Portugal. PSD rouba “Câmaras importantes” ao PS

0

Lisboa e Coimbra são as mais emblemáticas

Na Capital Portuguesa, onde nenhuma sondagem previa a derrota do PS, o PSD, em coligação à direita, liderou a campanha para a vitória “inesperada” de Carlos Moedas e dá um novo alento ao Partido de Rui Rio.

António Costa reconheceu mesmo uma derrota inesperada e chocante na Capital Lisboa e Fernando Medina que estava confiante terminou a noite de semblante triste.

Em Coimbra, outra coligação liderada pelo PSD infringiu derrota ao Partido de António Costa. O novo Autarca é José Manuel Silva, uma aposta pessoal de Rui Rio.

Os Socialistas perderam ainda a presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que regressa a Pedro Santana Lopes, agora na condição de Independente e que reconhece ser um resultado “extraordinário”.

Em Coimbra, outra coligação liderada pelo PSD infringiu derrota ao Partido de António Costa. O novo Autarca é José Manuel Silva, uma aposta pessoal de Rui Rio.

Porto. Independente vence mas precisa de acordos

Se a vitória de de Rui Moreira era certa, e ela aconteceu, a surpresa é o Autarca perder maioria na Câmara Municipal o que obriga a acordos para governação.

Com resultado a apontar vitória para os 40%, Rui Moreira perde maioria absoluta que trazia de 2017.

O PSD quase duplicou seu score na Capital do Norte, passando de 10% em 2017 para cerca de 17% nas eleições de ontem, em que foi liderado por Vladimiro Feliz.

Globalmente, apesar de vencer estas eleições, o PS e António Costa perdem Autarquias, ficando agora com 148 e não 159 como há 4 anos.

O PSD consegue 72 Câmaras, as Coligações à direita subiram de 19 em 2017 para 42 agora em 2021, o PCP/PEV perderam 5 Autarquias, são agora 19, os Independentes têm 19, o CSD-PP mantém as 6 que trazia das eleições anteriores e JPP fica com apenas 1.