Lela quer novo mandato para continuar transformação de São Lourenço dos Órgãos

Cabeça-de-lista do MpD à Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos apresentou sua recandidatura e garante continuidade na melhoraria da qualidade de vida da sua população

Carlos (Lela) Vasconcelos, candidato do MpD à reeleição como Presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, apresentou, no domingo, 22, a sua candidatura com o lema “Por São Lourenço dos Órgãos, Pelas Pessoas”.

O candidato destacou o progresso alcançado desde 2016, mas afirmou que ainda há muito a ser feito.

“Desde 2016 estamos nesta longa caminhada e já realizamos vários projetos importantes que melhoraram a qualidade de vida dos Laurentinos. É visível o excelente trabalho que fizemos. Apesar do balanço extremamente positivo, se nos perguntarem se está tudo perfeito, dizemos que não”, afirmou.

Lela reforçou seu compromisso em melhorar a qualidade de vida dos Laurentinos, especialmente das famílias mais vulneráveis.

Candidato do MpD à CM dos Picos aponta prioridade em saneamento e desenvolvimento Urbano

Ângelo Vaz apresentou publicamente a sua candidatura, sob o lema “Por São Salvador do Mundo, pelas pessoas”

O ato aconteceu no domingo, 22, e foi presidido pela Vice-presidente do Movimento para a Democracia, MpD, Janine Lélis.

Ângelo Vaz, cabeça-de-lista do MpD à Câmara de São Salvador do Mundo, pediu um terceiro mandato nas eleições autárquicas de 1 de dezembro, comprometendo-se a “continuar a melhorar” a vida das populações.

Durante a apresentação da sua candidatura, destacou a meta “cada família uma casa de banho” como prioridade para o mandato 2024-2028, visando aumentar a dignidade das famílias.

Ângelo Vaz recordou os avanços no abastecimento de água e energia, prometendo mais investimentos em habitação social e na Cidade de Achada Igreja, com projetos de requalificação urbana e construção de novas infraestruturas.

Queda de edifício em Itália causa 4 mortos

Suspeita-se que a explosão de uma botija de gás tenha provocado o desabamento do edifício

A queda de um edifício de dois andares em Saviano, perto de Nápoles, no domingo, resultou na morte de quatro pessoas, incluindo uma mulher idosa, seus dois netos, de 4 e 6 anos, e a mãe das crianças.

As autoridades suspeitam que a explosão de uma botija de gás tenha causado o desmoronamento.

O pai das crianças foi resgatado em estado crítico, enquanto o irmão de 2 anos sobreviveu sem risco de vida.

6 mortos e 2 desaparecidos em inundações no Japão

Acidentes ocorreram na sequência de chuvas torrenciais que afetaram a província de Ishikawa

De acordo com as autoridades locais, pelo menos seis pessoas morreram e duas estão desaparecidas devido a inundações e deslizamentos de terra no centro do Japão, após fortes chuvas no fim de semana.

A província de Ishikawa, na costa do mar do Japão, foi a mais afetada, com cerca de 110 mil pessoas evacuadas.

A região já havia sido atingida por um sismo em janeiro, que deixou centenas de vítimas. A agência meteorológica do Japão alertou para chuvas “sem precedentes”, e o exército foi mobilizado para auxiliar nas operações de resgate e assistência.

Aumenta para oito número de mortos nos incêndios em Portugal

Uma idosa que tinha sofrido queimaduras graves, faleceu esta segunda-feira de madrugada

Número de vítimas mortais dos incêndios subiu para oito, após o falecimento de uma idosa que tinha sido resgatada das chamas pelo filho, que continua internado no hospital de Aveiro.

A mulher, de 81 anos, que ficou ferida num incêndio em Albergaria-a-Velha, na semana passada, morreu esta segunda-feira de madrugada.

A idosa estava internada no Hospital de Coimbra em estado considerado “muito grave” e acabou por não resistir à gravidade dos ferimentos.

Os incêndios que devastaram o Norte e Centro de Portugal na semana passada já causaram ainda 177 feridos.

Cabo Verde realiza Sessão Preparatória para Conferência Global sobre fim da violência contra criança

Evento acontece no dia 26 de setembro e vai ser presidido pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire

Cabo Verde é um dos estados membros que vai participar na primeira Conferência Global Ministerial sobre o fim da violência contra a criança, que acontece em novembro de 2024, em Bogotá, Colômbia.

Neste âmbito, o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, realiza uma Sessão Preparatória Nacional enquanto uma das recomendações da organização do evento rumo à Conferência Global.

Conforme um comunicado do MFIDS, o principal objetivo da Sessão Preparatória Nacional é apurar o diagnóstico nacional sobre a violência contra crianças e adolescentes e recolher subsídios sobre os principais desafios, o que têm sido feito e os principais compromissos que devem ser assumidos pelo País nesta matéria.

Este evento, que vai contar com a presença de mais de 1000 delegados, é organizado pelo Governo da Colômbia, em parceria com o UNICEF, a OMS e o Gabinete do Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas sobre a Violência contra a Criança.

Câmara Municipal do Sal inaugura novos arruamentos em Santa Maria

Edil Júlio Lopes destacou que este investimento vai ter um “grande impacto” para a população local 

A Cidade de Santa Maria, na ilha do Sal, ganhou novos arruamentos após a inauguração realizada no último sábado, como parte das festividades do Município.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Lopes destacou a importância das novas vias, que ligam zonas estratégicas da Cidade, como a Casa para Todos, o CEMAM e o estádio Djidjuca.

“Estamos a ligar a zona da Casa para Todos ao CEMAM, ao estádio de futebol Djidjuca e ao Hotel Sobrado. Essa obra vai servir toda a população, especialmente as centenas de famílias que moram na Casa para Todos e os alunos do CEMAM, que agora têm um caminho pavimentado e mais agradável”, afirmou

Júlio Lopes anunciou que o Município vai continuar a investir em infraestruturas para Santa Maria. “Dentro de pouco tempo, vamos inaugurar o polo desportivo de Santa Maria, um complexo que inclui um pavilhão para atividades desportivas em salão, um parque desportivo com modalidades como andebol, basquete, futebol, e até um parque infantil e fitness”, revelou.

Conforme o Edil estas intervenções visam melhorar a qualidade de vida da população, “reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social”.

EUA financiam investigações científicas do Cabo-verdiano Jay Brito Querido

Pacote de 3,1 milhões de Dólares vai permitir contratar investigadores e acelerar a investigação científica em curso no Brito Querido Lab

O Governo Federal dos Estados Unidos da América atribuiu um financiamento na ordem dos 3,1 milhões de Dólares, para apoiar programas de investigação científica, liderado pelo Cabo-verdiano Jay Brito Querido, através da sua prestigiada empresa “Brito Querido Lab”.

A informação é confirmada numa publicação nas redes sociais, em que o cientista Cabo-verdiano expressou o seu “profundo agradecimento” ao financiamento.

Segundo indicou, esta verba é atribuída através do Instituto Nacional da Saúde, NIH, e do Instituto Nacional das Doenças Neurológicas e AVC, NINDS, sendo o financiamento público “mais competitivo” para a investigação científica nos EUA. “Normalmente, numa primeira submissão (como foi o meu caso), os investigadores nem sequer passam da primeira fase de seleção”, explicou Jay Brito Querido, admitindo que “contra todas as probabilidades” ele foi selecionado logo na minha primeira candidatura, tendo obtido a classificação máxima atribuída pelo NIH na componente de mérito do Investigador Principal.

Com este financiamento, a empresa do Cabo-verdiano vai poder contratar mais investigadores e “acelerar” a investigação científica em desenvolvimento no Brito Querido Lab, cujo objetivo é compreender como é que anomalias na descodificação do RNA contribuem para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.

Corpo de Eugénio Inocêncio é cremado hoje, em Lisboa

Cinzas do antigo Embaixador serão levados a Porto Novo, onde serão guardadas num jazigo da família

O corpo do antigo Embaixador e Presidente da Associação de Empresários de Santiago, falecido na última terça-feira, foi cremado este domingo, por volta das 11:30, após Missa de Corpo Presente na Igreja de São Tomás de Aquino, em Laranjeiras, Lisboa.

Fonte familiar atualizou ao OPAÍS.cv o programa das exéquias.

Na próxima quarta-feira, 25, as cinzas do malogrado seguirão para a Cidade da Praia onde ficam até domingo, 29, dia em que será rezada a Missa do 7.° dia.

Em local a indicar, a família irá receber as condolências .

Nesse mesmo dia, as cinzas seguem num voo da TACV para a Ilha de São Vicente, por volta das 17 horas.

Durante toda a manhã do dia 30, no Mindelo, as cinzas ficam no Mindelo e às 14 horas seguem para o Porto Novo.

Na sua terra natal será celebrada Missa pelas 17 horas, seguida da deposição das cinzas no jazigo da família no cemitério da Cidade.

Eugénio Inocêncio faleceu vítima de doença oncológica.

Novo Governo de França tem 39 Ministros

Executivo liderado pelo Primeiro-Ministro, Michel Barnier

Dois meses depois, a França tem um novo Governo nacional. Fechado na última noite, o executivo liderado pelo Primeiro-Ministro, Michel Barnier, integra 39 Ministros e é resultado de 15 dias de intensas negociações.

O Presidente Emmanuel Macron deu a sua aprovação à nova equipa após as negociações terminadas ontem, sábado.

O novo executivo Francês terá de coordenar-se com a Assembleia formada com as eleições Legislativas antecipadas, fragmentadas em 3 blocos inconciliáveis: a esquerda, que ficou em primeiro lugar nos resultados eleitorais, mas está ausente do Governo; o centro-direita da área de Macron, e a extrema-direita.

A primeira reunião de Conselho de Ministros realiza-se amanhã, segunda-feira. Espera-se que Barnier faça uma primeira intervenção sobre política geral a 1 de outubro.

A Oposição já contestou este Governo.