Augusto Neves pede maioria absoluta e adverte que São Vicente “não é andor de carnaval”

Candidatos do MpD foram apresentados ontem, no Mindelo pelo líder democrata

Com o lema “Soncent na primer lugar”, o atual Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, candidato pelo MpD nas eleições de 1 de dezembro, pediu maioria absoluta para poder governar sem atropelos como ocorreu no atual mandato.

Gust diz-se consciente de que é necessário “muito trabalho” para levar de vencida estas eleições, pelo que apelou à união das bases do Partido e da Sociedade Sãnvicentina em torno da sua candidatura, ao lado de Helena Fortes que concorre à liderança da Assembleia Municipal.

“Não vamos permitir mais boicotes”, advertiu Neves, para logo de seguida apelar a um “xeque-mate” tanto ao PAICV como à UCID, acusados de nestes últimos 4 anos terem tentado derrubá-lo.

Confiante, Neves observou que São Vicente “é uma grande Ilha” pelo que sustentou, precisa estar “bem representada”.

“Ganhar não é problema para o Partido, mas sim é preciso ganhar bem”, ajuntou Neves, não sem antes assumir que a sua candidatura está ancorada na juventude, “uma equipa jovem para correr”.

“A grande vitória no dia 1 dezembro é um trampolim” para renovar a confiança no atual Primeiro-Ministro, apontou, insistindo na necessidade de união para uma “grande vitória”.

Numa alfinetada ao seu adversário do PAICV, Augusto Neves advertiu que São Vicente “não é um andor de carnaval” e nem se pode ter à frente da Autarquia “caloteiros”.

“Ser candidato é ser responsável e sério”, enfatizou. “Os Partidos têm que assumir São Vicente com responsabilidade”, insistiu.

A cerimónia de apresentação realizada num dos hotéis da Cidade de Mindelo foi presidida pelo Presidente do MpD. Ulisses Correia e Silva apelou ao voto nos candidatos do seu Partido e defendeu que a dupla Augusto/Helena está preparada para servir São Vicente.

Última hora. Jornalista Carlota Barbosa sofre AVC

Uma das caras da TCV está internada no HUAN, na Cidade da Praia

A conhecida Jornalista Carlota Barbosa, uma das caras dos jornais da Tarde da Televisão de Cabo Verde, sofreu na última sexta-feira, 4, um AVC, estando convalescente no Hospital Universitário Agostinho Neto, na Cidade da Praia.

Segundo apurou OPAÍS.cv, junto de uma fonte da TCV, o quadro clínico de Barbosa é reservado.

Entretanto, uma outra fonte escreveu no Facebook que a Jornalista “luta pela vida”.

A Redação de OPAÍS.cv deseja rápidas melhoras à Jornalista.

Câmara Municipal de São Vicente aprova orçamento para 2025

Proposta de orçamento inicial era de 1.200.000.000, mas a UCID resolveu fazer algumas propostas que aumentaram mais 51 mil contos

O orçamento da Câmara Municipal de São Vicente para 2025 foi aprovado, na sexta-feira, 4, na nona sessão da Assembleia Municipal.

A votação teve como resultados nove votos a favor do MpD, quatro do PAICV e ainda oito abstenções, sendo sete da UCID e um do Movimento Independente Más Soncente.

A proposta de orçamento inicial era de 1.200.000.000 (Um milhão e duzentos mil contos) para 2025, após a autarquia passar dois anos a funcionar em duodécimos.

Durante a discussão na plenária, a UCID resolveu fazer algumas propostas que aumentaram mais 51 mil contos ao montante.

As propostas foram aceites tanto pelo executivo, como também pelos outros partidos e terminaram efetivadas com a votação do orçamento, que deverá depois ser refeito para a inclusão das mudanças.

Quatro mortos em bombardeamento Israelita a campo de refugiados no Líbano

Estre as vítimas estavam dias crianças

Pelo menos quatro pessoas, incluindo duas crianças, morreram no campo de refugiados de Beddaoui, no norte do Líbano, neste que é o primeiro ataque das Forças de Defesa de Israel na região desde o início do conflito.

O bombardeamento atingiu um edifício residencial, deixando vários feridos, segundo a televisão Al Manar.

De acordo com o jornal ‘L’Orient-Le Jour’, o alvo do ataque era um membro do Hamas, mas o grupo não comentou o incidente.

Este ataque marca uma escalada nos confrontos entre Israel e a milícia Hezbollah, com centenas de libaneses mortos e deslocados desde outubro.

Foram ainda reportadas explosões nos subúrbios de Beirute, e a IDF ordenou a evacuação de residentes da área, preparando futuros ataques contra alvos do Hezbollah.

Governo quer fortalecer ecossistema de apoio às micro e pequenas empresas

Garantia é do Vice Primeiro-Ministro, durante o Atelier de Validação da Nota Técnica do Regime Jurídico das Micro e Pequenas Empresas

Durante o Atelier de Validação da Nota Técnica do REMPE, o Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial sublinhou o compromisso do Governo em criar um ecossistema que promova o autoemprego de mulheres e jovens.

“O foco do sistema que estamos a criar para micro e pequenas empresas é incentivar a criação de autoemprego e estabelecer condições para que as pessoas possam se tornar empreendedoras, começando como microempresários, passando para pequenos e, posteriormente, se tornando médios e grandes empresários”, destacou.

Olavo Correia acrescentou que o Governo está a trabalhar em parceria com o Luxemburgo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a ONU, com o objetivo de revisar o quadro legal e promover a criação de mais oportunidades de autoemprego. “Queremos enfrentar o desafio do desemprego e criar condições para que cada um possa mudar sua vida utilizando sua própria força e energia”, afirmou.

Filomena Gonçalves galardoada com Prémio Especial Lusofonia

Ministra da Saúde vai receber o prémio durante a 8.ª edição da Gala Prémios da Lusofonia, marcada para 12 de outubro, em Lisboa

A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, vai ser distinguida com o Prémio Especial Lusofonia na 8ª edição da Gala Prémios da Lusofonia.

O evento, que terá lugar no Casino Estoril, contará com a participação do artista José Cid e da cantora Angolana França.

A Governante vai ser reconhecida pelo seu percurso nas áreas jurídicas e políticas, destacando-se como ex-secretária de Estado das Pescas e do Mar e Deputada entre 2011 e 2021.

Filomena Gonçalves também já desempenhou a função de Ministra da Presidência de Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares e desde 2022 é Ministra da Saúde.

A Gala Prémios da Lusofonia tem como objetivo reconhecer figuras que se destacaram em diversas áreas dentro da comunidade Lusófona.

INMG desmistifica boatos de furacão em Cabo Verde nos dias 9 e 10 de outubro

Autoridade nacional para meteorologia adianta que ainda é muito cedo para confirmar a sua ocorrência

Conforme um comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, está a circular nas redes sociais, informação da passagem no Arquipélago, nos dias 9 e 10 de outubro, de um furação, com afirmações “alarmistas” sobre os seus possíveis impactos nas Ilhas.

Enquanto autoridade nacional para a meteorologia, o INMG veio tranquilizar as pessoas, fazendo saber “que não obstante os modelos de previsão meteorológicos de alguns centros mundiais indicarem a probabilidade de se formar uma depressão tropical na nossa região ainda é muito cedo para confirmar a sua ocorrência, trajetória e a intensidade divulgada no Facebook”.

O INMG está atento e continua monitorando o estado do tempo em Cabo Verde e na Costa Ocidental Africana.

A autoridade nacional para meteorologia anunciou que, na próxima segunda-feira, 7, vai divulgar um comunicado com informações atualizadas, caso a análise dos meteorologistas revele dados concretos sobre o fenómeno.

Ministra da Saúde adverte PR para separação de poderes em Cabo Verde

PR que está a ser contestado pela opinião pública devido aos sucessivos escândalos na sua gestão na Presidência, pediu na quinta-feira, 3, uma auditoria ao Sistema Nacional de Saúde

A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, advertiu esta sexta-feira, 4, o Presidente da República para a separação de poderes em Cabo Verde, no quadro da Constituição da República. Em causa o pedido de José Maria Neves à realização de uma auditoria ao Sistema Nacional de Saúde.

O PR que está a ser contestado pela opinião pública devido aos sucessivos escândalos na sua gestão na Presidência, pediu na quinta-feira, 3, uma auditoria ao Sistema Nacional de Saúde. Em causa, a morte de uma gestante no Hospital da Praia e um alegado caso de desaparecimento de um corpo de bebé, no mesmo hospital.

“Estamos num País em que temos separação de poderes”, começou por observar Gonçalves, para quem cada um dos poderes instituídos “tem as suas responsabilidades previstas no estrito quadro legal”.

Segundo vincou, “há mecanismos legais de agir e atuar”.

Sem se referir ao PR, em concreto, a Ministra da Saúde pontuou que se um órgão de Soberania quiser de fato trabalhar para o bem comum do Sistema Nacional de Saúde, este mesmo órgão “estaria a solicitar as informações no quadro legal” e a “aguardar que se terminassem os processos em curso e a partir daí estaria a se pronunciar”.

Quanto aos dois casos ocorridos no HUAN, a governante garantiu estar em curso processos de averiguação, tendo apelado à serenidade das famílias e da Sociedade. “Peço a todos que aguardem serenamente os resultados dos processos em curso”, solicitou.

Delegada da Agricultura em São Nicolau garante que praga de mil pés está controlada

Júlia Roberto indica que a praga está circunscrita apenas na localidade de Lompelado e que está praticamente controlada

A Delegada do Ministério da Agricultura e Ambiente em São Nicolau, Júlia Roberto, garantiu hoje ao OPAÍS.cv, que a praga dos mil pés na Ilha, está sob controle e circunscrita apenas à localidade de Lompelado.

Segundo esta responsável, o trabalho contínuo e as medidas implementadas têm sido eficazes para evitar o alastramento da praga para outras regiões da Ilha. “Estamos a trabalhar há algum tempo para manter esta praga sob controle”, indicou a Delegada, assegurando que a praga “está limitada” à zona de Lompelado “e não está a avançar para outras localidades”.

Júlia Roberto explicou que as ações de controle são realizadas duas vezes por semana na área afetada. “Temos estado a interagir com os agricultores de forma formal e informal, para socializar as medidas de prevenção e evitar a propagação da praga”, afirmou.

Entre as recomendações, Júlia Roberto destacou que os agricultores foram orientados a não transportar materiais vegetativos, como pasto, corda de batata e mandioca, para outras regiões sem as devidas precauções.

A Delegada frisou ainda que os agricultores da área afetada têm seguido rigorosamente as recomendações, o que contribuiu para manter a praga confinada.

“Os agricultores estão a cumprir as medidas. A praga permanece concentrada graças ao comprometimento dos agricultores as medidas estabelecidas”, disse.

Ministro do Mar recebe delegação empresarial dos EUA

Missão Norte-americana cumpre agenda no nosso País, entre de 6 a 10 de outubro

Conforme um comunicado do Ministério do Mar, uma delegação empresarial dos Estados Unidos, liderada pelo Secretário Principal Adjunto para Assuntos dos Oceanos, Ambientais e Científicos Internacionais, Tony Fernandez, e pela Representante Especial para Parcerias Globais, Dorothy McAuliffe, vai ser recebida pelo Ministro do Mar, Jorge Santos, em uma visita oficial que terá início no domingo, 6, em São Vicente.

A missão ao nosso País decorre até o dia 10, incluindo, ainda, deslocações às Ilhas do Sal e de Santiago.

A visita da delegação Norte-americana, com o tema “Futuros Azul-Verde” e insere-se no âmbito do programa Partnership Opportunity Delegation, do Departamento de  Estado dos EUA, refere a nota oficial, fazendo saber que o Ministro do Mar vai estar acompanhado, de entre outros, por dirigentes de vários setores ligados ao Mar.