Os erros na política pagam-se caro. Pagam-se caros em todos os tempos e em todos os contextos. Joe Biden está no centro desta derrota!
A política não é para os inteligentes. A política é para os mais inteligentes. E para os que sabem analisar e compreender a realidade e os contextos! O ‘descontexto’ das análises e da política tem o seu preço!
Minha gente, na democracia não é como na ditadura. Na democracia não são os caprichos dos políticos que contam. Por lindos que sejam esses caprichos e teimosias! A vontade e as crenças dos eleitores são cruciais nas eleições. Normalmente, e sobretudo nos momentos de crises, os políticos pensam num sentido e os eleitores pensam num sentido diferente. E pior é que os políticos pensam que a razão está do seu lado! E insistem nessa razão! Até que venham os resultados!
O contexto actual, os desgastes desse contexto funcionam, naturalmente, contra quem esteja no poder! Quando a economia não anda bem, quando a economia não chega às pessoas – às pessoas comuns – quando tudo é mais caro nas lojas e no mercado- não haverá ideologia política que funcione! As razões perdem a lógica!
É o que temos estado a verificar pelo mundo e também nos pequenos países.
A realpolitik é o caminho meus senhores! Aceitar a complexidade dos fenômenos sociais e seus impactos nas pessoas deve ser o método a seguir. As verdades sociais são sempre mais fortes.
O contexto actual é contra os poderes! Isto em todo o mundo. As pessoas não estão satisfeitas e não poderiam estar. E se, neste caso, não se humanizar a política, os resultados serão aqueles que estamos a ver! Catrastóficos!
No caso americano, Joe Biden se retirou tarde demais e o estado da economia, os preços dos produtos, a vida das pessoas falaram mais altos.
Kamala Harris fez o que podia. Parabéns! Donald Trump aproveitou-se bem dos erros dos adversários democráticos. Parabéns!
Trump presidente, Senado dos republicanos, falta conhecer os resultados para o Congresso! Espero que se estabeleça o “balance of the power” (equilíbrio do poder). O mundo, a Ucrânia, a Europa voltam a cair em incertezas. O mundo está a caminhar para a extrema-direita! É um facto.
E nós que somos do centro político continuamos na teimosia da política! A remar contra a vontade dos eleitores!

