembro, a importância de instituições fortes e do respeito ao povo para o funcionamento pleno da democracia em Cabo Verde.

Miranda sublinhou que a Assembleia Nacional, como centro do poder democrático, deve ser um espaço de debate e decisões que priorizem o bem-estar dos Cabo-verdianos.

A Parlamentar enfatizou a urgência de eleger os Órgãos Externos ao Parlamento, como o Tribunal Constitucional e a Comissão Nacional de Eleições, que estão há quase quatro anos em impasse.

“É inadmissível que enfrentemos este atraso, comprometendo o funcionamento de instituições essenciais para a justiça e a regulação do País. Apelamos a todos os parlamentares, especialmente ao PAICV, para que coloquem os interesses do povo acima de interesses partidários e permitam que Cabo Verde avance”, declarou.

A Deputada também abordou a necessidade de reformas estruturantes, como a revisão do código eleitoral, a reforma da justiça e dos municípios, reafirmando o compromisso do MpD com o diálogo e a construção de consensos duradouros.

Isa Miranda concluiu com um apelo ao compromisso e seriedade de todos os políticos, destacando que o fortalecimento das instituições é essencial para consolidar a democracia e garantir a estabilidade do País. “Que este período de Advento, simbolizando esperança e renovação, inspire todos nós a trabalhar em prol de um Cabo Verde mais justo e democrático”, finalizou.

Adilson Fernandes assume Presidência da Câmara Municipal do Paúl

Novo Edil assume compromisso de liderar o Município com responsabilidade, transparência e dedicação

Adilson Fernandes tomou posse, na quinta-feira, 19, como Presidente da Câmara Municipal do Paúl, comprometendo-se a liderar o Município com responsabilidade, transparência e dedicação.

Em seu discurso de posse, agradeceu ao povo de Paúl pela confiança e destacou a vitória como um reflexo da participação democrática. “Assumo com muita emoção e profundo sentido de responsabilidade as honrosas funções de presidente, um privilégio que será exercido com dedicação incansável em benefício do nosso concelho”, afirmou.

O novo Presidente enfatizou a modernização do Município e o foco em prioridades definidas na campanha, como a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e a promoção de uma cidadania responsável.

Adilson Fernandes também destacou a importância de uma gestão inclusiva e eficiente, com a colaboração de todos os setores, para inaugurar um novo ciclo de crescimento e inovação no Paul.

Escola Secundária Polivalente Pedro Corsino de Azevedo recebe materiais escolares

Iniciativa é da Foundation for Humanity’s Sake, em parceria com a Igreja do Nazareno

A Escola Secundária Polivalente Pedro Corsino de Azevedo, no Tarrafal de São Nicolau, foi beneficiada na quinta-feira, 19, com a doação de materiais escolares, através da iniciativa da Foundation for Humanity’s Sake, em parceria com a Igreja do Nazareno.

No ato, a Fundação esteve representada pelo Pastor Josué Monteiro, da Igreja do Nazareno da Ribeira Brava.

A iniciativa visa “apoiar a educação e proporcionar melhores condições de aprendizagem para os alunos”.

O Diretor da escola, João Rodrigues, agradeceu o gesto, destacando a importância do apoio para incentivar os estudantes. “Esperamos que este exemplo inspire outras pessoas e organizações a fazer o mesmo”, afirmou.

Diretora Nacional da Saúde destaca progressos no setor em 2024

Ângela Gomes adiantou que embora a demanda aos serviços de saúde imposta pela dengue, os diferentes programas obtiveram “um balanço positivo”

A Diretora Nacional da Saúde, Ângela Gomes, destacou um fez um balanço positivo nos atendimentos a doentes crónicos, crianças, adolescentes, idosos e na saúde sexual e reprodutiva, apesar das demandas impostas pela epidemia da dengue.

A afirmação foi feita durante o Encontro Nacional dos Delegados de Saúde, realizado na quinta-feira 19, na Cidade da Praia, para avaliar as ações de 2024 e traçar estratégias para 2025.

Segundo Ângela Gomes, Cabo Verde apresenta uma das melhores taxas de mortalidade infantil e materna em África, atribuindo o avanço ao fortalecimento dos cuidados primários de saúde.

A Diretora Nacional da Saúde também ressaltou a manutenção de uma cobertura vacinal acima de 70%, mesmo sob pressão da epidemia.

“O programa da rotina de vacinação nada foi deixado de fazer, cumprimos com essas premissas também que é do sistema e obviamente com a sobrecarga devido à epidemia que tem uma demanda especial e diferente no contexto da emergência da saúde pública”, referiu.

Esta responsável realçou que o desenvolvimento dos recursos humanos é uma das estratégias fundamentais para a melhoria do setor a nível da capacidade de respostas das lideranças locais, bem como o reforço das equipas quer em número e valências técnicas exigidos ao sistema.

Autarca de Assomada despede-se com inauguração

Jassira Monteiro realiza logo à tarde, a última inauguração do seu mandato. Trata-se de um parque infantil na zona Traz d’ EMPA

No último dia do seu mandato como Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, Jassira Monteiro que não foi candidata nas eleições de 1 de dezembro, preside às 16:30 desta sexta-feira, 20, a inauguração de um parque infantil.

As crianças de Traz d’ EMPA são as contempladas com esta infraestrutura de diversão que conta com apoio da Alou/Cabo Verde Telecom.

A Edil cessante terá ao seu lado o Presidente da Assembleia Municipal cessante, e outros membros da sua equipa.