Tentativa de lavagem de imagem por parte do JMN aqui nos EUA é um fiasco!

Através de uma entrevista com fala mansinha dada aqui nos EUA, o José, em jeito descontraído e com ensaio prévio, tentou realizar o impossível: lavar a sua imagem! “Eu não fiz nada de mal!”!

É incrível como é que os políticos se embriagam politicamente! Será uma doença? JMN ainda não percebeu bem o alcance e as consequências das suas ilegalidades e os crimes que ele cometeu!

E com esse equívoco pessoal, intencional, previamente ensaiado, ele tenta resistir e procurar incutir na mente dos cabo-verdianos que ele não fez nada de grave, que fez tudo de boa fé e que a culpa de tudo que aconteceu é dos cabo-verdianos e de quem publicou o que estava no segredo dos deuses! Ele nem sabe que o salário público não pode ser um segredo ou um dado pessoal! Porquê? Porque é utilização do dinheiro dos contribuintes! Ele tenta passar a ideia de que quem divulgou o “segredo do salário” da sua namorada é que é criminoso! O criminoso, senhor JMN, é quem praticou o acto ilegal e criminoso! E se não houvesse denúncia, como é que a sociedade iria saber do segredo do salário milionário dado à sua namorada durante dois anos? E muitos outros crimes descobertos pelas inspeções das Finanças e a auditoria do Tribunal de Contas? Na sequência da denúncia, descobriu-se coisas nunca imagináveis! Festivais de ilegalidades!

É grave essa postura de tentativa de lavagem, pois que só o JMN e os seus poucos amores é que ainda não perceberam que os seus actos e crimes do 310 constituem o maior escândalo de sempre desta República.

E porque não percebe esse alcance, ou finge não perceber, é que tenta lavar a maior nódoa da nossa Administração Pública, incluindo a época colonial. Nunca Cabo Verde assistiu um escândalo com essa magnitude. O que aconteceu é um sismo político na sua magnitude máxima!

E que fique bem claro: ainda a sociedade caboverdeana não conheceu o mar ou o oceano de ilegalidades e crimes cometidos por quem foi confiado o poder de ser o guardião da Constituição e das leis da República. O crime 310, a criação ilegal de um cargo público à namorada, o salário milionário que ele de livre vontade fixou à namorada, não é o único crime cometido pelo JMN.

Nem pensar! Quem pensar assim, está a ser enganado e aldrabado!

Para além do crime grave do salário 310, JMN cometeu mais de uma dezena de outros crimes tão graves que o crime 310.

Espero que o Tribunal de Contas e outras inspeções em curso não venham sentir medo das suas responsabilidades legais e cumprem sem nenhuma cumplicidade as suas obrigações legais.

O JMN aproveitou-se da República e cometeu todas ilegalidades e crimes possíveis! Ele quebrou sem respeito algum o juramento que fez à Nação! E isto é uma desonra à República! Imaginem?

Ele festejou e afirmou que não é ainda um Presidente condenado? Como um distraído que é, ele e os seus amores caíram na rasteira…se ele não é condenado pelos seus actos, porquê que devolveu ao Estado uma parte do dinheiro que tirou abusivamente dos cofres dos contribuintes?

Que fique bem claro, não são as minhas denúncias que estão em causa! Nada disso e eu nunca quis tirar algum proveito do que fiz. Apenas contribui para demonstrar à opinião pública a podridão que paira à volta da Presidência da República do JMN, que cometeu vários outros escândalos graves, chegando ao ponto de autorizar a Presidência da República a pagar ao SPA as massagens às suas amigas, pagou óculos pessoais às companheiras, pagou férias ilegais aos funcionários… etc, etc…

Ter pena do JMN? Vocês estão é malucos! Ouvir as desculpas do JMN? Só se formos todos estúpidos! Eu tenho pena é do meu país – CABO VERDE – que durante 18 anos sofreu os abusos, as violentas ilegalidades e os festivais financeiros do JMN! JMN não é de hoje que comete esses crimes. Imaginem os seus 15 anos de governação em que ele esteve como peixe na água a mexer nos cofres do Estado?

No dia em que tudo vier ao conhecimento do grande público, pois que todos os relatórios serão por lei publicados, a sociedade dará o devido valor aos trabalhos da inspeção e da auditoria dos órgãos competentes. Maika Lobo, graças a Deus, não precisa da fama, os campeões e os corajosos são os inspectores das Finanças e os juízes do Tribunal de Contas.

Obrigados senhores, façam o vosso trabalho até fim! Sem medo!

Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas realiza primeira visita oficial à Ilha do Maio

Augusto Veiga vai reunir-se com agentes culturais e fazedores da cultura da Ilha

Conforme um comunicado do MCIC, da agenda da deslocação consta a inauguração, em representação do Governo, do Polidesportivo de Morro, no dia 1 de outubro.

Durante sua estada, o Ministro vai reunir-se, na tarde desta segunda-feira, 30, com o Presidente da Câmara Municipal do Maio, Miguel Rosa e sua equipa, encontro com agentes da cultura e fazedores da cultura da Ilha, visita à Casa Djarmai e Casa de Juventude.

Para finalizar esta deslocação, Augusto Veiga vai conhecer as escolas beneficiadas no âmbito do programa Bolsa de Acesso à Cultura de Morro, Morrinho e Calheta e a Escola de Iniciação Musical “Maio Nha Terra Maiense”.

Porto Novo vai ganhar pavilhão desportivo coberto para múltiplas modalidades

Com um investimento comparticipado entre o Governo e a Câmara Municipal em cerca de 177 mil contos, a obra vai estar concluído dentro de 1 ano

O ato de consignação do pavilhão, realizado no último domingo, foi presidido pelo Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva.

Porto Novo terá, dentro de 1 ano o seu primeiro pavilhão desportivo moderno e funcional, destinado à prática de diversas modalidades, como basquetebol, futsal, andebol, voleibol, artes marciais e ginástica.

O projeto surge de uma parceria entre o Governo e a Câmara Municipal de Porto Novo, marcando e está orçado em em cerca de 177 mil contos.

O Primeiro-Ministro destacou a importância da obra para o desenvolvimento da juventude em São Antão.

“A qualificação profissional, a educação, o empreendedorismo, o associativismo, a cultura e o desporto são áreas de interesse direto para os nossos jovens, e o Governo, em parceria com as Câmaras Municipais, tem dado especial atenção a estas áreas. O nosso foco é a juventude “, afirmou.

Ulisses Correia e Silva destacou que este é um marco para o desporto em Porto Novo, posicionando o Município para a iniciação desportiva e a competição, com capacidade para receber eventos nacionais e internacionais.

“Felicito o Município de Porto Novo e os jovens, porque este futuro pavilhão será uma infraestrutura que vai permitir a prática de várias modalidades de salão e elevar o nível do desporto na região”, enfatizou.

 

Governo investe mais de 2 milhões de contos na mobilização de água na Boa Vista

Precioso líquido será canalizado para os setores da agricultura e abastecimento público

O Governo está a investir um pacote de 2,6 milhões de contos na mobilização de água na Boa Vista, confirmou o Ministro da Agricultura e Ambiente.

Gilberto Silva que no sábado, 28, presidiu ao lançamento do programa de mobilização de água para agricultura na Ilha pontuou ser um projeto inovador e ambicioso já em curso, esperando que os resultados possam mudar o rumo da Boa Vista no domínio da agricultura e potenciar o desenvolvimento económico e social da Ilha.

Gilberto Silva pontua que o principal foco são as pessoas, pelo que “estamos a trabalhar para garantir a disponibilidade e a regularidade da água às pessoas para os diferentes usos”.

“Vamos continuar a trabalhar para consolidar os ganhos já alcançados”, assegurou o Ministro, revelando que a ambição do Governo é tornar a Boa Vista numa das principais Ilhas agrícolas do País com recurso a tecnologias inovadoras.

“Com estes projetos, vamos conseguir adaptar melhor às mudanças climáticas, lutar contra seca e desertificação, reduzir assimetrias regionais, criar melhores oportunidades de emprego, uma economia mais inclusiva e reduzir a pobreza. Portanto é esta a nossa visão integrada”, sustentou.

Câmara Municipal do Sal inaugura novos arruamentos em Espargos

Arruamentos em Bairro Novo e atrás de África 70 e IFH, tiveram um investimento de cerca de 30.000 contos

A Câmara Municipal do Sal inaugurou, no último sábado, novos arruamentos nos bairros Novo e África 70, na Cidade de Espargos, como parte do programa de Requalificação Urbana.

As obras foram inauguradas pelo Presidente da Câmara Municipal do Sal e contemplam a rua do ginásio Djim Djim e a rua atrás do bairro África 70.

Júlio Lopes destacou que esta iniciativa visa melhorar a infraestrutura local, proporcionando mais conforto aos munícipes e valorizando a estética da cidade. “O projeto inclui calcetamentos, áreas verdes e passeios, com um investimento total de cerca de 30.000 contos”, destacou.

Por sua vez o proprietário do ginásio Djim, Djim Soares, expressou sua satisfação com as obras, lembrando que, desde 2007, a rua ao redor do seu estabelecimento era de terra batida, o que dificultava o acesso. “Hoje, temos uma rua calcetada e organizada, o que é motivo de grande satisfação”, afirmou.

Já uma moradora do bairro Novo e mãe de crianças com problemas alérgicos, Camila Silva, destacou que a pavimentação irá reduzir a poeira e melhorar a saúde das crianças e também impulsionar o desenvolvimento do bairro.

Tragédia! Adolescente morre afogado em tanque na ilha do Fogo

0

Rapaz de 13 anos, morreu a tarde de domingo, em São Jorge, zona norte de São Filipe

Um adolescente de 13 anos perdeu a vida, na tarde de domingo, 29, num tanque de água utilizado para a rega.

Segundo um dos elementos da corporação dos Bombeiros Voluntários, em declarações à Inforpress, o adolescente deslocou-se ao sítio do incidente na companhia de outras crianças e adolescentes para se banharem.

O corpo foi retirado da água ainda na tarde de domingo e aguardou-se pela chegada das autoridades para os procedimentos legais e posterior entrega do cadáver aos familiares.

Continuam buscas por idosa desaparecida na Ilha do Fogo

Rosinha, de 74 anos, foi vista pela última vez às 21:00, ro dia 24 de setembro

Idosa, residente em Chã das Caldeiras, no Município de Santa Catarina do Fogo, está desaparecida há uma semana.

Segundo informações fornecidas pelos familiares, Rosinha foi vista pela última vez às 21:00 do dia 24 de setembro, desde então, as buscas realizadas pela comunidade não tiveram sucesso.

Os familiares não acreditam que a idosa tenha sido vítima de violência, mas o desaparecimento prolongado causa preocupações.

O Comandante Regional da Polícia Nacional, Fernando Tavares, em declarações à Inforpress, afirmou que as autoridades já foram informadas e que todas as estruturas policiais estão em alerta e a trabalhar no caso.

Centro de Saúde de Ribeira das Patas concluído em junho

Previsão é do Primeiro-Ministro que no sábado, 28, visitou as obras em curso

No local, Ulisses Correia e Silva confirmou que a empreitada segue a “bom ritmo”.

A fazer fé nas informações que lhe foram prestadas pela empresa construtora, a obra fica concluída em junho do próximo ano, por altura das festas de São João.

O Primeiro-Ministro enfatiza que Ribeira das Patas terá uma infraestrutura para a proximidade de prestação de serviços de saúde.

A par daquelas obras, o PM visitou a Delegacia de Saúde do Porto Novo onde pôde ver in loco a situação da estrutura hospitalar, tendo constatado os investimentos em curso como a instalação de um novo gerador elétrico, novo espaço de atendimento de pacientes em construção e a previsão de mais consultórios.

A visita permitiu ver a necessidade de dotar aquela Delegacia de um serviço de estomatologia, de equipamentos mais modernos, de melhores condições do serviço de lavandaria e a necessidade de intervenções para fazer face a infiltrações e humidade.

Faleceu Cardeal mais velho da Igreja Católica

Dom Alexandre do Nascimento era Arcebispo Emérito de Luanda, e faleceu no sábado, aos 99 anos de idade

Natural de Malange, Angola, Dom Alexandre do Nascimento nasceu a 1 de março de 1925 e foi ordenado Padre em 1952, com 27 anos, em Itália, onde estudou.

Regressa ao seu País, onde lecionou Teologia e exerceu jornalismo, entre outras missões, antes de ser exilado de Angola em 1961, passando a residir em Lisboa.

A 10 de agosto de 1975, Paulo VI nomeou-o Bispo de Malanje, tendo sido ordenado a 31 do mesmo mês, na Catedral de Luanda; a 3 de fevereiro de 1977, foi nomeado para a nova Sé Metropolitana do Lubango.

A 15 de outubro de 1982 foi raptado – durante uma visita pastoral – por um grupo de homens armados, que o libertaram a 16 de novembro seguinte; foi criado Cardeal a de 2 de fevereiro de 1983, por São João Paulo II, que o nomeou Arcebispo de Luanda a 16 de fevereiro de 1986, tendo permanecido nessa missão até 23 de janeiro de 2001.

Última hora. Hospital Agostinho Neto lamenta falecimento de gestante e abre inquérito 

Administração do Hospital Central da Praia comunicou o falecimento de Tatiana Isabel Moreira, grávida de 38 semanas, ocorrido durante o parto no dia 26 de setembro

O Conselho de Administração do HAN expressou hoje, domingo, 29, suas condolências aos familiares e informou a abertura imediata de um inquérito independente para apurar as circunstâncias da morte de uma gravidez 38 semanas. O caso ocorreu no passado dia 26 e a gestante era de São Lourenço dos Órgãos.

O hospital garantiu que o relatório será apresentado aos familiares e divulgado publicamente com transparência.

O HAN reforçou seu compromisso em melhorar a qualidade dos serviços prestados para evitar tragédias como esta.