EUA adiam tarifas sobre produtos Mexicanos

Decisão foi confirmada por Trump, que afirmou que as negociações entre os dois países continuarão para alcançar um acordo em matéria de segurança e comércio

Os Estados Unidos adiaram por um mês a entrada em vigor das tarifas aduaneiras sobre produtos do México, anunciou a Presidente Mexicana, Claudia Sheinbaum, após uma conversa com o Presidente Norte-americano, Donald Trump.

A decisão foi confirmada por Trump, que afirmou que as negociações entre os dois países continuarão para alcançar um acordo em matéria de segurança e comércio.

As tarifas de 25% sobre produtos Mexicanos estavam previstas para entrar em vigor nesta terça-feira, mas foram suspensas temporariamente.

O México já havia prometido retaliar caso as medidas fossem implementadas.

Entretanto, Trump aprovou tarifas semelhantes para o Canadá e a China e sinalizou que a União Europeia também será alvo de novas taxas alfandegárias.

Em resposta, os líderes da França e da Alemanha alertaram que a Europa retaliará caso os EUA aumentem tarifas sobre produtos europeus.

A incerteza gerada pela escalada das tensões comerciais afetou os mercados financeiros, levando as bolsas Europeias a abrir em queda, incluindo a de Lisboa.

Cabo Verde condecora Presidente de Amiens Metrópole

Medalha de Mérito Profissional de Primeiro Grau é atribuída a Alain Gest. Político lidera importante região Francesa que acolhe expressiva Comunidade Cabo-verdiana

O Governo de Cabo Verde decidiu condecorar o Presidente de Amiens Metrópole, pela sua “dedicação incansável” e “extraordinária capacidade” de estreitar as relações entre a sua região e o nosso País.

Desde que assumiu a liderança da Metrópole de Amiens, no norte de França, em 2014, as relações com Cabo Verde consolidaram e houve um reforço do compromisso com o bem-estar dos Cabo-verdianos naquela região, refere o Executivo.

A sessão de condecoração, a ser presidida pelo Primeiro-Ministro, acontece pelas 16 horas de amanhã, terça-feira, no Salão de Banquetes do Palácio do Governo.

“É fundamental que as autoridades públicas promovam e valorizem as ações de cidadãos e organizações da Sociedade civil que, através da cultura, do associativismo e de outras iniciativas, têm vindo a criar, de forma altruísta, autênticos espaços de cooperação e intercâmbio, contribuindo para o desenvolvimento económico e social dos nossos países”, sustenta uma nota do Governo.

A atribuição da Medalha de Mérito Profissional de Primeiro Grau ao Presidente Alain Gest, é “em reconhecimento pela sua competência, dedicação e contributo significativo para o desenvolvimento de Cabo Verde, com especial destaque para as áreas da saúde, água e saneamento, e educação”.

Prémio “Mulher Inspiradora do Ano 2024” atribuída a Vicenta Fernandes

Distinção à Presidente da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género é do Mouvement Mondial des Femmes et Filles Leaders Panafricaines et Caribéennes

Vicenta Fernandes foi distinguida pelo seu trabalho visando a defesa dos direitos das mulheres e na luta contra a VBG no País e além-fronteiras.

Segundo informação da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género, o reconhecimento internacional do Mouvement Mondial des Femmes et Filles Leaders Panafricaines et Caribéennes (Movimento Global de Mulheres e Meninas Líderes Pan-Africanas e Caribenhas, em Português), “é um testemunho do impacto significativo e multiplicador” da ação da sua Presidente.

A dedicação de Vicenta Fernandes ao ativismo social, à liderança feminina e ao empoderamento de mulheres e meninas “continua a inspirar comunidades e a promover mudanças estruturais essenciais para uma Sociedade mais justa e equitativa”, refere a mesma instituição, em informação remetida ao OPAÍS.cv.

A ACLCVBG refere que esta distinção “reforça” nela a importância do trabalho contínuo na promoção da igualdade de género e na erradicação da violência contra as mulheres.

A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no próximo sábado, 8.

Novo acordo de pesca com UE garante investimentos e reforça fiscalização

Direção Nacional de Pesca e Aquacultura esclareceu hoje, em nota oficial, que o novo acordo de pesca com a UE mantém “equilíbrio e transparência”

Cabo Verde reafirma a importância estratégica do novo acordo de pesca, assinado com a União Europeia, para o País.

Em nota oficial, enviada às Redações, a DNPA esclarece que a parceria mantém um equilíbrio justo entre a exploração sustentável dos recursos pesqueiros e os interesses económicos nacionais, seguindo modelos semelhantes aos acordos estabelecidos entre a UE e outros países, como Seychelles e Senegal.

Com uma contrapartida financeira de 3,9 milhões de Euros, além das taxas de licenciamento pagas pelos armadores Europeus, “o acordo permite que a frota da União Europeia opere em águas Cabo-verdianas dentro das normas estabelecidas pela ICCAT, garantindo a gestão responsável dos tunídeos migratórios”, refere a fonte.

Segundo a DNPA, a redução do esforço de pesca e o reforço das medidas de fiscalização demonstram o compromisso de Cabo Verde com a sustentabilidade dos recursos marinhos, destaca, ao mesmo tempo, que a participação Cabo-verdiana nesse acordo fortalece a posição do País como um parceiro confiável da UE, promovendo investimentos e impulsionando a economia azul.

“Os fundos provenientes do acordo contribuem para projetos de fiscalização, modernização da frota nacional e apoio às comunidades piscatórias, através do Fundo Autónomo das Pescas”, destaca.

Diante das críticas levantadas sobre os termos da parceria, a DNPA reforça que o processo foi conduzido com total transparência e que toda a documentação estará disponível para consulta no Boletim Oficial e nos sites da União Europeia.

A entidade apela a uma análise baseada em fatos e reafirma a disposição em prestar todos os esclarecimentos necessários sobre o acordo.

Última hora. Primeiro-Ministro avança com remodelação. Há 4 entradas e 6 saídas

Proposta, já apresentada ao Chefe de Estado, foi “prontamente aceite”. Há 4 novos Ministros, incluindo alterações nas Infraestruturas e Saúde

O Chefe do Governo acaba de remodelar o Governo do País, que passa a ter, para além do PM e do Vice-Primeiro-Ministro, um total de 15 Ministros e 5 Secretários de Estado.

Sublinha-se a entrada de 4 caras novas e a saída de 6 governantes. Eurico Monteiro entra para o Governo e com responsabilidades na promoção de Investimentos e Modernização do Estado.

Nesta remodelação, o PM avança com alterações de fundo, criando, por exemplo, o Ministério da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial que terá como uma das “atribuições principais”, a promoção e atração de investimentos privados nacionais, estrangeiros e da diáspora, a par da agilização e acompanhamento dos processos de investimentos na fase de decisão, de execução e pós-investimento; fomento empresarial e do empreendedorismo de micro, pequenas e médias empresa; qualificação profissional para o mercado de trabalho, empreendedorismo e auto-emprego; superintendência sobre instituições públicas de Promoção de Investimentos e Exportação (Cabo Verde Trade Invest), de Promoção Empresarial e Empreendedorismo (PROEMPRESA), de Garantias a Investimentos e Capital de Risco (ProGarante, Fundo Soberano de Investimentos Privados e ProCapital) e de Qualificação Profissional (IEFP e Fundo de Promoção do Emprego e Formação Profissional).

Entradas

O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, chama 4 caras novas para o Governo.

O atual Embaixador em Portugal, Eurico Monteiro, vai liderar o Ministério da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, juntamente com a Modernização do Estado e da Administração Pública. Edna Oliveira deixa o Governo.

Para o lugar deixado vago por Carlos Santos, na semana passada, avança José Luís Sá Nogueira como Ministro do Turismo e Transportes.

Jorge Figueiredo é o novo Ministro da Saúde, no lugar de Filomena Gonçalves.

Vitor Coutinho lidera o Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, substituindo Eunice Silva.

O Vice-Primeiro-Ministro terá a coordenação económica de políticas transversais que contribuem para a estabilidade macroeconómica, o crescimento económico e o emprego.

O Ministério das Comunidades troca de mãos, passando de Jorge Santos, que mantém o Mar para José Filomeno Monteiro que continuará a chegar os Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional.

Também saem do Governo, com a extinção das referidas Secretarias, as Secretárias de Estado do Fomento Empresarial e Ensino Superior, respetivamente, Adalgisa Vaz e Eurídice Monteiro.

Seis feridos do acidente em São Vicente já tiveram alta médica

0

Na foto as 3(três) vítimas mortais. Duas raparigas, que continuam internadas, encontram-se estáveis

Seis dos oito feridos no acidente de viação ocorrido ontem, domingo, em Chã de Marinha, São Vicente, já receberam alta esta segunda-feira.

Duas jovens continuam internadas no Hospital Batista de Sousa, mas encontram-se estáveis, informou a Diretora Clínica do HBS, Nair Santos.

Aquela fonte garantiu que todos os feridos, 4 do sexo masculino e 4 do sexo feminino, são menores de 20 anos, e confirmou, ao mesmo tempo, que das 3 vítimas mortais (na foto) no local do acidente, duas eram do sexo feminino e uma do sexo masculino.

O condutor do veículo, de 19 anos, foi detido, tem carta de condução e não estava sob efeito de álcool, confirmaram hoje as autoridades locais.

O acidente ocorreu após as cinco da tarde deste domingo, envolvendo uma viatura pick-up de cabine dupla.

Dona Tututa parte hoje de São Vicente após suspensão de viagens

CV Interilhas anunciou a retoma das viagens da linha redonda (São Vicente/São Nicolau/Sal/Boavista/Santiago e regresso)

A CV Interilhas informa que as viagens da linha redonda (São Vicente/São Nicolau/Sal/Boavista/Santiago e regresso) serão retomadas hoje, 3 de fevereiro, com partida do navio Dona Tututa da Ilha de São Vicente às 23:59.

Conforme a CVI, esta decisão foi tomada após uma avaliação rigorosa das condições meteoceanográficas, “garantindo que a segurança dos nossos passageiros e tripulação continue a ser a nossa principal prioridade”.

“Nos últimos dias, Cabo Verde tem sido fortemente impactado por um temporal severo, exigindo uma monitorização contínua e uma tomada de decisões cautelosa para garantir viagens seguras e confortáveis”, escreve a empresa.

Cabo Verde propõe novas ambições na parceria com a UE

Cabo Verde e a União Europeia realizaram na sexta-feira, 31, em Bruxelas, a 13.ª Reunião de Diálogo Político a nível Ministerial

Encontro foi copresidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Filomeno Monteiro, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Bélgica, Bernard Quintin, em nome da Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

Conforme um comunicado do Ministro dos Negócios Estrangeiro, a reunião teve como objetivo avaliar a implementação da Parceria Especial e abordar temas como paz e segurança na África Ocidental, com destaque para o apoio a organizações multilaterais como a CEDEAO.

Foram ainda analisados avanços nas relações bilaterais, especialmente em áreas como Economia Azul, Transição Energética e Digital, no âmbito da iniciativa Global Gateway da União Europeia.

A mesma fonte adiantou que durante o encontro Cabo Verde destacou a relevância das relações econômicas com a UE, particularmente nos setores das pescas, segurança marítima e mudanças climáticas. “O país também propôs expandir a Parceria para áreas como Defesa, Segurança, Comércio e Mobilidade”, adianta o MECIR.

No que diz respeito à mobilidade, “Cabo Verde reforçou a necessidade de intensificar o combate à migração irregular e ao tráfico de seres humanos, além de explorar uma possível isenção de vistos com a União Europeia”.

As partes acordaram que a próxima reunião ministerial ocorrerá em Cabo Verde, em 2026.

Adesão de Cabo Verde à NATO será a principal contribuição do país para fazer parte do espaço transatlântico

Eu estou por entender porque alguns ficam tão assustados com a insinuação de que Cabo Verde quer aderir à NATO. Essa adesão será a principal contribuição do país para fazer parte do espaço transatlântico, num acordo capaz de catapultar e fazê-lo brilhar como nunca sonhado.

A ideia de um tratamento de Cabo Verde como membro do transatlantismo, que pode e, a meu ver, deve incluir uma relação formal com a NATO, foi apresentada aos europeus e aos americanos nos finais dos anos noventa do séc. passado.

A esquadria básica desse conceito foi discutida suficientemente. A Europa deu luz verde a Cabo Verde para apresentar o dossier, nos termos discutidos nos corredores de Bruxelas.

O conselho de ministros afro-americano, promovido por Clinton, no qual participaram o governo dos USA e os governos de todos os países africanos a sul do Saara, criou e adotou o conceito de diferenciação positiva dos pequenos países insulares como janela jurídica capaz de permitir a Cabo Verde os voos pretendidos, sem qualquer tipo de amarras. Como consequência, Clinton substituiu o seu conselheiro para Cabo Verde, na decorrência da visita do secretário do Comércio, Slater. O acordo de Cotonou, assinado entre a UE e os ACP, fez o mesmo.

Infelizmente, a partir de 2001 os governos não deram seguimento aos dossiers. Preferiram fazer o down grade da ambição do país. E, inconsistentemente, caiu-se no conceito de parceria especial que, comparativamente, não é nada.

Se os caminhos desbravados tivessem dado origem aos acordos pretendidos, hoje seríamos, inquestionavelmente, um membro do clube dos países mais desenvolvidos do mundo, uma estrela brilhante no meio do Atlântico. Sem problemas de circulação de pessoas, mercadorias, capitais e tecnologia, nomeadamente, no espaço euro-americano.
Cabo Verde é, sistematicamente, vítima dos “zarentos”, os reacionários especializados em roubar ao país as oportunidades que a História recorrentemente lhe oferece.

O mais impressionante é que, tantos anos decorridos da queda do muro de Berlim, continuamos órfãos da Guerra Fria. O país continua tributário da ideologia soviética e do chamado grupo de países não alinhados, não percebendo que na cilada ideológica criada por Moscovo de então reside a base de todos os seus reais problemas de desenvolvimento e de segurança. Porque a dificuldade é, efetivamente, ideológica.

Reage-se negativamente à ideia de “Cabo Verde país-atlântico”. Aceita-se como normal a ideia peregrina de fazer de Cabo Verde uma zona económica especial da China.

Já é tempo de o país se desenvencilhar do peso do lixo que transporta, só possível com governos fora de caixa e lideranças competentes e com ambição. Enquanto não entendermos e assumirmos isso, Cabo Verde continuará a ser Cabo Verde, como sempre foi.

OBS. Título da responsabilidade de OPAÍS.cv. Texto publicado pelo autor na sua conta da rede social Facebook.

Clássico de futebol na Boa Vista deu empate

Sal Rei e Juventude dividiram os pontos e seguem, lado a lado, na liderança do campeonato

O clássico da 6.ª jornada do campeonato regional de futebol na Boa Vista, concluído ontem, deu um empate a uma bola entre o Sal Rei e Juventude, que assim continuam juntos na liderança da prova, com os mesmos 14 pontos.

Perante um estádio repleto de adeptos, as duas equipas fecharam a jornada iniciada no dia anterior.

Na outra partida de ontem, Académica triunfou sobre o Onze Estrelas por 3-0. Antes, no sábado, África Show venceu o Desportivo por 2-1 e Sporting e Sanjoanenses empataram a uma bola.

À frente seguem Sal Rei e Juventude com os mesmos 14 pontos, África Show tem 13 e a Académica segue com 12.