Última hora. Hospital Agostinho Neto lamenta falecimento de gestante e abre inquérito 

Administração do Hospital Central da Praia comunicou o falecimento de Tatiana Isabel Moreira, grávida de 38 semanas, ocorrido durante o parto no dia 26 de setembro

O Conselho de Administração do HAN expressou hoje, domingo, 29, suas condolências aos familiares e informou a abertura imediata de um inquérito independente para apurar as circunstâncias da morte de uma gravidez 38 semanas. O caso ocorreu no passado dia 26 e a gestante era de São Lourenço dos Órgãos.

O hospital garantiu que o relatório será apresentado aos familiares e divulgado publicamente com transparência.

O HAN reforçou seu compromisso em melhorar a qualidade dos serviços prestados para evitar tragédias como esta.

Santo Padre acompanha “com dor e muita preocupação” situação no Líbano

Líder Católico lamenta que neste momento, aquele território seja uma “mensagem martirizada”

O Santo Padre está a acompanhar “com dor e muita preocupação” a situação no Líbano e de modo geral no Médio Oriente.

Na Missa deste domingo, em Bélgica, na conclusão da sua visita àquele País, o Papa lamentou o “alargamento e a intensificação do conflito no Líbano”.

“O Líbano é, no seu todo, uma mensagem. Mas, neste momento, é uma mensagem martirizada”, lamentou, salientando os “efeitos devastadores” da guerra na população.

“Muitas, demasiadas pessoas continuam a morrer dia após dia no Médio Oriente”, condenou o Pontífice que pediu orações pelas vítimas, suas famílias e pela Paz.

“Peço a todas as partes que cessem imediatamente o fogo no Líbano como, de resto, em Gaza e na Palestina e Israel”, reiterou.

MpD na Boa Vista denuncia PAICV e Câmara Municipal de condicionar voto livre

Partido requer urgente intervenção da Comissão Nacional de Eleições e acusa, ainda, Edilidade de estar a condicionar funcionários públicos

O MpD, Oposição municipal na Ilha da Boa Vista, fez uma denúncia pública contra o PAICV, a Câmara Municipal e o Presidente Cláudio Mendonça, a quem acusa de ações que condicionam o voto livre dos cidadãos.

Em carta remetida à CNE, o MpD faz uma série de denúncias e acusa a Câmara Municipal de estar a condicionar os cidadãos e funcionários municipais na sua decisão de escolher, livremente, em quem votar no próximo dia 1 de dezembro.

Segundo apurou OPAÍS.cv, em contramão com o Código Eleitoral, o PAICV afixou em Sal Rei cartazes de grande dimensão na sua sede de campanha com apelos ao voto, situação que o MpD sustenta ser ilegal.

Por outro lado, os democratas denunciam o Presidente Cláudio Mendonça e a Autarquia da prática de ações que condicionam o sentido de voto dos Boavistences, “esbanjando recursos públicos” com a entrega “desenfreada” de materiais de construção civil.

“Não deixa de ser claro que o único objetivo pretendido é o condicionamento do sentido de voto dos cidadãos”, pois que a distribuição é feita de forma “aleatória” e sem qualquer “parecer socioeconómico”, pontua.

O MpD reporta também ter recebido denuncias de funcionários da Câmara Municipal em como o Presidente e equipa, de forma “coativa e intimidatória”, os têm “pressionado” e “forçado” a fazerem campanha a favor do PAICV “em pleno horário de trabalho”.

Com estas denúncias, o MpD espera que a CNE ordene imediatamente a retirada de toda a propaganda do PAICV na Ilha e que ao mesmo tempo sejam tomadas medidas cabíveis contra o PAICV, a Câmara Municipal e o Presidente no sentido de fazer cessar o condicionamento do voto.

O pastor da ovelha negra

O soldado virtual que se tem esforçado bastante ultimamente para tapar o blackout do seu partido e do seu alto magistrado vem agora vangloriar-se após o pronunciamento do Presidente TC, de que não se trata de uma verdadeira condenação!

Ainda não te deste conta que só restou o sr para defender o indefensável!?
A JHA, a CFL e o próprio PAICV se remeteram ao silêncio após algumas tentativas frustradas!

Tenha decência oh homem e faça o mesmo que assim talvez obterás mais validade e reconhecimento social!

Ora, a “condenação financeira” por parte do TC que praticamente validou e reconfirmou todos argumentos constantes do Relatório da IGF, não é suficiente para fazer jus ao substantivo de uma frase que tem como sujeito masculino e singular o “vosso” PR?

É lastimável que esse pastor online da “ovelha negra do momento” se orgulhe em vir ao público para “esclarecer” e “informar” que o PR ainda não fora condenado, ao contrário do que foi noticiado por um jornal online citando a sua fonte!

O Sr PL parece que se esqueceu da “comunicação-confissão” do seu próprio PR! Esse mesmo Sr “pastor online da ovelha negra” se esquecera da condenação da sociedade em todas as redes sociais! Esse mesmo pastor de um único rebanho talvez não chegou a ouvir as declarações de grandes vozes de um rebanho desnorteado e sem rumo que é o caso do seu partido, como por exemplo as vozes do Pedro Pires, Felisberto Vieira, Júlio Correio, etc!
Esse mesmo pastor e soldado virtual se esquecera da devolução parcial adiantada pelo PR ao Tesouro!

Acha ainda o sr PL que o “seu PR” não está condenado?

Só devido a sua falta de pudor e dignidade e um egocentrismo radical que o mesmo demonstra é que ainda não temos a certidão condenatória – a Renúncia!

Pois, a morosidade do nosso sistema judicial é o nosso calcanhar de Aquiles, mas acredite oh sr PL, a emissão da certidão condenatória não irá ultrapassar o ano civil de 2026 que por azar coincidirá com as eleições presidenciais!

Última hora/São Lourenço dos Órgãos. Jovem de 25 anos morre em tanque

Delça, como era conhecido, teve morte imediata

Adelcides Tavares, morador em Mercado Pedra Amular, Concelho de São Lourenço dos Órgãos, faleceu no último sábado, na sequência de uma queda num tanque.

Segundo consta, o jovem de 25 anos, pai de uma menina de cerca de 2 anos, foi banhar-se num tanque, após mais um dia de trabalho, e ao saltar-se para o tanque bateu com a cabeça.

Fonte no local adianta que ele partiu o pescoço e que foi declarado óbito no local.

Delça foi descrito como um jovem proativo, desportista, oriundo de família humilde, sonhador, educado e responsável.

O seu funeral se realiza ainda este domingo.

Lombo Comprido, em Santo Antão, ganha nova estrada

Infraestrutura reabilitada foi inaugurada no sábado, pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva

A comunidade de Lombo Comprido, no Município do Paúl, ganhou ontem, uma nova infraestrutura rodoviária.

A estrada para a zona está totalmente reabilitada, num investimento do Governo, em parceria com a Câmara Municipal, liderada por António Aleixo.

O PM que presidiu a inauguração, sublinhou ser “mais um exemplo” da boa parceria entre o seu Governo e as Autarquias, num investimento que melhora as condições de circulação, segurança e desenvolvimento socioeconómico.

O desencravamento de localidades com potencial agrícola e turístico tem sido uma aposta do Governo, suportado pelo MpD, pelo que UCS confirma “temos estado a cumprir”, com este compromisso.

As estradas construídas e reabilitadas significam benefícios para as pessoas, para as crianças e os jovens terem acesso às escolas com mais facilidade, os pequenos empresários desenvolvem o seu negócio, os agricultores fazem escoar os seus produtos com mais facilidade, a construção civil menos onerosa devido ao transporte de materiais, os turistas circulam com mais segurança nas estradas e as pessoas ficam mais perto dos serviços de saúde. “Enfim, são as pessoas e a economia que ficam a ganhar”, assinalou.

Três mortos em colisão entre helicóptero e linha de alta tensão em Espanha

Tragédia ocorreu este domingo, na zona de Monte Picayo

Uma colisão entre um helicóptero e uma linha de alta tensão em Espanha, culminou na morte de 3 pessoas, na manhã deste domingo.

As vítimas mortais seguiam na aeronave, que entretanto se despenhou, na zona de Monte Picayo.

O helicóptero estava a efetuar trabalhos de inspeção de linhas elétricas.

Papa na Bélgica. É importante não encobrir os abusos

Pontífice celebrou Missa no principal estádio da Capital Belga e sobre o escândalo dos abusos reforçou ser importante denunciar os abusadores

Na Igreja “há lugar para todos, todos, todos, mas todos seremos julgados”, assegurou, este domingo o Papa Francisco, na Missa a que presidiu e que marca o fim da sua visita de 3 dias à Bélgica.

“Com a mente e o coração volto à história de alguns destes pequenos que encontrei no outro dia”, referiu o Papa que confirma ter registado o “sofrimento de abusados” na Bélgica.

“Não há lugar para os abusos, não há lugar para a cobertura dos abusos”, defendeu o líder Católico que instou os Bispos Belgas a não encobrirem os abusos. “Peço a todos: não encubram os abusos! Peço aos Bispos: não encubram os abusos. Condenem os abusadores e ajudem a que se curem desta doença do abuso”, reiterou.

O Papa refere que o mal não se esconde, pelo que sustentou “deve ser posto a descoberto”.
“Que se saiba e que seja julgado o abusador”, defendeu, ajuntando que o julgamento é para todos, “seja ele leigo, leiga, Padre ou Bispo”.

Novo Parque Solar de Monte Trigo duplica capacidade de produção e de armazenamento de energia renovável

Primeiro-Ministro presidiu ontem ao lançamento das obras para construção de um Parque Solar, no valor superior a 360 mil contos

O novo Parque Solar de Monte Trigo, no Concelho do Porto Novo, cujas obras de construção de uma unidade de 1,2 MW, foram lançadas ontem, sábado, vai duplicar a capacidade de produção e de armazenamento de energia renovável na Ilha de Santo Antão.

O Primeiro-Ministro que presidiu ao lançamento das obras fala num projeto que tem impacto no incremento das energias renováveis em toda a Ilha.

“Este é mais um passo importante no cumprimento dos objetivos e metas estabelecidas pelo Governo em matéria das energias renováveis”, assinalou Ulisses Correia e Silva, pontuando que a aposta nas energias renováveis comportam menos custos, e garante, ao mesmo tempo, maior segurança energética no País, a par de um investimento que contribui para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e diminuição da emissão de gases de efeito estufa.

A estimativa é que esta nova central esteja pronto para entrar em funcionamento em fevereiro do próximo ano.

A empreitada tem um custo superior aos 360 mil contos, sendo co-financiada pela International Bank for Reconstruction and Development, The International Development Association, Loan From Canada Clean Energy and Forest Climat, Gender Grant from CCEFCF e pela Global Infrastructure Facility.

Câmara Municipal do Sal inicia obras “estruturantes” em Palmeira e Fonte Riba

Obras, a serem lançadas no dia 1 de outubro, visam dotar a vila da Palmeira de “mais e melhores condições”

A Câmara Municipal do Sal vai lançar as primeiras pedras para a construção de várias obras estruturantes na vila da Palmeira e na comunidade de Fonte Riba.

No dia primeiro de outubro vão ser lançadas na Ilha as primeiras pedras para construção do Mercado Municipal da Palmeira, Transversal da Vila Nova (Casas Sociais), II Fase de Pavimentação de Capadócia, expansão de rede de eletricidade e água e 2.ª entrada de Fonte Riba.

Em comunicado, a Autarquia salientou que estas obras têm como objetivo dotar a Vila da Palmeira de “mais e melhores condições”, assegurando o bem-estar e qualidade de vida às comunidades locais.