Carlos Vasconcelos promete melhorias em infraestruturas, em Covada

Candidato do MpD em São Lourenço dos Órgãos garante que vai reabilitar o Centro de Juventude local

Carlos (Lela) Vasconcelos, garantiu, durante visita à comunidade de Covada, que vai dar continuidade aos projetos de requalificação urbana e vai reabilitar o Centro de Juventude local.

“Já iniciamos a reabilitação da estrada de Covada no mandato anterior e vamos continuar até Covada Acima” disse o candidato à sua própria sucessão, assumindo ser esta “uma das principais apostas para melhorar as condições de mobilidade na região”.

O candidato destacou o potencial agrícola da localidade, que integra o Vale de São Jorge, conhecida pela produção de plantas ornamentais. “Muitas famílias vivem desta atividade e queremos criar aqui uma cooperativa para apoiar os produtores. Já oferecemos formação e continuaremos a dar suporte para fomentar ainda mais esta atividade”, garantiu.

A aposta em infraestruturas e na promoção do empreendedorismo agrícola reforça, segundo Lela, o compromisso de melhorar a qualidade de vida e gerar oportunidades para as pessoas.

MpD enaltece ganhos do Rendimento Social de Inclusão

Deputados avaliaram, na quarta-feira, 20, os impactos do rendimento social de inclusão e da pensão dos idosos, “dois instrumentos que visam combater a pobreza extrema e absoluta”

O tema foi trazido devido às propostas de alteração ao OE 2025 apresentadas pela oposição para aumentar o rendimento social de inclusão e as pensões.

A UCID apresentou uma proposta para incluir, no nono artigo, um ponto que determina um aumento para os pensionistas do regime não contributivo na ordem dos sete mil escudos. A proposta foi rejeitada com 37 votos contra do MpD e 20 votos a favor dos deputados da UCID e PAICV.

O PAICV, também, solicitou a entrada do artigo 9C, que subiria o rendimento social de inclusão para 9.500 escudos, correspondente a 50 por cento do salário mínimo nacional aplicado à Administração Pública. A proposta não foi aprovada porque recebeu 37 votos contra do MpD, uma abstenção da UCID e 19 votos a favor do PAICV.

De acordo com as palavras do Ministro das Finanças, o executivo tem trabalhado para alargar o número de pensionistas e frisou que o valor das pensões vai ser analisado no futuro.

A Deputada do MpD, Antonita Vieira criticou o PAICV e acusou o Grupo Parlamentar de diminuir o valor do Rendimento Social de Inclusão e frisa que o Governo tem em curso outras medidas para ajudar as famílias mais vulneráveis.

A Parlamentar citou que o Governo criou o RCI, a pensão para os idosos e o ‘plafond’ de medicamentos, estabelecendo as condições para assegurar mais acesso à saúde, educação e medicamentos.

“Imagina uma casa que tem um idoso que ganha seis mil de pensão. No mesmo lar pode ter uma criança que tem acesso à creche, a família já poupou outros três mil Escudos”, explanou a Deputada, que enalteceu, ainda, a política de refeição quente, kit escolar e transporte escolar para estudantes.

Jorge Santos destaca potencial da FIC como “catalisador de negócios”

Ministro do Mar presidiu, na noite de quarta-feira, 20, à abertura oficial da 27.ª edição da FIC, nos pavilhões da Enapor, em Mindelo

Jorge Santos, destacou o papel estratégico do setor privado e da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC) como espaços de diálogo e promoção de negócios.

O Governante reforçou ainda a ambição do Governo de dotar a Ilha de São Vicente com um centro de feiras e congressos no Lazareto, cujo processo de estudo já está em andamento.

“Não diria que no próximo ano já teremos a FIC num espaço próprio no Lazareto, mas futuramente, espero que não seja longo, teremos um edifício digno desta feira”, clarificou.

Segundo o Ministro, a meta é transformar a FIC numa referência nacional e internacional, sendo um “verdadeiro catalisador” para novos negócios e uma plataforma que fortaleça o ambiente empresarial no País.

Esta 27.ª edição da FIC, que decorre até domingo, 23, reúne em dois pavilhões, num espaço de cerca de 1.2 hectares, expositores e homens e mulheres de negócio de Cabo Verde, Portugal, Espanha, França, Brasil, Itália, Estados Unidos, e São Tome e Príncipe.

As áreas são vastas e incluem indústria, comércio, serviços, tecnologias, arte e cultura, entre outras, que podem ser encontradas e visitadas nos 200 stands que enformam a feira.

Haiti. Violência de “gangues” deixa 150 mortos em uma semana

Outras 92 pessoas ficaram feridas e cerca de 20.000 foram forçadas a abandonar suas casas

A violência de gangues no Haiti causou a morte de pelo menos 150 pessoas em Port-au-Prince, na semana de 11 de novembro, segundo o Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk.

A mesma fonte adianta que outras 92 pessoas ficaram feridas e cerca de 20.000 foram forçadas a abandonar suas casas.

Desde o início do ano, a violência já deixou 4.544 mortos e 2.060 feridos no País, além de 700.000 deslocados, metade deles crianças, segundo a ONU.

Volker Türk alertou que a situação pode piorar e pediu ações urgentes para conter as “gangues”, que controlam 80% da capital.

A posse do novo Primeiro-ministro, Alix Didier Fils-Aimé, trouxe promessas de segurança, mas os ataques contra civis continuam, apesar do apoio de uma força internacional liderada pelo Quênia.

A ONU também expressou preocupação com o aumento de linchamentos e destacou a necessidade de proteger a população e restabelecer o Estado de direito.

Mais um corpo encontrado em São Nicolau

Cadáver em avançado estado de decomposição, supostamente era ocupante da piroga que deu à costa no passado dia 28 de outubro

Um corpo foi encontrado na quarta-feira, 20, na zona de Ribeira Alta, perto de Juncalinho, Ribeira Brava na Ilha de São Nicolau.

O delegado de Saúde da Ribeira Brava, informou que o alerta foi dado à tarde e que o corpo estava em avançado estado de decomposição.

As autoridades acreditam que o cadáver pertence a um ocupante da piroga que deu à costa na região no dia 28 de outubro.

Piroga não identificada dá à costa na Ilha do Fogo

Embarcação, aparentemente sem nome ou registo, estava vazia e não apresentava sinais evidentes de ocupação recente

Uma embarcação sem identificação foi encontrada submersa na quarta-feira, 20, nas proximidades da praia de Nossa Senhora da Encarnação, no Município de São Filipe, Ilha do Fogo.

A piroga, aparentemente sem nome ou registo, estava vazia e não apresentava sinais evidentes de ocupação recente.

Após ser localizada, foi rebocada pelas autoridades locais e retirada da água, sendo posteriormente transportada para o Porto de Vale dos Cavaleiros, onde encontra à disposição das autoridades para investigações.

Até o momento, a origem da embarcação permanece desconhecida.

Júlio Lopes reforça compromisso com desenvolvimento da Ilha do Sal

Candidato à sua própria sucessão, enfatizou a continuidade do progresso alcançado na Ilha nos últimos 8 anos

Júlio Lopes, liderou nesta quarta-feira, 20, uma arruada pelas zonas de Hortelã, Alto Bomba, Ribeira Funda e Preguiça, na Cidade dos Espargos.

Durante a iniciativa, o candidato destacou as mudanças que a Ilha do Sal tem vivenciado nos últimos anos, atribuindo os avanços ao trabalho desenvolvido pela sua equipa na Câmara Municipal. “Toda a transformação desta Ilha é a nossa maior alegria”, vincou, reforçando o compromisso de dar continuidade a este progresso.

Júlio Lopes ressaltou ainda que a campanha do MpD será marcada pela proximidade com as pessoas e pela alegria, buscando fortalecer os laços com a comunidade e reafirmar o compromisso com o desenvolvimento da Ilha do Sal.

EU Católica e Ministério da Administração Interna firmam parceria para capacitação

Protocolo está voltado para a formação e qualificação de agentes da Polícia Nacional

A Escola Universitária Católica de Cabo Verde e o Ministério da Administração Interna assinaram nesta quarta-feira, 20, um protocolo de cooperação voltado para a formação e qualificação de agentes da Polícia Nacional, funcionários do MAI e outros profissionais do setor.

A parceria, que será implementada a partir do próximo ano, abrange três áreas como Enriquecimento da Satisfação no Trabalho, destinado às chefias da Polícia Nacional; Pós-graduação em Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho e Formação Avançada em Comunicação, Inteligência e Gestão Emocional.

Para o Diretor da EU Católica, José Eduardo Afonso, este protocolo, representa mais um passo na consolidação da EU Católica enquanto instituição de Ensino Superior em Cabo Verde, apostada em ser capacidade de resposta diante dos desafios da sociedade atual, particularmente na capacitação de decisões públicos e agentes de mudança.

Jacinto Horta propõe soluções para acolhimento de doentes mentais em Santa Catarina

Candidato do MpD à presidência da Câmara Municipal comprometeu-se a implementar um projeto abrangente para garantir acolhimento “constante e digno”

Jacinto Horta que concorre à sucessão de Jacira Monteiro, apresentou as suas propostas para melhorar o acolhimento de doentes mentais no Município de Santa Catarina, na Ilha de Santiago.

Reconhecendo a “situação crítica” de pessoas em vulnerabilidade que vivem nas ruas de Assomada, o candidato comprometeu-se a implementar um “projeto abrangente” para garantir acolhimento “constante e digno” a essas pessoas.

O candidato reconheceu que a Câmara Municipal tem realizado algumas ações, como a criação da Loja Social, mas a resposta ainda é insuficiente, pelo que propõe mais investimento “especialmente no período noturno”.

Horta destacou a necessidade de trabalhar em parceria com o Governo, particularmente com o Ministério da Saúde, para criar um espaço que funcione 24 horas e atenda à demanda social, tendo reiterado o compromisso do MpD com uma política ética e responsável, afirmando que busca credibilizar a classe política com atitudes proativas e um programa “ambicioso”.

O plano conforme disse, inclui ações nas áreas de economia, meio ambiente, educação, saúde e promoção social, construído com a participação dos Santa-catarinenses, residentes e da Diáspora. “Queremos marcar a diferença de forma positiva, trazendo dignidade e conforto a quem mais precisa”, afirmou.

Jornalista da Rádio Sol Mansi, na Guiné-Bissau, agredido esta manhã

Trata-se do Jornalista Turé da Silva que estava a cobrir uma vigília. Profissional foi agredido com “socos e bofetadas”

A Direção da Rádio Sol Mansi, na Guiné-Bissau, denunciou e repudiou a agressão que o seu Jornalista, Turé da Silva, foi alvo na manhã desta quarta-feira, durante a cobertura de um evento.

Profissional foi agredido com “socos e bofetadas” por Agentes das forças de segurança.

A agressão ocorreu no quadro de uma vigília, promovida por estudantes da Escola Superior de Educação, em Bissau.

“Durante a abordagem, o profissional, devidamente identificado com colete visível e crachá de serviço, foi alvo de socos e bofetadas. Além disso, o telefone da Rádio, utilizado para a cobertura, foi confiscado pelos agentes”, denuncia a Direção da estação Católica, o principal órgão radiofónico na Guiné-Bissau.

“A agressão foi iniciada pelo responsável pela operação policial, que, ao solicitar o cartão de identificação do Jornalista, acusou-o sem fundamento de incentivar a vigília”, denuncia a Rádio, fazendo saber que “outros agentes envolvidos confiscaram o telefone da Rádio, que continha informações essenciais para o trabalho jornalístico”.

Este incidente é uma “grave violação” da liberdade de imprensa e um “abuso de poder” que segundo a Rádio “atenta contra os direitos humanos e os princípios democráticos”.

A Rádio “exige a devolução imediata” do telefone confiscado, com a garantia da integridade dos conteúdos nele armazenados, tendo já apresentado um protesto formal ao Ministro do Interior, com conhecimento do Primeiro-Ministro e do Ministro da Comunicação Social, solicitando a abertura de um inquérito para apurar responsabilidades e adotar medidas preventivas.

“A Rádio também pede a implementação de ações para assegurar a proteção do trabalho dos Jornalistas e da liberdade de Imprensa no País”, observando que este episódio evidencia a “urgente necessidade” de garantir condições seguras para o exercício do jornalismo e proteger os direitos dos profissionais da comunicação na Guiné-Bissau.

A direção da Rádio Sol Mansi reafirma, no entanto, o seu compromisso com a promoção da Paz, da verdade e da informação de qualidade.