Taxa de Desemprego no 2.º trimestre é de 8,8%

Confirmação é do INE que também confirmou esta manhã que a Taxa de Subutilização do trabalho situa-se nos 28,8%. Sal e Boa Vista continuavam a ter as maiores taxas de atividade

A Taxa de Desemprego em Cabo Verde, no segundo trimestre de 2024 situou-se nos 8,8%, equivalente a uma população desempregada de 19.049 indivíduos, revelou esta segunda-feira, 21, o Instituto Nacional de Estatística, que ao mesmo tem fez saber que a Taxa de Subutilização do trabalho no mesmo período é de 28,8%.

Segundo a mesma fonte, a população ativa foi estimada em 215.763 indivíduos e a taxa de atividade situou-se em 58,1%.

A população empregada foi estimada em 196.715 indivíduos e a taxa de emprego situou-se em 53,0%.

A população inativa foi estimada em 155.427 indivíduos e a taxa de inatividade em 41,9%, ao passo que a população que compõe a subutilização do trabalho foi estimada em 72.483 indivíduos e a taxa situou-se em 28,8%.

Citando resultados do IMC 2024, o INE pontua que a população de 15 anos ou mais (em idade para desempenhar uma atividade económica), que constitui a força de trabalho do País, foi estimada em 371.190 indivíduos, representando 72,6% da população total.

Por outro lado, a população economicamente ativa foi estimada em 215.763 indivíduos. Por sexo, verificou-se que o número de mulheres ativas foi inferior ao dos homens, correspondendo a 97.038 e 118.725, respetivamente. A taxa de atividade fixou-se em 58,1%, e por sexo, estimou-se uma taxa de atividade de 64,9% entre os homens e de 51,6% entre as mulheres.

Em termos de idade, constatou-se que a taxa de atividade foi mais expressiva na população de 25-34 anos, com 79,1%. Seguiu-se o grupo de 35-64 anos, com 73,1%. Entre os jovens de 15-24 anos, a taxa de atividade foi de 30,1%.

Da análise por Concelho, verificou-se que Sal e Boa Vista continuavam a ter as maiores taxas de atividade, acima da média nacional, de 78,7% e 77,0%, respetivamente, e em sentido contrário São Miguel (35,5%), Mosteiros (38,3%) e São Salvador do Mundo (40,3%), foram os que apresentaram as menores taxas de atividade.

Moçambique é palco de violência pós eleições

Na sexta-feira, dois apoiantes do candidato presidencial, Venâncio Mondlane, foram assassinados a tiro, mergulhando o País numa onda de crise política

Moçambique foi a eleições gerais no último dia 9, incluindo as Presidenciais, em simultâneo com as Legislativas e para Assembleias e Governadores provinciais.

Ainda sem resultados conhecidos, já que a CNE tem 15 dias para anunciar os dados provisórios, os Moçambicanos estão expetantes. Entretanto, o candidato Venâncio Mondlane convocou para esta segunda-feira, 21, greves e manifestações, no que considerou ser “a primeira etapa, pacífica”, para se “paralisar” toda a atividade pública e privada no País.

“Vamos para a rua com os nossos cartazes, vamos manifestar o nosso repúdio”, anunciou Mondlane, que teve dois apoiantes mortos na sexta-feira.

Um dos assassinados é advogado do candidato Mondlane, o outro é mandatário do PODEMOS, Partido que apoia Venâncio na corrida presidencial.

O candidato responsabilizou as Forças de Defesa e Segurança pelo duplo homicídio de seus apoiantes.

“Não se isentem. Foram as vossas forças”, acusou, no sábado.

Primeiro-Ministro Português anuncia revisão da disciplina de Educação para a Cidadania para retirar “amarras ideológicas”

“Reforçar o cultivo de valores Constitucionais”, faz parte da decisão que foi anunciada, no domingo, no quadro do encerramento do Congresso do PSD, realizado em Braga

O Governo de Portugal, suportado pela Aliança Democrática, anunciou ontem, 20, a revisão da disciplina de Educação para a Cidadania para retirar “amarras ideológicas”.

O Primeiro-Ministro, Luís Monte Negro, que preside o PSD, principal aliado da coligação, foi categórico e contundente ao anunciar que o Executivo vai “reforçar o cultivo de valores constitucionais”, visando, acentuou “libertar das amarras a projetos ideológicos ou de fação”.

A medida tem ampla base de apoio no seio dos Sociais democratas, que estiveram reunidos em Congresso, no fim-de-semana, em Braga.

A disciplina de Educação para a Cidadania foi introduzida no ano letivo 2017/2018.

No seu discurso de encerramento do Congresso do PSD, Montenegro acentuou vários outros setores como saúde, segurança, violência doméstica, imigração, água e coesão territorial.

Evandro Monteiro aposta em desenvolvimento sustentável e inclusão em Santa Catarina

Candidato do Movimento para a Democracia à presidência da Câmara de Santa Catarina do Fogo foi apresentado na noite de domingo, 20

Durante o evento, que contou com a presença do Presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, Evandro Monteiro destacou a importância de agregar valor aos projetos já realizados nos últimos oito anos e promover ajustes necessários para melhorar a qualidade de vida da população.

“A nossa proposta de governação vai para além da simples gestão de recursos disponibilizados, mas baseado no modelo de governação participativo onde cada um é convidado a colaborar na construção de um futuro que todos queremos para o município”, enfatizou.

O candidato apresentou propostas em várias áreas, como saúde, educação e desenvolvimento económico.

Evandro Monteiro prometeu construir um centro de saúde moderno, criar um centro psicossocial, expandir as unidades sanitárias e desenvolver um serviço pré-hospitalar.

No campo da educação, o candidato destacou a criação de um plano estratégico para o ensino superior e maior acesso à tecnologia.

Prometeu ainda criar oportunidades de emprego para jovens, fomentar o empreendedorismo, combater a pobreza extrema e desenvolver o turismo local, com foco no setor vitivinícola e na transformação do pescado.

Governo lança Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária

PAREP-CV surge após a aprovação de um financiamento de 5 milhões de Dólares da Global Partnership for Education

O Governo, através do Ministério da Educação, em parceria com o UNICEF, realiza nesta segunda-feira, 21, o lançamento oficial do Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária em Cabo Verde (PAREP-CV).

O evento, que marca uma nova etapa no reforço do sistema educativo, é presidido pelo Ministro da Educação, Amadeu Cruz.

Conforme um comunicado do Ministério da Educação, o PAREP-CV surge após a aprovação de um financiamento de 5 milhões de Dólares da Global Partnership for Education (GPE), “uma importante subvenção que visa melhorar a qualidade e a universalização do acesso à educação no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico Obrigatório, abrangendo do 1º ao 4º ano de escolaridade”.

“Este programa visa realizar o compromisso do Governo com a educação inclusiva e de qualidade, em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável e as diretrizes do Plano Estratégico de Educação, contribuindo para a realização paulatina da Ambição Nacional da convergência progressiva do nosso sistema educativo com padrões da OCDE”, lê-se.

Abraão Vicente aposta na juventude para resgatar a Praia

Candidato do MpD, apresentado na última noite no largo da Quebra Canela, diz-se consciente dos desafios, mas confiante na vitória

Assumindo que o “grande compromisso” da sua candidatura e futura liderança na Câmara Municipal é “cuidar” da Praia, Abraão Vicente instou, sobretudo, a juventude a dar-lhe uma oportunidade para liderar o Município da Capital nos próximos 4 anos, e prometeu energia para estar próximo das pessoas.

Assumindo que a missão “não é fácil”, o candidato do MpD diz estar acompanhado de uma equipa preparada para ganhar e governar, e assume que o objetivo maior é chegar ao fim do mandato com menos pessoas a depender da Câmara Municipal, e quando isto ocorrer, as pessoas serão independentes e autónomas economicamente.

A sua liderança na Autarquia vai ter uma vereação dedicada aos assuntos sociais que vai “cuidar” das pessoas que verdadeiramente necessitam, pois que o Município precisa de um olhar social e que ao mesmo tempo tenha uma equipa que colabora com o Governo do País.

Abraão Vicente está consciente que os “maiores problemas” da Praia, no momento, estão relacionados com a juventude, habitação, saneamento e lixo, pelo que prometeu respostas eficazes.

Por outro lado, enfatizou que a sua candidatura está “baseada na força” dos seus líderes, desde o histórico Carlos Veiga, passando por Filomena Delgado, Agostinho Lopes, Jorge Santos e Ulisses Correia e Silva, simultaneamente Primeiro-Ministro. “Uma candidatura que bebe na fonte, no povo”, vincou.

Enfatizou, ainda, que a sua candidatura está baseada no “espírito de missão”, sendo que a primeira missão “é resgatar a Praia, devolver seriedade institucional, eliminar a desorganização da Cidade, dar credibilidade, resgatar credibilidade e seriedade da Praia, missão que “é de todos”, acentuou o candidato democrata.

Luís Montenegro reconduzido na liderança do PSD Portugal

Primeiro-Ministro garante estar a gastar o “essencial” da energia a “olhar para o futuro”

As bases do PSD reelegeram Luís Montenegro para um novo mandato, em simultâneo ao cargo de Primeiro-Ministro Português, num País que acolhe expressiva Comunidade Cabo-verdiana, de várias gerações.

O líder da Aliança Democrática que venceu as eleições Legislativas no País, Montenegro acenou com várias medidas de políticas para Portugal e Portugueses.

“Gastamos o essencial da nossa energia a olhar para o futuro” vincou o PM, reiterando estar de “olhos postos no futuro” olhando “pouco para o lado e para trás”.

“Aquilo que temos, temos de continuar a dar, a bem do interesse nacional”, declarou Montenegro que encerrou, este domingo, o 42.º Congresso Nacional do PSD, que decorreu em Braga.

Navio D. Tututa volta a operar amanhã

1

Avaria está resolvida desde sábado, estando confirmada a retoma das operações na segunda-feira, ligando São Vicente a São Nicolau, Sal, Boa Vista e Santiago

A CV Interilhas confirmou, no sábado, 19, que o navio D. Tututa que estava avariado, volta a operar amanhã, segunda-feira, retomando a sua trajetória normal, ligando as diversas Ilhas.

A viagem de retoma tem início previsto pelas 9 horas, no Porto Grande. “O modelo operacional está assim ativo”, refere uma nota oficial da companhia.

Desde a avaria, as várias equipas da CVI multiplicaram-se na procura de soluções.

Confiante na vitória, Armindo Luz apresenta os “pilares” do seu programa de governação para Ribeira Grande

Candidato do MpD vincou querer um Município que “prospere economicamente” e que “preserve as suas raízes”

Armindo Luz é o candidato do MpD à liderança da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santo Antão, ao fim de 5 mandatos do atual Presidente Orlando Delgado, e diz-se consciente da responsabilidade de suceder o mais antigo Autarca Cabo-verdiano.

Aos apoiantes que encheram o pátio da escola Secundária Suzete Delgado, na Povoação, Armindo Luz apresentou os que denominou de “pilares” do seu programa de governação municipal no quadriénio 2024/2028, defendendo um Município “assente” nos princípios das economias Verde e Azul, “ancorados nos adventos da sustentabilidade e das cidades saudáveis”.

O candidato diz querer um Concelho “que prospere economicamente, mas que também preserve as suas raízes”.

Luz quer um Concelho que seja “lugar de oportunidades” para todos, ao mesmo tempo assume que os desafios “ainda são muitos”, mas vincou que as oportunidades que surgem da união e coesão de todos “são ainda maiores”.

As Cidades da Ponta do Sol e Ribeira Grande e as duas Vilas vão ser dotadas de um Plano Estratégico, indicou Armindo Luz que apontou para um “forte programa” no setor da habitação social, a par da aposta no desencravamento de várias localidades.

Armindo Luz, atual Deputado da Nação e Vice-Presidente da Assembleia Nacional, faz dupla com a advogada Leida Santos, que procura reeleição na Assembleia Municipal.

Jorge Santos preside transição geracional no MpD na Ribeira Grande de Santo Antão

Antigo Autarca do maior Município de Santo Antão, e que presidiu Ribeira Grande entre 1991 e 2004, testemunhou a passagem geracional de Orlando Delgado para Armindo Luz que lidera a candidatura do MpD às Autárquicas de 1 de dezembro

Perante um pátio da escola Suzete Delgado a abarrotar de apoiantes, o antigo Presidente do MpD assinalou não ser fácil suceder a Orlando Delgado, ao fim de um consulado de 20 anos, o que faz dele o “Autarca mor” dos Presidentes de Edilidade no País.

Intervindo na sua qualidade de dirigente nacional do MpD e de enviado especial do Presidente do Partido, Ulisses Correia e Silva, Jorge Santos confirmou a sua satisfação em presidir o que chamou de transição geracional na liderança da Autarquia da Ribeira Grande, do veterano Orlando Delgado para o candidato Armindo Luz, que vai disputar a presidência da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Santos fez vénia ao “meritório trabalho” desenvolvido naquele Município durante os 5 mandatos de liderança de Delgado, enfatizando a sua entrega, determinação, resiliência e visão de desenvolvimento.

“Suceder Jorge Santos foi fácil, mas suceder Orlando Delgado não é fácil”, disse, perante uma forte ovação da assistência que não se cansou de aplaudir o trabalho do ainda Autarca.

Arlindo Luz e Leida Santos, esta que concorre à sua própria sucessão na presidência da Assembleia Municipal, não se pouparam em elogios ao Presidente Orlando, de quem esperam que continue a apoiar o Município e a Ilha de Santo Antão