OE 2025. Governo destina 8.456 milhões de Escudos para setor da Saúde

Ministério da Saúde prevê a entrada de 1.484 novos profissionais para o quadro dos sistemas de saúde

O Orçamento para 2025 para o setor da Saúde, estimado em 8.456 milhões de Escudos, prevê a entrada de 1.484 novos profissionais para o quadro dos sistemas de saúde e apoio operacional e técnico na área.

A ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, ouvida em reunião da Comissão Especializada, avançou que cerca de 1.300 milhões de Escudos serão investidos para garantia de acesso a medicamentos e no reforço da logística e gestão de produtos farmacêuticos.

O Orçamento, que ainda precisa ser aprovado na especialidade, adiantou a Ministra, prevê a implementação do Plano Estratégico de Recursos Humanos para a Saúde em orçamento de 1.022 milhões de Escudos, o dobro alocado este ano.

Segundo a Governante, este valor vai permitir a regularização de 200 profissionais contratados durante a pandemia da Covid-19, além de expandir a formação e a valorização da força de trabalho do sector da saúde.

Quanto à modernização e a inovação, disse que vão destinar uma verba de 230 milhões à reorganização e expansão da rede de telemedicina, um instrumento essencial para superar as barreiras geográficas.

Para programas de combate ao HIV/SIDA, a eliminação ou manutenção de paludismo de certificação de Cabo Verde como País Livre do Paludismo, a vigilância sanitária e prevenção de doenças transmissíveis e não transmissíveis, são 329 milhões de Escudos para, um aumento de 27,3% em relação ao orçamento de 2024.

Hipólito Gonçalves promete transformar São Domingos com foco na cultura, desporto e urbanismo

Candidato democrata adiantou que apostar no setor da cultura é “fundamental” para o desenvolvimento do Município

Hipólito Gonçalves, apresentou propostas “ambiciosas”, para transformar o Município de São Domingos, destacando investimentos na cultura, desporto e requalificação urbana.

No setor cultural, Gonçalves pretende criar um centro de arte e cultura, homenagear o músico Ano Nobu com uma estátua e transformar a casa do artista, em Lém Pereira, num museu.

Na área do desporto, propõe programas para desenvolver talentos em futsal, andebol e basquetebol, além de construir um pavilhão desportivo, requalificar o campo de Nora e edificar um estádio na Freguesia de Nossa Senhora da Luz.

No urbanismo, o candidato democrata promete requalificar zonas centrais e aldeias como João Garido, Covão Ribeiro e Bubista, com intervenções urbanas e hidráulicas para melhorar o acesso e atrair investimentos.

OE do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social estimado em 4,17 milhões de contos

Montante será destinado ao reforço do setor e ao apoio das famílias com filhos em idade escolar

Durante a audição na primeira comissão especializada sobre o Orçamento do Estado 2025 para o setor da Família, o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social anunciou que o Orçamento de Estado 2025 para o setor, estimado em 4,17 milhões de contos, será direcionado ao reforço do apoio às famílias Cabo-verdianas, com destaque para a implementação do subsídio de início do ano escolar.

Fernando Elísio Freire destacou que este subsídio, que varia entre 2.500 e 4.000 Escudos, será concedido uma vez por ano a famílias inscritas no INPS com filhos em idade escolar, desde creches até ao 12.º ano, para ajudar nas despesas escolares.

“O subsídio de início do ano escolar varia entre 2.500 e 4.000 Escudos, dependendo do ano escolar da criança. Por exemplo, uma mãe com dois filhos, um no 11.º ano e outro na 4.ª classe, que ganha 20 mil Escudos, receberia 3 mil escudos pelo filho de 9 anos e 3.500 escudos pelo filho de 15 anos, totalizando 6.500 escudos para ajudar nas despesas escolares”, explicou.

O Ministro também propôs mudanças legislativas para permitir que pais de crianças até 12 anos possam faltar ao trabalho, com subsídio de doença, para acompanhar filhos hospitalizados, promovendo maior proteção familiar.

Adicionalmente, destacou o debate sobre a igualdade de género no acesso à reforma e a necessidade de corrigir discrepâncias existentes entre homens e mulheres.

Segundo o Governante, o OE 2025 reflete a ambição de um crescimento económico inclusivo, com políticas que criam riqueza e asseguram acesso universal a bens e serviços essenciais.

Parceria entre Cabo Verde e União Europeia completa 17 anos

Arquipélago enaltece o “salto qualitativo” ocorrido com a Parceria Especial, nesses últimos anos

Cabo Verde assinala hoje, 17 anos desde a aprovação da Parceria Especial com a União Europeia, marco alcançado com a aprovação da Comunicação da Comissão Europeia sobre o futuro das relações bilaterais.

Conforme um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, desde início a Parceria Especial tem dado “salto qualitativo” e tem sido fundamental para o desenvolvimento sustentável do Arquipélago, com destaques para conquistas recentes, como a inclusão de Cabo Verde nos 40 “Projetos emblemáticos UE-África” da Estratégia Global Gateway e a assinatura de acordos de financiamento, em setembro deste ano, no valor de 300 milhões de Euros, destinados aos setores do digital, portos e energias renováveis.

Outros avanços apontados pelo MNECIR, incluem a renovação do Protocolo de Parceria no domínio da Pesca para o período 2024-2029, o aumento de operações conjuntas de vigilância marítima no âmbito das Presenças Marítimas Coordenadas, e a participação de Cabo Verde no Fórum Schuman sobre Segurança e Defesa.

“Ao longo deste ano, também foram registados progressos nas áreas da economia azul, transição energética, transformação digital, ciência e inovação, erradicação da pobreza extrema, mobilidade e comércio”, lê-se.

 

Casal detido na Cidade da Praia por tráfico de droga de “alto risco”

Operação da Polícia Judiciária culminou com apreensão de uma “quantidade significativa” de cocaína e uma arma branca

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas na localidade de Paiol, Cidade da Praia, a Polícia Judiciária apreendeu uma “quantidade significativa” de cocaína, uma arma branca e outros objetos com relevância para a investigação.

Conforme a PJ, a operação resultou na detenção em flagrante de um casal Cabo-verdiano, com idades entre 34 e 36 anos, suspeito de tráfico de estupefacientes de “alto risco”.

Os detidos foram apresentados às autoridades judiciais, que determinaram como medidas de coação a apresentação semanal às autoridades policiais e a proibição de saída do País.

Estamos a reforçar e modernizar o Serviço Militar Obrigatório

Afirmação é da Ministra da Defesa Nacional durante a cerimónia de juramento à Bandeira dos soldados da 2.ª Incorporação Militar de 2024

A cerimónia que aconteceu no domingo, 17, no Centro de Instrução Militar do Morro Branco, foi presidida pela Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, e pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro

A Ministra destacou o Programa Soldado Cidadão, informando que em 2023 cerca de 130 militares concluíram cursos profissionais, enquanto 153 já estão inscritos neste ano, com uma taxa de aproveitamento acima de 90%.

Reiterando a importância do Serviço Militar Obrigatório, Janine Lélis sublinhou que este é fundamental para a continuidade e existência das Forças Armadas, bem como para a Defesa Nacional e o desenvolvimento do país. “Estamos a fazer esforços significativos para reforçar, tornar mais eficaz e atrativo o Serviço Militar Obrigatório”, disse.

A Governante enumerou reformas em curso que visam melhorar as condições de prestação do serviço militar, entre elas a inauguração de um novo centro de saúde militar e a implementação de uma nova Tabela de Perfis Psicofísicos e de Inaptidão, garantindo um processo de seleção “mais rigoroso”.

“Vamos aprovar uma nova organização para o Serviço de Saúde militar, com o objetivo de desenvolver as competências da Direção do Serviço de Saúde, da Policlínica Militar, do Serviço Clínico, do Serviço de Enfermagem e dos Centros de Saúde Militar”, revelou.

Desespero?

Nestes últimos dias paicvistas declarados e encapotados têm alinhavado um novo discurso sobre Abraão Vicente (AV). Invadem as redes sociais, multiplicam declarações e fazem um ar de anjo triste e preocupado com a Praia. Dizem que AV é incompetente? NÃO! Dizem que AV é preguiçoso, corpo mole e não faz nada? NÃO! Dizem que é corrupto? NÃO! Dizem que está a contas com a justiça? NÃO!

Bem pelo contrário, nas entrelinhas reconhecem o seu dinamismo a sua energia e força, a sua inteligência e experiência de anos como deputado na oposição e como Ministro! E sabem das muitas obras que deixou, incluindo a Morna como Património Imaterial da Humanidade, o Programa de Recuperação das Igrejas de Cabo Verde e o Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design.

Toda a bateria de tentativa de liquidação do candidato Abraão Vicente, pasme-se, assenta em dois argumentos: não nasceu na Praia e tem um ego grande. São essas as duas “graves” acusações imputadas a AV.

A primeira, que é gritantemente tola, é objectiva, pois é verdade que ele nasceu em Santa Catarina, da ilha de Santiago da República de Cabo Verde, assim como o Presidente da Câmara Municipal de Boavista e o candidato do Paicv à Câmara Municipal da Brava nasceram em Santiago. Como a candidata do Paicv à CMP em 2016 nasceu em Angola. Como o PCM de Paul do Paicv na década de 90 é natural de Santa Catarina. Todos eles não são franceses, alemães, são cabo-verdianos. Nem o Francisco Carvalho nasceu na Praia! Nem mais e nem menos! Abraão Vicente tem uma vida inteira na Cidade da Praia, uma vida inteira e por isso é deputado pela Praia desde 2011, mas ali já vivia e trabalhava muitos anos. É um insulto aos residentes, a todos aqueles que escolheram a Praia, não por terem nela nascido, mas simplesmente por gostarem dela.

A segunda acusação é… opinião, o achismo de cada um, o “penso eu de que” e por isso vale o que vale. Eu não tenho essa opinião, acho que tem uma personalidade forte e é determinado no que faz e quer e Praia precisa disso, Korpo Rixu! VISÃO, COMPETÊNCIA, DEDICAÇÃO, RIGOR e ENERGIA PRECISAM-SE!

Mas sobre Francisco Carvalho nada dizem… talvez por vergonha. Atacam o AV com ninharias e achismos mas sobre Francisco Carvalho… o que poderiam dizer? Que é sério? Que é muito competente? Que já fez muito pela Praia? Que poderiam dizer e que não prejudicaria o candidato FC? O silencio sobre o candidato desses influenciadores de serviço diz tudo sobre as suas reais intenções.

Augusto Neves foca na expansão da requalificação urbana no Mindelo

Candidato à própria sucessão na Câmara Municipal, assume compromisso em melhorar a requalificação de toda a Cidade

O Presidente cessante e candidato à sua sucessão, pelo MpD, afirmou durante um comício na Ribeirinha que vai dar continuidade à requalificação da Cidade do Mindelo.

Augusto Neves destacou os investimentos feitos na localidade de Ribeirinha, como a construção de um Centro de Saúde, asfalto de vias, pavimentação, e melhorias no sistema de água e esgoto.

O candidato democrata ressaltou a construção de habitações sociais e a conclusão de outras em várias zonas da Cidade, e comprometeu-se a continuar melhorando as infraestruturas na Ilha. “Vamos fazer mais estradas, mais asfaltos e mais passeios para tornar o lugar ainda mais bonito”, sustentou.

Neves afirmou que o trabalho realizado pela Câmara Municipal, em parceria com o Governo, tem sido “amplamente reconhecido” pela população.

Partido do Presidente Senegalês vence eleições Legislativas

Projeções apontam que o Pastef terá conseguido 119 dos 165 assentos no Parlamento nacional

O Partido do Presidente Senegalês é o vencedor das eleições Legislativas antecipadas, realizada ontem.

As projeções apontam que o Pastef terá conseguido eleger 119 dos 165 Deputados no Parlamento nacional, com a Oposição a felicitar o Pastef pelos resultados. Entretanto, o Partido do antigo Presidente Macky Sall denunciou o que considera “fraude massiva”.

A se confirmar esta vitória, o Presidente que é Chefe do Governo, Bassirou Diomaye Faye e Ousumane Sonko, vão ter condições de materializar o programa político e colocar em curso as reformas de transformação do Senegal.

Morreu Charles Dumont, “monstro” da música Francesa

Compositor de “Non, je ne regrette rien”, faleceu aos 95 anos

A cultura mundial está, desde ontem, mais pobre, com a morte de Charles Dumont, um compositor Francês, que aos 95 anos de idade silencia a sua voz, eternizada, de entre outros, na célebre música “Non, je ne regrette rien”.

A notícia da sua morte é confirmada pela Agência France Presse, que cita a viúva do artista.

O tema “Non, je ne regrette rien”, acabaria por ser apenas o início de uma longa colaboração com Piaf, artista que consagrou o Dumont.

Em 1964, o músico Francês lançou-se numa carreira a solo, dando voz, em vários álbuns, onde o amor pontua-se como tema central.

Em 1973, o trabalho “Une femme” venceu o Prémio da Academia Charles-Cros.

A Ministra Francesa da Cultura, Rachida Dati, já prestou condolências à família do cantor, descrevendo-o como um “monstro” da música do País.