Filme Cabo-verdiano ‘SODADE’ Recebe Duas Nomeações no Festival Internacional de Cinema de Abuja

O filme cabo-verdiano SODADE foi recentemente nomeado em duas categorias no prestigiado Abuja International Film Festival, destacado festival de cinema Nigeriano, realizado anualmente na capital daquele país. As indicações incluem as categorias de Melhor Filme Experimental e Melhor Trilha Sonora, destacando a inovação e a qualidade desta produção cinematográfica.

Quem o anuncia é o produtor Saulo Montrond, nas suas redes sociais, onde afirma que “Estas indicações são o reconhecimento do trabalho árduo de toda a nossa equipa e do esforço criativo que colocamos na construção desta obra. A cultura cabo-verdiana continua a ganhar espaço no cenário internacional, e estamos felizes por contribuir para essa história.”

O impacto do cinema cabo-verdiano vem ganhando notoriedade, e SODADE é um exemplo desse crescimento. A celebração da cultura de Cabo Verde em palcos internacionais como o Abuja International Film Festival é motivo de orgulho para o país e um reconhecimento do potencial artístico da nação.

A cerimônia de premiação está marcada para o dia 3 de novembro de 2024, e a expectativa é grande. O filme segue sua jornada de sucesso, e a equipa expressa sua gratidão a todos que acreditaram e apoiaram o projeto desde o início.

Este é mais um passo importante para o cinema cabo-verdiano, no sentido da consolidação do seu espaço no panorama cultural internacional.

Última hora. Acidente de viação na Cidade da Praia provoca duas mortes e vários feridos

Tragédia envolveu uma viatura “hiace” que capotou na estrada de Monte Vaca

Um acidente de viação envolvendo uma viatura “hiace” ocorreu na tarde desta quinta-feira, na estrada de Monte Vaca, Cidade da Praia.

O capotamento da viatura, que fazia a rota Praia/Tarrafal, resultou na morte de duas pessoas, uma mulher e um homem.

Uma das vítimas fatais foi identificada como uma senhora de nome Tatiana.

Cinco feridos já foram encaminhados para o Hospital Universitário Agostinho Neto.

As autoridades estão a investigar sobre as causas estão em andamento.

 

Em desenvolvimento

CV Interilhas reforça rota Santiago/Maio com viagens extra nos dias 1 e 3 de novembro

0

Medida adotada devido à alta procura de bilhetes para o feriado de 1 de novembro

A CV Interilhas anunciou hoje que, devido à alta procura de bilhetes para o feriado de 1 de novembro, vai realizar duas viagens extra na rota Santiago/Maio/Santiago.

As viagens adicionais estão programadas para os dias 1 e 3 de novembro, “permitindo uma maior flexibilidade para os passageiros que pretendem viajar durante o feriado”.

De acordo com a empresa, as viagens terão início às 8h00 com partida de Santiago em direção ao Maio, e o regresso será às 11h00 do dia 3.

A CV Interilhas também informou que os bilhetes já estão disponíveis para venda, tanto nas suas agências físicas como online.

Jorge Santos enaltece papel de Eugénio Tavares na universalização da cultura Cabo-verdiana

Ministro das Comunidades co-presidiu a cerimónia central das comemorações do Dia da Cultura, realizada em Ribeira Grande de Santo Antão, sob o lema “Cultura, ponto de luz farol da Diáspora”

Jorge Santos, destacou que a cultura é a base da Cabo-verdianidade e referenciou a figura de Eugénio Tavares, patrono do Dia da Cultura, pela sua capacidade de elevar a cultura das ilhas ao reconhecimento universal.

Segundo o Governante, celebrar a cultura Cabo-verdiana é também celebrar a Diáspora, que tem desempenhado um papel fundamental na disseminação dessa cultura pelo mundo.

“Através da poesia e das composições de Eugénio Tavares, a cultura Cabo-verdiana alcançou a universalidade, permitindo que o mundo reconheça Cabo Verde como uma Nação culturalmente rica”, afirmou.

Jorge Santos, enalteceu que a cultura é algo que une esta Nação, e referenciou os 500 anos da criação da Diocese de Santiago Menor de Cabo Verde, para realçar todo o património religioso edificado nesta Ilha de Santo Antão.

A cerimónia central das comemorações do Dia da Cultura também foi co-presidida pelo Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Augusto Veiga, quemanifestou a sua satisfação por Santo Antão acolher a celebração central.

“Este é um dia que dignifica a classe e o setor da cultura. É um grande ganho ter um dia dedicado à cultura, em conjugação com as comunidades. Acreditamos que é um passo em frente a uma maior valorização do próprio setor”, disse.

Preços da oferta turística em Cabo Verde aumentaram 2,4%

No terceiro trimestre de 2024 houve uma diminuição de 5,7 p.p. face ao valor registado no trimestre anterior

Os preços da oferta turística aumentaram 2,4% no terceiro trimestre de 2024, com uma diminuição 5,7 pontos percentuais face ao trimestre anterior.

Segundo dados do Índice de Preços do Turismo, divulgados hoje INE, a variação trimestral observada no terceiro trimestre de 2024 foi de 3,1%, superior em 3,6 p.p. em relação ao trimestre anterior, que apresentou uma variação de – 0,5, reflexo de movimentos sazonais de natureza mensal.

Os dados indicam que houve uma variação homóloga de 2,4%, nas classes dos hotéis, cafés e restaurantes, isto é, -5,9 pontos percentuais, relativamente ao trimestre anterior (8,3%).

Relativamente à atividade de alojamento, os preços dos serviços nos aldeamentos turísticos, hotéis e pensões registaram aumentos de 11,7%, 3,1% e 2,0%, respectivamente.

As residenciais e os hotéis apartamentos registaram diminuição de 0,1% e 0,2% e as pousadas registaram variações nulas.

A nível das ilhas, Sal, São Vicente e Santiago registaram aumentos dos preços relacionados ao alojamento e restauração, de 8,5%, 3,4% e 0,9%, respectivamente, que, de acordo com a mesma fonte, determinaram fortemente o movimento no IPT nacional.

Em sentido inverso, aponta que na ilha da Boa Vista, registou-se uma diminuição, -1,4%, sendo que nas classes de aluguer de viaturas e de serviços de entretenimento e cultura não registaram qualquer alteração nos respectivos preços, relativamente ao trimestre anterior.

O Índice de Preços Turísticos é um indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo dos turistas.

Governo prioriza implementação do hub aéreo do Sal para diversificar economia

Ministro do Turismo e dos Transportes fez este anuncio durante “Ciclo de Conferências de Apresentação Setorial do Orçamento do Estado”, realizado na Ilha do Sal

Carlos Santos, enfatizou as ambições do Governo em avançar com o hub aéreo do Sal e a criação da Zona Económica Especial de agronegócio.

“Queremos implementar o hub aéreo do Sal, a Zona Económica Especial de agronegócio, e o objetivo aqui é transmitir aos participantes desta conferência aquilo que são as ambições do Governo a nível da conectividade e também da diversificação da economia”, disse.

Segundo o Ministro, estes projetos são essenciais para melhorar a conectividade e promover a diversificação económica no contexto do Orçamento do Estado de 2025.

O Governante sublinhou que as reformas nos transportes aéreos e marítimos estão em curso, com a implantação de um mecanismo de obrigação de serviço público para garantir a sustentabilidade dos transportes internos.

Carlos Santos destacou a importância da intermodalidade e da conectividade previsível e sustentável para combater a descontinuidade territorial e melhorar a integração dos sistemas de transporte no País.

Suspeito de furto obrigado a apresentar semanalmente às autoridades

Homem de 35 anos é acusado de ter praticado o crime de furto qualificado em maio deste ano, na localidade de Terra Branca, na Ilha de Santiago

Conforme um comunicado da Polícia Judiciária, o Tribunal Judicial da Comarca da Praia decretou medida de coação de apresentação periódica semanal às autoridades para um homem de 35 anos, residente na Cidade da Praia, suspeito de furto qualificado.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 16, após o primeiro interrogatório judicial.

A mesma fonte destaca que o suspeito foi detido pela Polícia Judiciária na terça-feira, 15, em cumprimento de um mandado de detenção fora de flagrante delito.

Homem de 35 anos é acusado de ter praticado o crime de furto qualificado em maio deste ano, na localidade de Terra Branca, na Ilha de Santiago.

MpD com 45,9 e 47,7% de mulheres nas listas para Câmaras e Assembleias municipais

Comparado com eleições de há 4 anos, Partido melhora consideravelmente a fasquia

O MpD confirma garantir e respeitar a lei da paridade na formação das listas para as eleições autárquicas, marcadas para 1 de dezembro. Para a Câmara Municipal, a participação de mulheres é de 45,9 (em 2020 era de 40,6%) e para a Assembleia Municipal é de 47,7% (há 4 anos era de 41,8%). Ou seja, o Partido liderado por Ulisses Correia e Silva melhora, consideravelmente, a participação de mulheres nas suas listas.

Há Municípios em que a participação é equitativa, de 50/50 e noutros a lei foi aplicada tal como é, ou seja 60/40.

O SG do MpD acentuou que a paridade de género é um dos “principais critérios” que norteou o Partido na “construção” das listas.

“O MpD fez um esforço extraordinário para garantir uma participação equilibrada entre homens e mulheres, alcançando uma lista zebra”, garantiu Luís Carlos Silva.

Por outro lado, o MpD garante dar ter seguido “outros critérios essenciais” para garantir representatividade “ampla e diversa” nas suas listas, nomeadamente, dando “papel central” à participação dos jovens, assegurando “representação territorial equilibrada”, a par da “participação significativa” das comunidades imigradas, “que têm um papel relevante” no desenvolvimento dos Municípios.

O MpD garante que seus candidatos cumprem competências técnicas e políticas “necessárias” para enfrentar os desafios das autarquias.

Demissão de Jorge Tolentino peca por tardia, mas não iliba Presidente da República

Sublinhado é do SG do MpD. Luís Carlos Silva pontua que a manutenção do Chefe da Casa Civil tornou-se insustentável

O MpD, pela voz do seu Secretário Geral, comentou esta quinta-feira, 17, a exoneração de Jorge Tolentino do cargo de Chefe da Casa Civil da Presidência da República, pontuando que a demissão peca por tardia, após as muitas irregularidades detetadas quer pela Inspeção Geral das Finanças quer pelo Tribunal de Contas, que confirmaram ilegalidades no pagamento de chorudo salário de 310 contos mês durante dois anos, à namorada do Presidente da República, e de outros pagamentos à margem da lei a outros colaboradores da Presidência.

Aos Jornalistas, esta tarde, o SG do MpD vincou que Tolentino devia ser afastado logo após a denúncia do escândalo.

LCS lamenta a fuga à responsabilidade da parte do Presidente José Maria Neves

Para o MpD “estava claro” que o Chefe da Casa Civil da PR “não tinha condições” para continuar no cargo, sobretudo após ele próprio autorizar um negócio pessoal, chegando ao cúmulo de comprar uma peça de arte que não produziu (e não se sabe como a adquiriu) a preço que ele mesmo ficou

É “um escândalo” que tirou a Jorge Tolentino “todas as condições” para continuar no exercício do cargo.

“Não deixa de ser apenas um dano colateral, porque o problema continua”, enfatizou.

No entendimento do dirigente democrata, o Presidente JMN falhou no cumprimento da sua missão enquanto guardião da Constituição da República.

“Temos um Estado de direito, o princípio da legalidade e o cumprimento da Constituição e que é valorizada pelo mundo, que é o nosso maior ativo. Devemos proteger o nosso bem maior e é através deste Estado de direito que devemos funcionar”, ajuntou.

Delgado Reflexo

Ah, a “Guerra do lixo” na Praia – ou, como poderíamos chamá-la, o épico drama das redes sociais. E quem melhor para nos guiar por esse conflito do que nossa cronista, a autoproclamada ativista cultural, que, em vez de promover cultura, parece mais inclinada a lançar acusações e provocar discórdia, diria, com a sutileza de quem joga gasolina numa fogueira?

Comecemos pela curiosa afirmação de que o candidato apoiado pelo governo tem poucos simpatizantes. Poucos? Interessante. Pus-me a pensar: ela deve ter uma bola de cristal em casa, porque, aparentemente, já conhece o resultado das eleições antes mesmo de acontecerem! Ou, quem sabe, teve acesso a sondagens secretas que ninguém mais viu.

Isso é que é privilégio! Mas, sabe como é, quando estamos muito focados em provar um ponto, a realidade vira apenas um detalhe inconveniente, não é? Seguimos com a revelação de que o candidato Abraão Vicente e seus “poucos” seguidores estão compartilhando fotos de contentores cheios de resíduos. Que ousadia! Imagine só, usar imagens reais para criticar um problema visível. Quem faz isso hoje em dia? Claro, é estranho usar fotos de contentores transbordando para evidenciar a má gestão do recolhimento. Afinal, o mais lógico seria ignorar o problema e deixá-lo crescer até se tornar uma nova atração turística da cidade. Quem não adora o cheiro de lixo fresco pela manhã?

Ela deve amar. Coloco a minha mão no fogo e não me queimo. Contudo admite que o problema dos resíduos é grave. Olha…Surpresa! Mas esperem, não se empolguem, porque logo tira o foco disso. Dengue? Sim, é um problema, mas vamos nos concentrar em questões mais “relevantes”.

A cronista nos lembra que “há muitos outros desafios nas autarquias”. Ah, claro, como se alguém estivesse dizendo o contrário. Isso, meus caros, é um truque clássico: você finge que os outros só falam de lixo, e aí surge, do nada, do nadão, como a voz da razão, lembrando a todos que também precisamos de água, esgoto, transporte, escolas e segurança. Brilhante! Só que… será que a gestão dos resíduos não faz parte dessa lista? Afinal, estamos a falar de saúde pública, mas parece que a senhora em questão preferiu ignorar esse detalhe.

Ah…Já agora: Será que essas questões outras que ela citou, têm sido levado em conta atualmente?

Agora, minha gente, vem a pérola sobre São Vicente. “Que show da Xuxa é esse?”

A senhora, que, segundo ela mesma disse numa live “npodê que nha basofaria”(live não, circo de horrores, que nem merece meu tempo, pois minha paciência ultimamente é de quem tenta ensinar um papagaio a cantar ópera) , nos informa que lá também há problemas (como se alguém estivesse a sugerir o contrário), mas – que conveniente! – ninguém do MpD está a expor isso nas redes sociais. Será porque, veja só, os resíduos não estão transbordando nas ruas de lá do mesmo jeito? Talvez porque as condições sejam diferentes. Mas isso pouco importa.

No jogo da cronista, o que interessa é insinuar que os problemas lá são piores, mas que, de alguma forma, ninguém está falando deles. Será que ela também sabe quantos simpatizantes o MpD tem por lá? Fico curiosa! E chegamos ao grand finale: “Cuidado com os falsos humildes.”

Ora, ora, olha quem fala! A ativista imparcial, sempre pronta para nos salvar das “guerrinhas e verborreias de Facebook”, que, ironicamente, ela mesma alimenta com cada post inflamado.

No final, a gestão de um município vai muito além de contentores cheios. Mas, sabe o que também faz parte da gestão? Não ignorar os resíduos que se acumulam nas ruas. Porque, ao contrário do que nossa cronista-ativista (ou seja lá o que ela se considera) possa sugerir, os problemas não desaparecem só porque decidimos focar em outros assuntos.

Eles ficam lá, à espera, um lembrete diário de que, por mais que tentemos desviar a atenção, aquilo que incomoda… continuará a incomodar. Os problemas que fedem…continuarão a feder!