PR aguarda autorização da AN para declarar estado de emergência

2

PR acaba de ouvir o Conselho de Estado e aguarda, agora, por decisão do Parlamento para declarar estado de emergência, devido ao Covid-19

“Aguardo a autorização” e logo a seguir será publicado o decreto que institui o regime de estado de emergência, disse o Chefe de Estado, numa declaração aos Jornalistas.

Os Conselheiros do PR apoiam a declaração de estado de emergência, por parte do Presidente da República. Jorge Carlos Fonseca deseja “o mais tardar” amanhã de manhã fazer esta declaração, aliás é uma posição que ele já vinha ponderando “há alguns dias”.

Depois de reunir o Conselho da República que reuniu, fisicamente, seis Conselheiros e por via Skype, o antigo PR, Pedro Pires e a Conselheira pela Diáspora, Mária Silva, a partir de Itália, JCF garante que houve consenso para esta declaração.

Durante a reunião, em que também participou o Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, o PR apresentou a sua pretensão de se instituir o estado de emergência, como “instrumento para tornar mais eficiente” o combate à pandemia.

O Parlamento deve “autorizar”, a todo o momento, esta proposta do Chefe de Estado. “Está em curso o envio de uma carta minha ao Presidente da Assembleia Nacional”, revelou JCF e tão logo receber a autorização o PR fará uma comunicação ao País formalizando o início de vigência do estado de emergência.

JCF observa que esta é uma “luta pela sobrevivência” e pediu aos Cabo-verdianos que “cuidem” dos idosos e “estimulem” o pessoal médico face a esta crise.

Cabo Verde tem confirmado 5 casos positivo do Covid-19, três turistas e dois Cabo-verdianos, um casal por sinal, na Cidade da Praia.



2 COMENTÁRIOS

Comentários estão fechados.