140 mulheres morrem diariamente vítimas de violência doméstica

Este dado conta de um relatório divulgado hoje pela ONU no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

O relatório revelou que diariamente, 140 mulheres e raparigas são mortas pelos seus parceiros ou familiares, totalizando 85 mil vítimas em 2023, desse total, 60% foram assassinadas por pessoas próximas.

A diretora-executiva da ONU Mulheres, Sima Bahous, destacou que a violência de género pode ser prevenida com medidas como leis rigorosas, melhores dados, maior responsabilização governamental e financiamento para organizações que defendem os direitos das mulheres.

O relatório também revelou que África lidera em taxas de femicídio proporcional à população, enquanto na Europa e Américas, a maioria dos casos ocorre no contexto doméstico.

Apesar da gravidade dos números, a ONU alerta para disparidades na coleta de dados, o que dificulta a análise de tendências globais.

Com o 30.º aniversário da Plataforma de Ação de Pequim se aproximando, a ONU Mulheres apela a líderes mundiais para priorizarem ações concretas e recursos para combater esta crise global.

Última hora/São Nicolau. Acidente de moto faz uma vítima mortal

Juviene Fonseca sofreu acidente mortal esta manhã, na zona de Mermorial

Informações apuradas junto de várias fontes na Ribeira Brava, confirmam a morte de Juviene Fonseca, conhecido jovem da Ilha de São Nicolau.

Empresário da área de panificação, a vítima era também funcionário da Alou, cuja empresa liderava na Ilha.

O acidente ocorreu na manhã deste domingo, na zona de Mermorial, com a moto que transportava Juviene a cair num terraço.

O jovem terá sido socorrido com vida mas faleceu de seguida.

Juca como era conhecido, era um amante de motos, e era uma prática fazer passeios de moto pela Ilha.

China prepara missão tripulada à Lua para 2030

A missão tem como objetivo futuras viagens tripuladas, estadias de curta duração na superfície lunar e avanços nas operações integradas de humanos e robôs

A Agência Espacial da China, CMSA, divulgou nos últimos dias um vídeo promocional com uma demonstração animada da sua planeada missão de aterragem na Lua, que deverá tornar-se realidade até 2030.

A missão tem como objetivo a exploração científica lunar e avanços tecnológicos para futuras viagens tripuladas, estadias de curta duração na superfície lunar e avanços nas operações integradas de humanos e robôs, de acordo com a CMSA.

A China pretende ser autónoma na exploração lunar, o que inclui as viagens de ida e volta entre a Terra e a Lua, a alunagem a exploração e recolha de amostras e a investigação científica.

A CMSA tem como objetivos preliminares três áreas principais, quais sejam, a Ciência Lunar – Estudos sobre a geologia e a evolução da Lua; a Ciência da Base Lunar – Investigações relacionadas com a viabilidade de instalações permanentes na superfície, e a Exploração e Utilização de Recursos – Avaliação de recursos naturais, como minerais e água, que poderão ser usados para sustentar missões futuras.

A CMSA anunciou que a produção de protótipos para equipamentos fundamentais da missão está a progredir conforme planeado:

• O foguetão Long March-10, essencial para transportar a missão até à Lua;
• A nave espacial tripulada Mengzhou;
• O módulo lunar Lanyue, que deverá pousar na superfície da Lua;
• O fato espacial de nova geração;
• Um veículo lunar tripulado para exploração direta;

Além disso, instalações terrestres concebidas para apoiar a produção e testes destes equipamentos foram concluídas e estão operacionais.
Uma das prioridades da China para esta missão é a construção do Local de Lançamento de Naves Espaciais de Wenchang, no sul do País.

Este centro, vital para missões lunares e outras operações espaciais, está a ser ampliado para suportar os lançamentos ambiciosos planeados até 2030.

A uma semana das eleições, concorrentes intensificam ações de campanha no terreno

De Santo Antão a Brava, a agenda autárquica contempla reforço das ações junto dos eleitores que vão decidir, nas urnas, as novas lideranças municipais

É já no dia 1, que os Cabo-verdianos, residentes nos 22 Municípios vão decidir as novas lideranças locais, com a eleição dos Presidentes de Câmara e Assembleia, bem como os Vereadores e Eleitos locais.

Com o MpD e o PAICV a concorrer na totalidade dos Concelhos, a UCID em 11, e grupos independentes em 5, todas as atenções focam-se, nesta última semana na mobilização dos votos.

De Santo Antão a Brava, todas as candidaturas estão a contabilizar os apoios e a fazer contas ao que é necessário para garantir a vitória nas urnas.

Para hoje, há mais ações no terreno, contatos porta-a-porta, minicomícios e comícios, de uma forma geral, para se reforçar o apelo ao voto e a promoção dos respetivos programas eleitorais.

Pelo menos, 352.507 eleitores estão em condições de votar no próximo domingo, 1, e deste número, 349.128 são cidadãos Cabo-verdianos, e restantes 3.378 são estrangeiros residentes nos diversos Municípios.

Boa Vista (948), Praia (885) e Sal (850) são os Municípios com maior participação de eleitores estrangeiro nestas eleições.

COP29 chega a acordo de 300 mil milhões de Dólares

Cimeira do Clima em Baku, no Azerbaijão, mas diversos países sinalizaram desapontamento e até mesmo indignação com os resultados desta Cimeira

A COP 29, que está a decorrer na Cidade de Baku, no Azerbaijão, conseguiu chegar a um acordo de 300 mil milhões de Dólares por ano, para ajudar os países mais pobres a lidar com os impactos das alterações climáticas.

Comparado com o acordo anterior, este é ligeiramente melhor, passando de 100 para 300 milhões/ano.

Segundo a Agência Reuters, os países também alcançaram um acordo sobre regras para um mercado global de compra e venda de créditos de carbono que, segundo os proponentes, poderiam mobilizar mais milhares de milhões de Dólares em novos projetos para ajudar a combater o aquecimento global, desde a reflorestação à implementação de tecnologias de energia limpa.

Diversos países sinalizaram desapontamento e até mesmo indignação com os resultados desta Cimeira, nomeadamente no que diz respeito ao financiamento climático.

A Índia, por exemplo, País mais populoso do mundo, manifestou a sua objeção, mas o protesto aconteceu depois de o entendimento ter sido formalmente adotado, por consenso.
“Lamento dizer que este documento nada mais é do que uma ilusão de ótica. Isto, na nossa opinião, não resolverá a enormidade do desafio que todos enfrentamos. Portanto, opomo-nos à adoção deste documento”, disse o representante da delegação Indiana, em Baku.

Ao nível de África, a Nigéria considera que a aprovação da forma como foi feita na sala é um “insulto ao que está estabelecido” na Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas. A verba de 300 mil milhões de Euros por ano até 2035 foi apelidada de “piada”.

Já a Bolívia considera que a decisão “consolida um sistema injusto” baseado no incumprimento das responsabilidades dos países desenvolvimentos em relação ao chamado Sul Global.

O desapontamento foi também assinalado pelos países do Pacífico sujeitos a subida do nível da água dos oceanos.

A Cimeira do Clima deste ano deveria terminar na sexta-feira, mas por falta de consenso em relação ao documento final foi obrigada a prolongamento.

Miguel Rosa reforça compromisso com reabilitação de tetos e apoio agrícola no Morrinho

Candidato do MpD destacou que já reabilitou mais de 30 tetos de casas nesta comunidade e que o objetivo é de continuar o trabalho

Durante uma ação de campanha na comunidade Morrinho, Miguel Rosa comprometeu-se a continuar a reabilitação de tetos de casas na localidade.

“Desde 2016, temos tido muitas dificuldades devido à seca e à Covid-19, mas em articulação com o Governo temos olhado para Morrinho tanto a nível da requalificação urbana, como na reabilitação de tetos, tendo já reabilitado mais de 30 tetos na localidade”, recordou.

Miguel Rosa garantiu ainda trabalhar na mobilização de água para o consumo nesta comunidade.

O candidato do MpD destacou que vai acompanhar o projeto do Governo de dessalinização de água, em andamento em Pedro Vaz, e que vai apoiar as zonas agrícolas no combate à seca e no fomento à produção, mas também destacou a subvenção governamental à rega gota-a-gota que, como disse, tem apoiado a comunidade.

Abraão Vicente quer maioria absoluta na Praia

Candidato promete “construir e devolver o orgulho” à Capital Cabo-verdiana

Abraão Vicente, candidato do MpD à Câmara Municipal da Praia, apelou à maioria absoluta para “construir e devolver o orgulho” à Capital Cabo-verdiana, com foco em mais rendimento, habitação e emprego.

Durante um comício na Achada de Santo António, o candidato prometeu colaboração com todas as forças políticas, reforçando que o futuro da Praia depende de união.

Abraão Vicente destacou a importância da participação eleitoral, sublinhando que mobilizar entre 23 mil a 30 mil eleitores será suficiente para garantir a vitória do MpD no dia 1 de dezembro.

Entre as suas propostas estão a transformação do Tech Park em um polo empresarial, a implementação de um projeto de mobilidade urbana, e a retoma das obras de drenagem em 15 ribeiras.

Prometeu ainda declarar “guerra ao lixo” nos primeiros 100 dias de governação, com a modernização do sistema de saneamento e a introdução da reciclagem.

O candidato também assegurou a reabilitação do Estádio da Várzea e o financiamento a associações desportivas para que Praia volte a ser “a Cidade dos campeões”.

Bebé sobe às bancadas para confrontar um adepto

Internacional Cabo-verdiano foi pedir satisfações após ser alvo de insultos em campo

Bebé protagonizou um momento tenso na noite de sexta-feira, 22. Após o empate sem golos entre Racing de Ferrol e Levante, o avançado subiu às bancadas para confrontar um adepto.

O incidente ocorreu após o apito final, quando o avançado do Racing de Ferrol foi insultado durante os 29 minutos em que esteve em campo.

O jogador pediu satisfações ao adepto, iniciando uma troca de palavras acalorada.

Apesar da tensão, Bebé atendeu a pedidos de outros fãs, especialmente crianças, e tirou algumas fotos.

Contratado no último verão, Bebé soma oito jogos pela equipa Espanhola.

Portugal. Cinco mortos e dois feridos em colisão entre dois automóveis em Beja

Vítimas mortais incluem quatro homens e uma mulher

Um grave acidente no IP2, no Concelho de Beja, resultou em cinco mortos e dois feridos graves na tarde de ontem, sexta-feira, 22.

A colisão ocorreu perto de São Matias, levando ao corte da estrada nos dois sentidos.

As vítimas mortais incluem quatro homens, com idades entre 20 e 43 anos, e uma mulher cuja idade não foi confirmada.

Os feridos graves são uma mulher e uma criança de cerca de um ano, que foram transportadas para o hospital de Beja.

A operação de socorro envolveu 54 operacionais, 22 veículos e o apoio de um helicóptero do INEM, que não chegou a ser usado.

Domingos Mendes constata abandono na Ribeira Grande de Santiago e propõe soluções

Candidato do MpD à Câmara Municipal apontou que a população do “berço da Nacionalidade” esteve “verdadeiramente abandonada” à sua própria sorte nos últimos 4 anos

Domingos Mendes, acusou a atual administração local de abandono da população da Ribeira Grande de Santiago.

Em declarações feitas durante a campanha, Domingos Mendes destacou problemas como a falta de água na Cidade Velha, deficiência na iluminação pública e questões de saneamento.

“Nestes contatos que fizemos pelas localidades, ficamos tristes por constatar que a população esteve verdadeiramente abandonada à sua própria sorte”, lamentou.

O candidato do MpD observou que nos últimos 4 anos, a Câmara Municipal “não esteve próxima das localidades. Temos localidades com muitos problemas”, precisou.

Segundo o candidato do MpD, a atual Câmara não conseguiu responder às necessidades dos Munícipes, “comprometendo o desenvolvimento da região”.

Domingos Mendes propôs uma governação mais próxima das pessoas, com foco na resolução de problemas básicos, criação de empregos para jovens e investimentos em setores como agricultura e pesca.

“Queremos devolver dignidade aos moradores e colocar Ribeira Grande de Santiago num caminho de progresso”, apontou, apresentando a sua equipa como a solução para tirar o Município do estado de estagnação.