Cabo Verde deve garantir confiança e oportunidades para investidores dos EUA

Consideração é do Ministro do Mar após um encontro com uma delegação Norte-americana que visita o Arquipélago, com foco no tema “Futuros Azul-Verde”

Após o encontro que aconteceu no domingo, 6, em Mindelo, Jorge Santos, afirmou que o País deve demonstrar confiança e segurança jurídica para aproveitar as oportunidades de investimento oferecidas pelos Estados Unidos.

“Tudo vai depender da nossa capacidade de apresentar e transferir essa confiança e a segurança, não só jurídica, mas também dos investimentos e, ainda, as oportunidades que são boas”, considerou.

Segundo o Ministro, a delegação, composta por 23 membros, tem interesse em áreas como industrialização da pesca, aquacultura e turismo marítimo.

Jorge Santos credita ainda que Cabo Verde saberá receber esses novos investidores e criar novas alternativas, quando neste momento já existe o African Growth and Opportunity Act e ainda investimentos com o selo de empresários Norte-americanos.

Por seu lado, a chefe da delegação, Dorothy McAuliffe, admitiu que o grupo está no Arquipélago para estabelecer parcerias no tocante à economia azul e possibilitar oportunidades de emprego e ainda explorar oportunidades de negócios.

A Delegação de Oportunidades de Parceria (POD), encontra-se de visita a Cabo Verde até o dia 10 de outubro.

Francisco Tavares reafirma compromisso com desenvolvimento da Brava

Candidato do MpD à presidência da Câmara Municipal da Brava, lançou a sua candidatura, sob o lema “Para Brava e pelas pessoas”

A apresentação da candidatura aconteceu no último sábado e contou com a presença do vice-presidente do Movimento para a Democracia, Luís Felipe Tavares.

Francisco Tavares, que busca a continuidade do trabalho desenvolvido nos últimos mandatos, destacou os avanços na Ilha, como melhorias na energia, água, infraestruturas e turismo.

“Temos estados a ver ganhos significativos que têm acontecido na Brava, a nível de energia, água, investimentos em infraestruturas, saneamento, turismo e em outros sectores. Estamos num processo que não podemos parar e por isso é para as pessoas que queremos trabalhar nos próximos quatro anos, para que possamos atingir um outro patamar”, garantiu.

Por sua vez o vice-presidente do MpD considerou que apostar em Francisco Tavares é dar continuidade ao desenvolvimento do Município.

“No barco, o entusiasmo era grande, quando cheguei, pois, as pessoas já sabiam desta apresentação, da candidatura de Francisco Tavares e agora a sala está cheia de alegria, de muita juventude. É isto que é a força do nosso partido e, por isso, o nosso slogan é para as pessoas, para a Brava”, disse, antevendo uma vitória certa do MpD neste município.

conforme disse, o partido trabalha para a “dignidade da pessoa humana” e para melhorar a condição de vida de todos os Cabo-verdianos, por ser uma “obrigação do MpD trabalhar e melhorar essa condição de vida das pessoas”

Aníbal Fonseca propõe mais investimentos para Porto Novo

Candidato do MpD a Presidente da Câmara Municipal, apresentou sua candidatura para o terceiro mandato  

O ato de apresentação da candidatura aconteceu no último sábado e foi presidido pelo Presidente do partido, Ulisses Correia e Silva.

Aníbal Fonseca destacou ter um “grande programa para consolidar o desenvolvimento do Município”

“Queremos candidatar-nos porque temos projetos, visão e missão para Porto Novo. Temos um grande programa para consolidar o desenvolvimento deste concelho”, notou este candidato, que se disponibilizou a “fazer muito mais do que já fez até agora” em prol deste Município.

Por sua vez o Presidente do MpD disse que este partido vai às eleições autárquicas no Município do Porto Novo para vencer porque tem bons candidatos a presidente da câmara e da assembleia municipais.

Ulisses Correia e Silva destacou que Aníbal Fonseca é “a expressão da vontade do desenvolvimento” do Porto Novo, liderando uma equipa que garante o princípio de complementaridade e de subsidiariedade na relação com o Governo.

É falso. Diretora da TCV e HUAN desmentem morte de Carlota Barbosa

Jornalista está convalescente no HUAN

A Diretora da TCV, Dina Ferreira, acaba de desmentir boatos que apontam para a morte da Jornalista Carlota Barbosa, que na sexta-feira sofreu um AVC.

O estado de saúde desta profissional é delicado, entretanto.

Dina Ferreira, utilizou as redes sociais para expressar a sua indignação face às informações falsas que têm circulado sobre a Jornalista.

“Por favor, senhores administradores das páginas de Facebook, sejam coerentes e responsáveis. A Carlota tem familiares que residem fora do país. Tem amigos que estão a sofrer com a situação. Por isso, tenham respeito. Anunciar a morte de alguém é demasiado sério para ser feito levianamente! Parem”, apelou.

Entretanto, o HUAN emitiu um comunicado a confirmar, por sua vez, que a Jornalista está em “estado crítico”, e promete tudo fazer para a melhoria da paciente.

Cabo Verde assinala Dia Mundial do Habitat

Ministra da Habitação preside uma conferência que reúne jovens na Cidade da Praia

Cabo Verde assinala, amanhã, 7, o Dia Mundial do Habitat que este ano é assinalado sob o lema “Envolvendo os Jovens para Criar um Melhor Futuro Urbano”.

Instituída pela ONU em 1985, esta jornada visa promover uma reflexão sobre as localidades e cidades e o direito a uma habitação condigna.

O gabinete de Eunice Silva acentua que a celebração deste ano “foca-se no envolvimento da juventude nos processos de planeamento e desenvolvimento urbano, oferecendo-lhes oportunidades de participação ativa na construção de um futuro urbano mais sustentável”.

A conferência que reúne jovens na Cidade da Praia terá lugar no Salão de Banquetes da Assembleia Nacional, entre as 9 e 13 horas de amanhã, segunda-feira.

Missão empresarial dos EUA visa fomentar colaboração entre agências governamentais, empresas e instituições académicas em Cabo Verde

Embaixada Norte-americana na Cidade da Praia confirma visita de 4 dias a Cabo Verde, observando que estas visitas são projetadas para aprimorar parcerias público-privadas entre os EUA e países selecionados, neste caso, Cabo Verde

A missão empresarial dos Estdos Unidos da América que inicia este domingo, uma agenda oficial ao nosso País, tem por objetivo fomentar a colaboração entre agências governamentais, empresas e instituições académicas em Cabo Verde, revela a Embaixada Norte-americana, na Cidade da Praia.

Em nota oficial, a Embaixada confirma a visita de 4 dias a Cabo Verde, abrangendo as Ilhas de São Vicente, entre hoje e terça-feira, 8, Sal, no dia 9, e Santiago no dia 10.

“A visita terá como foco o tema ‘Futuros Azul-Verde’, visando fomentar a colaboração entre agências governamentais, empresas e instituições académicas em Cabo Verde, centrando-se em pesquisa marinha e climática, energia renovável, transporte, ecoturismo e tecnologias de informação e comunicação”, lê-se na comunicação da Embaixada.

As visitas, ajunta a mesma fonte, são projetadas para aprimorar parcerias público-privadas entre os EUA e países selecionados, neste caso, Cabo Verde. “Ao reunir líderes de diversos setores, a iniciativa busca fortalecer a diplomacia e o desenvolvimento dos EUA e seus parceiros, por meio de colaborações inovadoras que abordem desafios globais”, acentua.

A delegação contará com um grupo diversificado, envolvendo 20 participantes, incluindo fundadores, CEOs, CXOs e executivos seniores de universidades, agências governamentais e organizações não governamentais que se dedicam à pesquisa climática e marinha. Estarão ainda presentes nos encontros, alguns participantes focados em energia renovável e tecnologias, assim como empresas ligadas a transporte, ecoturismo e turismo cultural.

“Durante a visita serão realizados mesas-redondas e eventos de networking com líderes do setor público e privado, visitas a instituições de pesquisa, universidades e sites de infraestrutura crítica, que destacam o potencial de parceria com Cabo Verde”, refere a mesma fonte.

Entre sonho e realidade, sempre haverá um preço a pagar! Qual vai ser o preço que teremos que pagar?

Para iniciar a minha inquietação, quero lembrar a todos que não quero expor ou colocar caráter cívico e nem caráter político de qualquer alguém que seja, por mais que eu tenha razões suficientes para tal, até porque minha educação e valores não me permitem.

Quem me conhece sabe que não quero polemizar essa situação politicamente, mas sim problematizá-la de uma forma sócio-desportiva. Contudo, quem quiser levá-la para o campo político terá todo o direito e legitimidade para tal; contudo serei, na medida de cada um, em responder.

Ora, foi com enorme expectativa que nos foi comunicado e prometido em 2020 um campo relvado na Freguesia de Nossa Senhora da Luz, concretamente situado em Achada Baleia (minha pacata comunidade).

Quem conhece aquela freguesia até fica com a ideia de que os jovens vivem apenas do futebol.

Caro Presidente Isaías Varela e a sua equipa, sou ciente e consciente de que, não obstante o desejo e o esforço iniciais de concretizar o campo prometido, o fato é que não foi e nem será conseguido neste mandato.

Sendo assim, ficaremos a pensar!
– Será que ficaremos apenas com um sonho alimentado ou ficaremos com o nosso campo da maneira como foi deixado?

– Ou então teremos que aguardar mais um mandato da vossa equipa (se a maioria entender) para que o campo seja materializado?

– Se o outro candidato for eleito como Presidente e no seu programa não constar o seguimento do campo supra mencionado? Até porque não tem nenhuma obrigação política de prosseguir com projetos anteriores.

Como ficaremos?
A questão que me inquieta é se houve realmente desejo político com o nosso campo ou se foi apenas mais uma promessa que foi dada início num vácuo político ou impossibilidade de o concretizar!

Relativamente à questão do nosso campo/não campo, vejo não somente matéria política nisso, mas sim, parece suscetível de ser uma matéria de privação ou limitação do direito. Digo isso por tais razões:

– Agora não poderemos realizar qualquer atividade desportiva, a não ser de forma adaptada.
– Não poderemos fazer nenhum intercâmbio com outros jovens da mesma ou de outras freguesias.
– Há uma clara privação parcial ou condicionamento de um espaço da comunidade, que estava ao serviço de todos.

A minha pretensão não é beliscar a (in)capacidade, honestidade ou desonestidade política de ninguém, nem estou a posicionar-me como “ponta de lança” para uns e “defesa” de outros; pior ainda, se calhar, “homem serviçal”. Mas fiquem sabendo que, para defender a minha comunidade, serei sempre um dos defensores mais fortes na linha defensiva dos nossos interesses.

Conclusivamente, reitero a total esperança de que um dia o nosso “campo” passará a ser um “campo melhor” ou tornará a ser como era antes, “de uma forma ou de outra”.

Se alguns se identificarem ou se sentirem ofendidos, minhas sinceras desculpas ou paciência, mas fiquem sabendo que o autor do texto “politicamente não tem favores e nem contas pendentes com qualquer um que seja”.

Faixa de Gaza. SG da ONU exige “libertação imediata e incondicional” de reféns

António Guterres fez este apelo por ocasião do 1.º aniversário do ataque do Hamas a Israel

O líder mundial vincou que esta data é ocasião para a Comunidade Internacional condenar “mais uma vez em voz alta” os atos abomináveis do Hamas, incluindo a tomada de reféns.

A 7 de outubro de 2023, o movimento Islamita Palestiniano Hamas atacou Israel, e desde então a situação não normalizou naquela região.

O SG da ONU apelou mesmo ao fim da “violência chocante” e do “derramamento de sangue” na Faixa de Gaza e no Líbano, chegando também a exigir a “libertação imediata e incondicional” dos reféns, ao mesmo tempo que apelou ao Hamas que “permitisse” que o Comité Internacional da Cruz Vermelha visitasse os reféns.

Segundo dados da ONU, das pessoas raptadas durante o ataque de há um ano, 97 continuam reféns na Faixa de Gaza, incluindo 64 presumivelmente vivas e 33 mortas.

Há um ano que as hostilidades foram desencadeadas pelo que Guterres admite ser “tempo” de libertar os reféns. “É tempo de silenciar as armas. É tempo de acabar com o sofrimento que tomou conta da região”, acrescentou.

Passagem de furacão Helene faz perto de 300 mortos nos EUA

Casas, estradas e corte de eletricidade a milhões de pessoas são outros resultados da passagem por Flórida

As autoridades Norte-americanas atualizaram em 227 o número de mortos, na sequência da passagem do furacão Helene em 6 regiões do sudeste dos EUA, mas ainda continuam as operações de procura de pessoas desaparecidas.

Na Corolina do Norte outras 2 pessoas morreram.

Mais de uma semana depois do tufão chegar à costa, ainda não é claro quantas pessoas estavam desaparecidas e o número de vítimas pode aumentar ainda mais.

O Helene chegou a terra no estado da Florida no passado dia 26, como um furacão de categoria 4, o segundo mais elevado, tendo destruído casas e estradas e cortado a eletricidade e as telecomunicações a milhões de pessoas.

Este é o furacão mais mortífero a atingir o território continental dos EUA desde o Katrina, em 2005.

Prisão preventiva para homens indiciados de tráfico de drogas em São Vicente

Mais de 4 milhões de Escudos, em dinheiro, foram apreendidos e avultadas quantidades de drogas

O Tribunal de São Vicente colocou em prisão preventiva dois homens indiciados da prática do crime de tráfico ilícito de estupefacientes, e um terceiro ficou com obrigação de apresentação periódica.

Os 3 indivíduos, com idade entre os 26 e 66 anos, foram detidos em flagrante delito na passada quinta-feira, 3, em Ilha de Madeira, Ribeira Bote, na sequência da execução de 5 mandados de busca, revista e apreensões, levadas a cabo pela PJ com apoio da Polícia Nacional.

Na operação desencadeada em 5 residências, a PJ apreendeu 4 milhões e cem mil Escudos, em dinheiro, objetos suspeitos de receptação e avultadas quantidades de drogas.