Este texto é um manifesto pessoal de apoio à candidatura de Paulo Veiga à liderança do MpD nesta nova conjuntura política. Faço-o por convicção, por confiança e por acreditar que chegou o momento de devolver ao partido a sua essência: um partido próximo das pessoas, construído com as pessoas e ao serviço das pessoas.
Espero sinceramente que os meus amigos e militantes, em todas as ilhas, possam olhar para esta candidatura como uma oportunidade de recentrar o MpD naquilo que sempre o distinguiu: a proximidade às bases, o diálogo interno e a capacidade de unir sensibilidades diferentes em torno de um projeto comum.
Apoiamos Paulo Veiga porque acreditamos que ele é capaz de oferecer ao MpD uma liderança que escuta, que respeita e que estará sempre em sintonia com as bases do partido. Uma liderança aberta, agregadora e comprometida com os valores fundadores do MpD.
A anunciada saída de Ulisses Correia e Silva abre inevitavelmente um novo ciclo no partido. É tempo de reflexão, mas também de coragem para reconhecer que a derrota do passado dia 17 de maio não pode ser atribuída às vozes críticas internas. Pelo contrário, muitas dessas vozes foram sendo deixadas à margem pela liderança cessante, que nem sempre soube valorizar o debate interno e a diversidade de opiniões dentro do partido.
Hoje, perante a disputa pela sucessão, acreditamos que Paulo Veiga é a pessoa certa para liderar o MpD neste novo tempo. Antigo governante, ex-deputado, empresário e homem simples, próximo das pessoas, Paulo Veiga representa aquilo que sempre fez do MpD um verdadeiro partido do povo.
Entre os nomes apontados como putativos candidatos, existem candidaturas que representam apenas a continuidade da atual liderança, sem capacidade para renovar a confiança dos militantes. Há outras que simbolizam rotura e divisão, algo que o partido não precisa. E existem ainda opções que poderiam conduzir o MpD a um autêntico suicídio político. Nenhum desses caminhos serve o interesse do partido.
Paulo Veiga surge, por isso, como a alternativa da união, da liderança séria, da estabilidade e do compromisso genuíno com o MpD. Quando liderámos o MpD na Ribeira Brava, entre 2022 e 2024, tudo fizemos para promover a união interna e fortalecer o partido localmente. Pena que, a nível nacional, nem sempre tenhamos sentido essa mesma vontade política. Ainda assim, nunca deixámos de acreditar que a união é possível – e necessária.
Escolher Paulo Veiga é escolher uma nova oportunidade para recolocar o MpD ao serviço das pessoas, com as pessoas, fiel ao lema e à essência do partido. É tempo de abrir uma nova página, com humildade, proximidade, diálogo e espírito de união.
O MpD precisa voltar a confiar em si próprio. E muitos de nós acreditamos que essa confiança pode começar com Paulo Veiga, já com as eleições.


